Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 300 minutos

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Youth for a Green Future

Ensino Secundário

Susana Peixoto / 14-07-2024


Descrição / Síntese:

Este cenário de aprendizagem destina-se a uma turma do 11.º ano de escolaridade, nível de proficiência B2 de Inglês. Está inserido na unidade temática “The Environment” e tem a duração prevista de 300 minutos (50+100+50+100).
Assim, utilizando a metodologia de “Sala de Aula Invertida” (Flipped Classroom), os alunos exploram o conteúdo “The environment and the challenges it faces” (Subunidade 1.1 SOS Planet Earth), fora da sala de aula, através da visualização de uma TED Talk, dinamizada por Greta Thunberg, e interagem com um chatbot criado pela docente. Os discentes são convidados a fazer perguntas sobre os problemas ambientais específicos mencionados no vídeo (como, por exemplo, mudanças climáticas, desflorestação, poluição e perda de biodiversidade), entre outros, e receberão respostas detalhadas sobre as causas, as consequências e possíveis soluções. O chatbot fornecerá feedback personalizado com base nas interações dos alunos, ajudando-os a consolidar/aprofundar a compreensão do tópico, num ambiente controlado/monitorizado.
Na aula de 100 minutos, será implementada a estratégia discussão em grupo em forma de “Aquário” (Fishbowl discussion), de forma a que todos aprendam mais sobre o assunto, aprendam a colaborar, a ouvir e a respeitar a opinião dos outros. Esta atividade ocorrerá na Biblioteca Escolar, uma vez que está equipada com mobiliário flexível (cadeiras com rodas e base de escrita), que permite a rápida organização da sala/espaço em dois círculos.
Nas aulas seguintes (com a duração de 50 minutos + 100 minutos), em articulação com Cidadania e Desenvolvimento, será proposta aos alunos a criação de um vídeo (2-3 minutos), em grupos, para uma campanha de sensibilização ambiental. Depois de identificarem um problema ambiental que afeta a sua escola, cidade ou concelho (exemplos: gestão da água; gestão de resíduos; poluição do ar; conservação dos recursos naturais, etc.), elaboram um guião/roteiro para o vídeo e realizam uma pesquisa para entenderem as causas do problema e o seu impacto na comunidade e proporem possíveis medidas que podem ser adotadas para mitigar o problema escolhido. Os vídeos produzidos serão apresentados ao grupo-turma e à comunidade educativa. Será implementada uma avaliação formativa e contínua, assumindo os alunos a responsabilidade pela sua própria aprendizagem.
Com a integração de metodologias de aprendizagem ativa e recursos digitais, com destaque para a utilização de tecnologias de inteligência artificial (IA), pretende-se fomentar o envolvimento e a motivação dos alunos, promover uma aprendizagem profunda dos conteúdos trabalhados e desenvolver competências essenciais para o século XXI, alinhadas com o PASEO (Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória), nomeadamente a comunicação, a colaboração, o pensamento crítico, a resolução de problemas, a criatividade e a literacia computacional e das TIC, contribuindo para que sejam cidadãos informados, ativos e autónomos, capazes de enfrentar os desafios do presente e do futuro.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Línguas estrangeiras


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender informação explícita e implícita em diversos tipos de textos orais e escritos, pontos de vista e intenções do(a) autor(a).
> Interagir com eficácia, participando em discussões, defendendo pontos de vista, pedindo clarificação, reformulação e/ou repetição, aceitando feedback construtivo para atingir o objetivo proposto.
> Planificar e produzir enunciados para descrever, narrar e expor informações e pontos de vista.
> Utilizar a língua inglesa no registo apropriado à situação, recorrendo a vocabulário e expressões idiomáticas, bem como estruturas frásicas diversas, revelando à-vontade na comunicação em situações reais.
> Colaborar em pares e/ou grupos, revelando inteligência emocional em situações conhecidas e novas.
> Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto.
> Pensar criticamente, relacionando informação abstrata e concreta, sintetizando-a de modo lógico e coerente.
> Relacionar o que ouve, lê e produz com o seu conhecimento e vivência pessoal, recorrendo ao pensamento crítico e criativo.
> Desenvolver o aprender a aprender em contexto e aprender a regular o processo de aprendizagem, integrando a avaliação realizada de modo a melhorar o seu desempenho.
> Demonstrar uma atitude proativa perante o processo de aprendizagem, mobilizando e desenvolvendo estratégias autónomas e colaborativas, adaptando-as de modo flexível às exigências das tarefas e aos objetivos de aprendizagem.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa50 MINUTOS
Sala de aula invertida

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Utilizando a metodologia de “Sala de Aula Invertida” (Flipped Classroom), os alunos são convidados a explorar o conteúdo “The environment and the challenges it faces” (Subunidade 1.1 SOS Planet Earth), fora da sala de aula, através da visualização da TED Talk de Greta Thunberg “The Disarming Case to Act Right Now on Climate Change” (https://encurtador.com.br/HwQkS). São incentivados a tomar notas sobre os principais pontos abordados no vídeo, nomeadamente os problemas ambientais referidos, as causas, consequências e urgência de ação climática.

