Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 420 minutos

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Biodiversidade à nossa volta

Ensino Secundário

RUI MAGALHAES / 15-07-2024


Descrição / Síntese:

Este cenário de aprendizagem é desenvolvido para a disciplina de Biologia e Geologia, focando no capítulo sobre a Biosfera. Alinha-se com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) para promover uma aprendizagem ativa, integrada e contextualizada. Os objetivos de aprendizagem são: Compreender a diversidade biológica: Identificar os diferentes níveis de organização biológica e reconhecer a importância da biodiversidade; Analisar as interações nos ecossistemas: Distinguir interações intraespecíficas e interespecíficas, bem como compreender suas consequências nas dinámicas populacionais; Interpretar e sistematizar dados científicos: Utilizar métodos científicos para analisar dados e realizar pesquisas de campo; Relacionar intervenções humanas com a biodiversidade; Avaliar o impacto das atividades humanas nos ecossistemas e discutir estratégias de conservação.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Biologia ; Educação para a Cidadania ; Geologia ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> – Pesquisar e sistematizar informações, integrando saberes prévios, para construir novos conhecimentos.
> – Interpretar estudos experimentais com dispositivos de controlo e variáveis controladas, dependentes e independentes.
> – Realizar atividades em ambientes exteriores à sala de aula articuladas com outras atividades práticas.
> – Relacionar a diversidade biológica com intervenções antrópicas que podem interferir na dinâmica dos ecossistemas (interações bióticas/ abióticas, extinção e conservação de espécies).
> – Sistematizar conhecimentos de hierarquia biológica (comunidade, população, espécie, organismo, sistemas e órgãos) e estrutura dos ecossistemas (produtores, consumidores, decompositores) com base em dados recolhidos em suportes/ambientes diversificados.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação20 MINUTOS
Introdução ao tema “A Vida Tem Múltiplas Formas”

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Atividade de abertura: Os alunos participam em um jogo de categorização. Cada aluno recebe um cartão com o nome de um organismo (procarionte ou eucarionte). Em seguida, são desafiados a agrupar-se conforme as características dos organismos em seus cartões. Recurso: Cartões com nomes e descrições de organismos, Google Lens para identificar organismos e obter informações adicionais.
Discussão em grupo: Reflexão sobre as semelhanças e diferenças dentro do grupo e comparação com a diversidade na natureza.

 


Ferramentas e recursos:

Cartões de identificação de organismos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os akunos serão distribuídos em grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha50 MINUTOS
Conceito de biodiversidade

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Apresentação multimédia sobre biodiversidade, seguida de um debate sobre a importância da biodiversidade para os ecossistemas usando uma apresentação e um vídeo “What is biodiversity?” do Natural History Museum.https://www.youtube.com/watch?v=XTC4qiXd36Q


Ferramentas e recursos:

Apresentação canva


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa100 MINUTOS
Exploração da variedade de organismos.

Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest


Descrição da atividade:

Os alunos saem para o parque de Rebordosa e tentam identificar os diferentes organismos no seu ambiente utilizando guias de campo e com a colaboração de um monitor do “projeto rios”, uma chave de taxonomia/identificação e ferramentas de classificação online. Tiram fotografias dos animais que encontrarem para ajudar na identificação. Recolhem também amostras de plantas e de água para levarem para a sala de aula e preenchem a ficha do “Projeto Rios” sobre a identificação dos seres vivos no ecossistema.


Ferramentas e recursos:

Fichas de trabalho, Câmaras, Telemóveis.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Parque urbano de Rebordosa

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa50 MINUTOS
Características dos seres procariontes e eucariontes

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Nesta atividade, os alunos do irão identificar seres procariontes em amostras de água recolhidas de um rio. Utilizando microscópios e técnicas de coloração, observarão e registrarão microorganismos como bactérias e cianobactérias e protozoários. A atividade inclui a comparação de resultados entre grupos, discussão sobre a diversidade e funções ecológicas dos procariontes, e a incubação de amostras em placas de Petri para cultivo bacteriano. Os alunos utilizarão uma ferramenta de IA, como o Google Lens, para ajudar na identificação dos protozoários. Finaliza-se com a elaboração de um relatório detalhado e um quiz para avaliação, promovendo o desenvolvimento de habilidades práticas em microbiologia e uma compreensão aprofundada da biodiversidade aquática.


Ferramentas e recursos:

Microscópios

Cameras

Manuais


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Laboratório de Biologia

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão50 MINUTOS
Criação de cadeias alimentares

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Nesta atividade, os alunos do utilizam a estratégia Jigsaw para construir cadeias alimentares de diferentes ecossistemas. Divididos em grupos, cada aluno pesquisa um componente específico da cadeia alimentar utilizando ferramentas de IA como o Google Lens. Após reunir e partilhar as informações, cada grupo constrói e apresenta sua cadeia alimentar, discutindo as consequências de alterações nessas cadeias. A atividade promove habilidades de pesquisa, colaboração e análise crítica, destacando a importância das cadeias alimentares e da biodiversidade nos ecossistemas. Os resultados finais serão apresentados num Padlet ou num vídeo.


Ferramentas e recursos:

Padlet

Editor de vídeo

Google lens

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Laboratório

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação100 MINUTOS
Incrementar a Biodiversidade e Promoção de Agentes Polinizadores

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos do 10.º ano irão criar canteiros e mini-jardins com flores silvestres autóctones para promover a biodiversidade e apoiar polinizadores como abelhas e borboletas. A atividade inclui preparação do solo, sementeira, manutenção e observação, incentivando a aprendizagem prática sobre a importância da biodiversidade local. A avaliação será feita através de um concurso, onde o melhor canteiro será premiado no final do ano letivo. Critérios como a diversidade de espécies plantadas, a saúde das plantas, a frequência de polinizadores observados e a criatividade serão considerados para escolher o vencedor.


Ferramentas e recursos:

Sementes,

Ferramenta QRCODE

Placas identificadoras

Padlet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Exterior da Escola

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha50 MINUTOS
Apresentação dos trabalhos

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

ara partilhar e consolidar o conhecimento adquirido sobre biodiversidade, os alunos organizarão um passeio na galeria onde apresentarão suas pesquisas e resultados sobre cadeias alimentares e identificação de organismos. Durante um passeio na galeria, cada grupo explicará suas descobertas e interagirá com os colegas, recebendo feedback e respondendo a perguntas. A avaliação das aprendizagens incluirá uma ficha de avaliação preenchida pelos visitantes, autoavaliação dos expositores e um teste escrito, permitindo uma compreensão abrangente das relações ecológicas e a importância da biodiversidade nos ecossistemas.A apresentação será aberta aos pais.


Ferramentas e recursos:

Cartazes

Fotografias

Canteiros

Formulário


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Bilioteca ou polivalente

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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