Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 270 minutos

>

Vulcões, janelas para o interior da Terra!

Ensino Secundário

Marta Vergueiro / 14-07-2024


Descrição / Síntese:

Neste cenário os alunos serão orientados a descobrir a diversidade de vulcões existentes no nosso planeta, tipos de materiais expelidos e a sua relação com as placas tectónicas. Destina-se a uma turma do 10º ano de escolaridade da disciplina de Biologia e Geologia e é relativa ao conteúdo da vulcanologia.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geologia ; Informática e Tecnologia ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Pesquisar e sistematizar informações, integrando saberes prévios, para construir novos conhecimentos.
> Explorar acontecimentos, atuais ou históricos, que documentem a natureza do conhecimento científico.
> Formular e comunicar opiniões críticas, cientificamente fundamentadas e relacionadas com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).
> Articular conhecimentos de diferentes disciplinas para aprofundar tópicos de Biologia e de Geologia.
> Relacionar composição de lavas (ácidas, intermédias e básicas), tipo de atividade vulcânica (explosiva, mista e efusiva), materiais expelidos e forma de edifícios vulcânicos, em situações concretas/ reais.
> Explicar (ou prever) características de magmas e de atividade vulcânica ativa com base na teoria da Tectónica de Placas.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa50 MINUTOS
Conceitos básicos de vulcanologia.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os professor organiza os alunos em grupos para que os mesmos analizem algumas páginas do manual, de forma a rever conceitos básicos como: vulcanismo fissural; vulcanismo central; materiais expelidos durantes as erupções vulcânicas, composição da lava e tipos de atividade vulcânica.

Em seguida, os grupos serão convidados a realizar um jogo no Time to Climb (Nearpod) elaborado pelo professor.

Tendo em conta as dificuldades detetadas durante a participação do jogo, o professor esclarece essas dúvidas e acrescenta o que considerar mais pertinente para a próxima atividade.


Ferramentas e recursos:

Amostras de piroclastos (material vulcânico), maquete de um vulcão, manual, telemóveis, computador, projetor e internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estão distribuídos em grupos no laboratório. O professor, durante a atividade, encaminha por ordem os grupos para a bancada onde constam as amostras de material vulcânico e a maquete com os diferentes constituintes do vulcão.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão100 MINUTOS
Os vulcões e as placas tectónicas.

Estratégias de aprendizagem ativa: Rotação entre grupos


Descrição da atividade:

Nesta atividade os alunos terão que relacionar o tipo de vulcanismo com as placas tectónicas tendo como metodologia o JIGSAW. Os alunos devem analisar o guião fornecido cuidadosamente, recorrer ao manual e à internet para obter o máximo de informação sobre o tipo de vulcanismo do seu grupo. Em seguida, devem selecionar as informações recolhidas em grupo, de forma a reter os aspetos mais importantes a transmitir aos outros grupos. Enquanto passam pelos outros grupos, devem tirar notas escritas. Quando regressarem ao grupo de origem, devem transmitir as informações apreendidas/ recolhidas sobre os restantes tipos de vulcanismo.

Em seguida, cada grupo deve preencher o quadro resumo que consta no guião. No final, o professor projeta a correção.

 


Ferramentas e recursos:

Manual, caderno, material de escrita, guião orientador, computador e internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estão dispostos em novos grupos selecionados pelo professor.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação120 MINUTOS
Cada vulcão é único!

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Individualmente, os alunos irão elaborar um trabalho sobre um vulcão, que serão diferentes para cada aluno e sorteado pelo professor.

O trabalho produzido será apresentado num powerpoint; num vídeo; num cartaz; num póster científico,…

Antes de iniciarem a ativividade, os alunos terão acesso a uma rubrica de avaliação que vai em anexo (contexto tectónico do vulcão; rigor científico; apresentação oral do trabalho, curiosidades e/ou história eruptiva e criatividade).

 


Ferramentas e recursos:

Computador, internet, manual e rubrica de avaliação.

Ferramentas digitais com ou sem IA: Canva; Prezi; Classpoint; Luma;…


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 120 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos devem sempre que possível realizar o trabalho na aula, podendo concluir pontualmente alguns aspetos em casa. No final devem apresentar e defender o trabalho, respondendo a algumas questões que possam ser levantadas pelos colegas e/ou professor.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Rubrica_Caracteristicas-de-um-vulcao_10oano.docx-1.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top