Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 180 minutos

>

Um percurso pelo império romano

Ensino Secundário

Anabela Farinha / 22-10-2024


Descrição / Síntese:

Os alunos são convidados a conhecer a extensão do império romano e a distinguir as formas de organização e as zonas das cidades que se ligam entre si através de uma eficaz rede viária, desde a Península Ibérica até à Ásia. Compreenderão ainda os meios que permitiram a integração e a pacificação entre povos distintos durante mais de 3000 anos.
Etapas:
1. Os alunos, em pequenos grupos, acedem à ferramenta Google Earth e ao projeto “Um percurso pelo império romano” com eles partilhado.
2. Devem seguir as orientações do marcador que sinaliza a cidade de Roma e parar em todas as cidades assinaladas para desenvolver as atividades propostas em cada uma.
3. Elaboram, em simultâneo, o seu diário de viagem criado na ferramenta digital padlet registando os conhecimentos adquiridos através da realização de cada uma das tarefas.
4. Chegam ao marcador “Escola” e são convidados a partilhar com os colegas os seus diários de viagem dando resposta à questão “Como foi possível integrar e manter a paz entre diferentes povos durante cerca de 3 mil anos?”.
5. Os alunos são desafiados a criar um projeto em Google Earth sobre a romanização da Península Ibérica.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Analisar a relevância do legado político e cultural clássico para a civilização ocidental, nomeadamente a nível da administração, da língua, do Direito, do urbanismo, da arte e da literatura.
> Distinguir formas de organização do espaço nas cidades romanas, relacionando-as com as suas funções cívicas, políticas e culturais.
> Identificar os instrumentos de aculturação das populações submetidas ao domínio romano.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa180 MINUTOS
Um percurso pelo império romano

Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest


Descrição da atividade:

Sequência das tarefas:

  1. Na cidade de Roma proponho-vos que sigam o percurso definido, que parem em cada um dos marcadores e procurem informações gerais, mas com rigor histórico sobre cada um desses locais.
    Criem novas etiquetas para estes lugares, diferentes da que o Google vos apresenta, no vosso diário de viagem que solicito que elaborem na ferramenta digital Padlet.
  2. Chegaram a Pompeia. Visionem os primeiros 4 minutos do vídeo, cujo link se apresenta a seguir, e registem no vosso diário de viagem o que aprenderam sobre os frescos e a casa das pessoas mais ricas. ensina.rtp.pt/artigo/pompeia-onde-a-historia-se-reconta/
  3. Em Pérgamo visitam o teatro do período helenístico posteriormente reabilitado pelos romanos. Comparem-no com os teatros construídos pelos gregos nas suas cidades-estado.
  4. Estão no norte de África, mais precisamente em Cartago. A partir do que podem ler no marcador, façam uma pequena reflexão sobre as ambições dos romanos.
  5. Para conhecerem a história do anfiteatro romano de Nimes cliquem no seguinte link

https://artsandculture.google.com/story/the-arena-of-n%C3%AEmes-2000-years-old-and-almost-not-a-day-older-ciap/kAUhsTKO0xIXLg?hl=en

Para assistirem a uma cena do filme Gladiador, cliquem no seguinte link

http://www.youtube.com/watch?v=0ToyjG0Du2Y&list=PLVeHfadwQEVW_xFyHVSja4scGB53R4Q5L&index=7

Registem, no diário de viagem, as funções destes anfiteatros e reflitam acerca deste tipo de entretenimento.

6. Estão na Aldeia de Astrerix e Obélix. Visionem este excerto e atentem nas estratégias militares de ambos os lados. Comparem-nas não deixando de refletir o significado implícito das vitórias da dupla Asterix e Obélix.

Acedam ao excerto clicando neste link:

https://www.youtube.com/watch?v=Z7boywIlpHY

Não se esqueçam do vosso diário de viagem.

7. Visitem Mérida romana atentando, sobretudo, na sua planta. A imagem ajuda-vos a compreender o urbanismo romano. Descrevam no vosso diário de viagem a planta de uma das cidades deste império,

8. Chegaram a Évora e estão a contemplar o Templo Romano. Em que se assemelha e em que se distingue este templo dos templos das acrópoles gregas? O vosso caderno de viagem espera as vossas conclusões.

9. Ainda vos resta tempo para passear pelas ruínas de Conimbriga.
Visiona este vídeo:www.youtube.com/watch?v=YImknjpfHqI&t=93s

O avanço da tecnologia permite-vos a reconstituição da cidade em 3D. Assistam a este trabalho: https://www.youtube.com/watch?v=qEt-imnHJJ4&t=1s

Agora chegou a vez de vos pedir que comparem em 4 aspetos a cidade de Roma com a cidade de Conimbriga. O vosso diário está a acabar com o registo deste último, ou melhor, penúltimo desafio.

10. Finalmente chegaram à escola. É tempo de partilhar o que aprenderam!


Ferramentas e recursos:

Google Earth

Google Art

Padlet

Youtube

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 180 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos reunem-se em equipas de 2 a 3 elementos tendo cada equipa acesso a um computador ou tablet.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top