Ainda como atividade prévia à aula, interagem com um chatbot criado pela docente, com recurso a uma plataforma de IA como, por exemplo, SchoolAI e Mizou, podendo fazer perguntas sobre os problemas ambientais específicos mencionados no vídeo (mudanças climáticas, desflorestação, poluição, perda de biodiversidade, etc.), entre outros, as causas, as consequências e possíveis soluções. Os discentes recebem feedback imediato, detalhado e personalizado com base nas suas interações e consolidam/aprofundam a compreensão do tópico, num ambiente controlado/monitorizado.

Os links de acesso aos recursos serão disponibilizados, com uma semana de antecedência à aula de 100 minutos, através do Google Classroom, com o objetivo de os alunos se prepararem para a discussão em “Aquário”. Serão informados que a aula decorrerá na Biblioteca Escolar.


Ferramentas e recursos:

– Computadores / dispositivos móveis;

– Cadernos e material de escrita;

– Plataforma de gestão de aprendizagem (Google Classroom);

– Links de acesso aos recursos.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Fora do espaço de sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão100 MINUTOS
Discussão em grupo em forma de “Aquário” (Fishbowl discussion)

Estratégias de aprendizagem ativa: Discussão em aquário


Descrição da atividade:

Na aula de 100 minutos, será implementada a estratégia discussão em grupo em forma de “Aquário” (Fishbowl discussion), na Biblioteca Escolar, pois o espaço e mobiliário permitem a rápida organização em dois círculos: o círculo de dentro/”aquário” com 5/6 cadeiras (uma ficará vazia) e o de fora com as restantes (número necessário de cadeiras consoante o número restante de alunos da turma).

A atividade é introduzida aos alunos, sendo-lhes explicada a dinâmica da discussão em formato de “Aquário” (a entrada e a saída do “aquário”); os objetivos de aprendizagem definidos; e o tempo disponível para a discussão de cada tópico/pergunta (5/6 minutos). Após esse tempo, os alunos poderão continuar com a mesma questão ou avançar para outra. Se mantiverem a mesma, irão debatê-la por mais 5 minutos. A professora questiona os discentes no sentido de saber quem aceita o desafio e assume, logo no início do debate, o papel de “especialistas”, sentando-se no “aquário”. No caso de não existirem voluntários, a docente convida alguns alunos a ocuparem as cadeiras do círculo de dentro. Reforça a importância de todos participarem como “especialistas” em algum momento durante a discussão.

O debate é lançado com recurso a um gerador de números aleatórios online (https://www.random.org/). O número corresponderá a uma pergunta que será projetada para os alunos lerem e debaterem/argumentarem.  A discussão termina quando todas as questões forem debatidas ou acabar o tempo de discussão (50 minutos) (Exemplos das “10 Hot Questions”, que devem ser relevantes e adequadas ao nível dos alunos e aos objetivos de aprendizagem: 1 -“What challenges do you think we face in addressing climate change?” 2- “Why are our forests disappearing so fast? What consequences will this bring? 3 – How can we personally contribute to cleaning up our planet? 4- “Should governments enforce stricter environmental regulations?).

A professora irá moderar, facilitar e intervir, se necessário, para mediar conflitos e estimular o debate, colocando questões pontuais; apoiar e orientar quando necessário, incentivando os alunos mais tímidos a participarem e ajudando os mais ativos a respeitarem os turnos de fala; observar ativamente a discussão, tomando nota das contribuições dos alunos e identificando pontos de destaque ou questões que precisam de mais exploração.

Pretende-se que os alunos no aquário (os “especialistas”) se envolvam ativamente na discussão, apresentando os seus pontos de vista e respondendo às perguntas dos colegas; desenvolvam e apresentem argumentos claros e fundamentados; pratiquem a escuta ativa, prestando atenção às contribuições dos outros e respondendo de forma respeitosa e ponderada. Os alunos do círculo de fora observam a discussão em silêncio, podem anotar/pesquisar/preparar os argumentos/perguntas para a sua intervenção na discussão, usando os seus dispositivos móveis/computadores e/ou cadernos diários. Durante a atividade, há uma rotação regular dos alunos entre os papéis de “especialista” e observador externo, garantindo-se que todos têm a oportunidade de observar e discutir.

