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Ensino Secundário
RUI MAGALHAES / 15-07-2024
Descrição / Síntese:
Este cenário de aprendizagem é desenvolvido para a disciplina de Biologia e Geologia, focando no capítulo sobre a Biosfera. Alinha-se com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) para promover uma aprendizagem ativa, integrada e contextualizada. Os objetivos de aprendizagem são: Compreender a diversidade biológica: Identificar os diferentes níveis de organização biológica e reconhecer a importância da biodiversidade; Analisar as interações nos ecossistemas: Distinguir interações intraespecíficas e interespecíficas, bem como compreender suas consequências nas dinámicas populacionais; Interpretar e sistematizar dados científicos: Utilizar métodos científicos para analisar dados e realizar pesquisas de campo; Relacionar intervenções humanas com a biodiversidade; Avaliar o impacto das atividades humanas nos ecossistemas e discutir estratégias de conservação.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Biologia ; Educação para a Cidadania ; Geologia ; Informática e Tecnologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Atividade de abertura: Os alunos participam em um jogo de categorização. Cada aluno recebe um cartão com o nome de um organismo (procarionte ou eucarionte). Em seguida, são desafiados a agrupar-se conforme as características dos organismos em seus cartões. Recurso: Cartões com nomes e descrições de organismos, Google Lens para identificar organismos e obter informações adicionais.
Discussão em grupo: Reflexão sobre as semelhanças e diferenças dentro do grupo e comparação com a diversidade na natureza.
Ferramentas e recursos:
Cartões de identificação de organismos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os akunos serão distribuídos em grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Apresentação multimédia sobre biodiversidade, seguida de um debate sobre a importância da biodiversidade para os ecossistemas usando uma apresentação e um vídeo “What is biodiversity?” do Natural History Museum.https://www.youtube.com/watch?v=XTC4qiXd36Q
Ferramentas e recursos:
Apresentação canva
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest
Descrição da atividade:
Os alunos saem para o parque de Rebordosa e tentam identificar os diferentes organismos no seu ambiente utilizando guias de campo e com a colaboração de um monitor do “projeto rios”, uma chave de taxonomia/identificação e ferramentas de classificação online. Tiram fotografias dos animais que encontrarem para ajudar na identificação. Recolhem também amostras de plantas e de água para levarem para a sala de aula e preenchem a ficha do “Projeto Rios” sobre a identificação dos seres vivos no ecossistema.
Ferramentas e recursos:
Fichas de trabalho, Câmaras, Telemóveis.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Parque urbano de Rebordosa
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Nesta atividade, os alunos do irão identificar seres procariontes em amostras de água recolhidas de um rio. Utilizando microscópios e técnicas de coloração, observarão e registrarão microorganismos como bactérias e cianobactérias e protozoários. A atividade inclui a comparação de resultados entre grupos, discussão sobre a diversidade e funções ecológicas dos procariontes, e a incubação de amostras em placas de Petri para cultivo bacteriano. Os alunos utilizarão uma ferramenta de IA, como o Google Lens, para ajudar na identificação dos protozoários. Finaliza-se com a elaboração de um relatório detalhado e um quiz para avaliação, promovendo o desenvolvimento de habilidades práticas em microbiologia e uma compreensão aprofundada da biodiversidade aquática.
Ferramentas e recursos:
Microscópios
Cameras
Manuais
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Laboratório de Biologia
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Nesta atividade, os alunos do utilizam a estratégia Jigsaw para construir cadeias alimentares de diferentes ecossistemas. Divididos em grupos, cada aluno pesquisa um componente específico da cadeia alimentar utilizando ferramentas de IA como o Google Lens. Após reunir e partilhar as informações, cada grupo constrói e apresenta sua cadeia alimentar, discutindo as consequências de alterações nessas cadeias. A atividade promove habilidades de pesquisa, colaboração e análise crítica, destacando a importância das cadeias alimentares e da biodiversidade nos ecossistemas. Os resultados finais serão apresentados num Padlet ou num vídeo.
Ferramentas e recursos:
Padlet
Editor de vídeo
Google lens
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Laboratório
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos do 10.º ano irão criar canteiros e mini-jardins com flores silvestres autóctones para promover a biodiversidade e apoiar polinizadores como abelhas e borboletas. A atividade inclui preparação do solo, sementeira, manutenção e observação, incentivando a aprendizagem prática sobre a importância da biodiversidade local. A avaliação será feita através de um concurso, onde o melhor canteiro será premiado no final do ano letivo. Critérios como a diversidade de espécies plantadas, a saúde das plantas, a frequência de polinizadores observados e a criatividade serão considerados para escolher o vencedor.
Ferramentas e recursos:
Sementes,
Ferramenta QRCODE
Placas identificadoras
Padlet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Exterior da Escola
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
ara partilhar e consolidar o conhecimento adquirido sobre biodiversidade, os alunos organizarão um passeio na galeria onde apresentarão suas pesquisas e resultados sobre cadeias alimentares e identificação de organismos. Durante um passeio na galeria, cada grupo explicará suas descobertas e interagirá com os colegas, recebendo feedback e respondendo a perguntas. A avaliação das aprendizagens incluirá uma ficha de avaliação preenchida pelos visitantes, autoavaliação dos expositores e um teste escrito, permitindo uma compreensão abrangente das relações ecológicas e a importância da biodiversidade nos ecossistemas.A apresentação será aberta aos pais.
Ferramentas e recursos:
Cartazes
Fotografias
Canteiros
Formulário
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Bilioteca ou polivalente
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)