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Ensino Secundário
Marta Vergueiro / 14-07-2024
Descrição / Síntese:
Neste cenário os alunos serão orientados a descobrir a diversidade de vulcões existentes no nosso planeta, tipos de materiais expelidos e a sua relação com as placas tectónicas. Destina-se a uma turma do 10º ano de escolaridade da disciplina de Biologia e Geologia e é relativa ao conteúdo da vulcanologia.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geologia ; Informática e Tecnologia ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os professor organiza os alunos em grupos para que os mesmos analizem algumas páginas do manual, de forma a rever conceitos básicos como: vulcanismo fissural; vulcanismo central; materiais expelidos durantes as erupções vulcânicas, composição da lava e tipos de atividade vulcânica.
Em seguida, os grupos serão convidados a realizar um jogo no Time to Climb (Nearpod) elaborado pelo professor.
Tendo em conta as dificuldades detetadas durante a participação do jogo, o professor esclarece essas dúvidas e acrescenta o que considerar mais pertinente para a próxima atividade.
Ferramentas e recursos:
Amostras de piroclastos (material vulcânico), maquete de um vulcão, manual, telemóveis, computador, projetor e internet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estão distribuídos em grupos no laboratório. O professor, durante a atividade, encaminha por ordem os grupos para a bancada onde constam as amostras de material vulcânico e a maquete com os diferentes constituintes do vulcão.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Rotação entre grupos
Descrição da atividade:
Nesta atividade os alunos terão que relacionar o tipo de vulcanismo com as placas tectónicas tendo como metodologia o JIGSAW. Os alunos devem analisar o guião fornecido cuidadosamente, recorrer ao manual e à internet para obter o máximo de informação sobre o tipo de vulcanismo do seu grupo. Em seguida, devem selecionar as informações recolhidas em grupo, de forma a reter os aspetos mais importantes a transmitir aos outros grupos. Enquanto passam pelos outros grupos, devem tirar notas escritas. Quando regressarem ao grupo de origem, devem transmitir as informações apreendidas/ recolhidas sobre os restantes tipos de vulcanismo.
Em seguida, cada grupo deve preencher o quadro resumo que consta no guião. No final, o professor projeta a correção.
Ferramentas e recursos:
Manual, caderno, material de escrita, guião orientador, computador e internet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estão dispostos em novos grupos selecionados pelo professor.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Individualmente, os alunos irão elaborar um trabalho sobre um vulcão, que serão diferentes para cada aluno e sorteado pelo professor.
O trabalho produzido será apresentado num powerpoint; num vídeo; num cartaz; num póster científico,…
Antes de iniciarem a ativividade, os alunos terão acesso a uma rubrica de avaliação que vai em anexo (contexto tectónico do vulcão; rigor científico; apresentação oral do trabalho, curiosidades e/ou história eruptiva e criatividade).
Ferramentas e recursos:
Computador, internet, manual e rubrica de avaliação.
Ferramentas digitais com ou sem IA: Canva; Prezi; Classpoint; Luma;…
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 120 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos devem sempre que possível realizar o trabalho na aula, podendo concluir pontualmente alguns aspetos em casa. No final devem apresentar e defender o trabalho, respondendo a algumas questões que possam ser levantadas pelos colegas e/ou professor.
Ficheiros de Apoio (anexos):
Rubrica_Caracteristicas-de-um-vulcao_10oano.docx-1.pdf
(campo opcional – poderá estar vazio)