No final da atividade, proceder-se-á à reflexão e avaliação do processo. Será realizada uma reflexão coletiva e síntese da discussão, guiadas pela professora, para que os alunos reflitam sobre o que aprenderam, para avaliar a eficácia da discussão e para identificar áreas de melhoria. Será implementada a reflexão individual/autoavaliação em “Lista 3-2-1”, com recurso a ferramentas como o Padlet, Google Forms, etc., com o objetivo de os alunos refletirem sobre o próprio desempenho e aprendizagem.


Ferramentas e recursos:

– Cadeiras organizadas em círculos;

– Computadores / dispositivos móveis;

– Cadernos e material de escrita;

– Projetor e tela;

– Quadro branco e marcadores;

– Ampulheta ou cronómetro digital;

– Gerador de números aleatórios online;

– Google Forms.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Organização do espaço da Biblioteca Escolar em dois círculos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação150 MINUTOS
Criação de um vídeo pelos alunos para uma campanha de sensibilização ambiental

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Nas aulas seguintes (com a duração de 50 + 100 minutos), em articulação com Cidadania e Desenvolvimento,  os alunos são desafiados a aplicar/aprofundar o conhecimento, de uma forma criativa e significativa, com a criação de um vídeo (2-3 minutos) para uma campanha de sensibilização ambiental, organizados em grupos através da ferramenta ClassTools (https://www.classtools.net/). Serão negociados os critérios de avaliação e criadas  rubricas de avaliação, com descritores claros e objetivos para cada nível de desempenho, com recurso a ferramentas como iRubric, RubiStar, etc., que serão disponibilizadas no Google Classroom.

Depois de identificarem um problema ambiental que afeta a sua escola, cidade ou concelho (exemplos: gestão da água; gestão de resíduos; poluição do ar; conservação dos recursos naturais, etc.), elaboram um guião/roteiro para o vídeo; realizam uma pesquisa para entenderem as causas do problema e o seu impacto na comunidade e proporem soluções práticas para mitigar o problema escolhido, podendo usar  o ChatGPT e/ou Copilot, etc., para obterem ideias e escreverem o roteiro do vídeo; selecionam imagens, áudio e/ou música para integrarem no vídeo, respeitando os direitos de autor, com recurso ao Microsoft Designer, Speechelo e Suno, entre outras ferramentas à escolha dos alunos. Para a edição final do vídeo, os alunos podem recorrer a ferramentas digitais como, por exemplo, Lumen5.

Depois de validados pela professora, os vídeos são apresentados ao grupo-turma e partilhados com a turma, recorrendo ao Google Classroom, e a comunidade educativa, através das redes sociais e /ou no átrio da escola, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Terra (22 de abril), por exemplo.

No final, os alunos refletem sobre o processo e os resultados, através de um questionário de autoavaliação e avaliação entre pares, com uma checklist com a especificação das áreas a melhorar, atendendo aos critérios definidos, em Google Docs.

Relativamente ao papel do professor, este deve atuar como um facilitador, orientando os alunos ao longo de todo o processo. Isto inclui a definição clara dos objetivos e expectativas do projeto, bem como a disponibilização de recursos e ferramentas necessárias. Durante o processo, deve acompanhar o progresso dos alunos, fornecendo feedback construtivo e contínuo. Após a conclusão do trabalho, deve fomentar a reflexão sobre a experiência de aprendizagem e avaliar o vídeo final com base nos critérios previamente definidos, como a qualidade da pesquisa, a clareza da comunicação, a criatividade e a eficácia da apresentação.

Nesta metodologia de aprendizagem ativa, os alunos são os principais protagonistas, assumindo a responsabilidade pelo seu processo de aprendizagem através da investigação, criação e apresentação de um vídeo.


Ferramentas e recursos:

– Computadores / dispositivos móveis;

– Cadernos e material de escrita;

– Projetor e tela;

– Quadro branco e marcadores;

– Plataforma de gestão de aprendizagem (Google Classroom);

– Ferramentas propostas: iRubric e RubiStar; ClassTools; ChatGPT; Copilot; Microsoft Designer; Speechelo; Suno; Lumen5; Google Docs.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

As mesas da sala de aula são organizadas de forma a permitir o trabalho em grupos. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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