>
Ensino Secundário
Anabela Farinha / 22-10-2024
Descrição / Síntese:
Os alunos são convidados a conhecer a extensão do império romano e a distinguir as formas de organização e as zonas das cidades que se ligam entre si através de uma eficaz rede viária, desde a Península Ibérica até à Ásia. Compreenderão ainda os meios que permitiram a integração e a pacificação entre povos distintos durante mais de 3000 anos.
Etapas:
1. Os alunos, em pequenos grupos, acedem à ferramenta Google Earth e ao projeto “Um percurso pelo império romano” com eles partilhado.
2. Devem seguir as orientações do marcador que sinaliza a cidade de Roma e parar em todas as cidades assinaladas para desenvolver as atividades propostas em cada uma.
3. Elaboram, em simultâneo, o seu diário de viagem criado na ferramenta digital padlet registando os conhecimentos adquiridos através da realização de cada uma das tarefas.
4. Chegam ao marcador “Escola” e são convidados a partilhar com os colegas os seus diários de viagem dando resposta à questão “Como foi possível integrar e manter a paz entre diferentes povos durante cerca de 3 mil anos?”.
5. Os alunos são desafiados a criar um projeto em Google Earth sobre a romanização da Península Ibérica.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest
Descrição da atividade:
Sequência das tarefas:
- Na cidade de Roma proponho-vos que sigam o percurso definido, que parem em cada um dos marcadores e procurem informações gerais, mas com rigor histórico sobre cada um desses locais.
Criem novas etiquetas para estes lugares, diferentes da que o Google vos apresenta, no vosso diário de viagem que solicito que elaborem na ferramenta digital Padlet. - Chegaram a Pompeia. Visionem os primeiros 4 minutos do vídeo, cujo link se apresenta a seguir, e registem no vosso diário de viagem o que aprenderam sobre os frescos e a casa das pessoas mais ricas. ensina.rtp.pt/artigo/pompeia-onde-a-historia-se-reconta/
- Em Pérgamo visitam o teatro do período helenístico posteriormente reabilitado pelos romanos. Comparem-no com os teatros construídos pelos gregos nas suas cidades-estado.
- Estão no norte de África, mais precisamente em Cartago. A partir do que podem ler no marcador, façam uma pequena reflexão sobre as ambições dos romanos.
- Para conhecerem a história do anfiteatro romano de Nimes cliquem no seguinte link
Para assistirem a uma cena do filme Gladiador, cliquem no seguinte link
http://www.youtube.com/watch?v=0ToyjG0Du2Y&list=PLVeHfadwQEVW_xFyHVSja4scGB53R4Q5L&index=7
Registem, no diário de viagem, as funções destes anfiteatros e reflitam acerca deste tipo de entretenimento.
6. Estão na Aldeia de Astrerix e Obélix. Visionem este excerto e atentem nas estratégias militares de ambos os lados. Comparem-nas não deixando de refletir o significado implícito das vitórias da dupla Asterix e Obélix.
Acedam ao excerto clicando neste link:
https://www.youtube.com/watch?v=Z7boywIlpHY
Não se esqueçam do vosso diário de viagem.
7. Visitem Mérida romana atentando, sobretudo, na sua planta. A imagem ajuda-vos a compreender o urbanismo romano. Descrevam no vosso diário de viagem a planta de uma das cidades deste império,
8. Chegaram a Évora e estão a contemplar o Templo Romano. Em que se assemelha e em que se distingue este templo dos templos das acrópoles gregas? O vosso caderno de viagem espera as vossas conclusões.
9. Ainda vos resta tempo para passear pelas ruínas de Conimbriga.
Visiona este vídeo:www.youtube.com/watch?v=YImknjpfHqI&t=93s
O avanço da tecnologia permite-vos a reconstituição da cidade em 3D. Assistam a este trabalho: https://www.youtube.com/watch?v=qEt-imnHJJ4&t=1s
Agora chegou a vez de vos pedir que comparem em 4 aspetos a cidade de Roma com a cidade de Conimbriga. O vosso diário está a acabar com o registo deste último, ou melhor, penúltimo desafio.
10. Finalmente chegaram à escola. É tempo de partilhar o que aprenderam!
Ferramentas e recursos:
Google Earth
Google Art
Padlet
Youtube
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 180 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos reunem-se em equipas de 2 a 3 elementos tendo cada equipa acesso a um computador ou tablet.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)