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3º Ciclo
Susana Pissarro / 15-07-2024
Descrição / Síntese:
Atendendo à principal premissa da Educação Especial – a inclusão – e à área do Envolvimento Profissional do Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, optei por trabalhar de forma colaborativa com alunos que beneficiam de medidas adicionais de diferentes turmas de forma a promover a partilha e ajuda entre pares em atividades de cariz mais prático.
Acredito, que a Educação Inclusiva vive, necessariamente, em torno de quatro pilares do conhecimento:
– Aprender a conhecer;
– Aprender a fazer;
– Aprender a viver juntos;
– Aprender a Ser…
e, pode ter como alicerce, um espaço como a cozinha, um espaço de aprendizagem funcional, onde os alunos possam usufruir de momentos promotores de uma vida futura mais autónoma, de qualidade, com integração social e no mundo do trabalho.
Neste Cenário de Aprendizagem, os alunos ( nove alunos que beneficiam de Medidas Adicionais ao abrigo do Decreto Lei n.º 54 de 6 de julho), vão explorar conceitos conhecimentos relacionados com a temática Alimentação Saudável, concebendo alternativas saudáveis mais apelativas. Desta forma vão cooperar com uma quinta local e um restaurante, com uma nutricionista, com um designer de embalagens e com um cozinheiro. Irão conceber embalagens sustentáveis, um livro de receitas, um vídeo, um podcast e “produtos/alimentos” que serão degustados e apresentados na feira de S. Martinho, festa do Agrupamento e nos bares da Escola Sede (professores e alunos).
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Português ; Química
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras
Descrição da atividade:
Inicialmente, os alunos irão responder a questões, colocadas pelo docente, sobre os hábitos relacionados com a alimentação (questões diretas como por exemplo o quê, onde, quando, quanto), para desenvolver/”provocar” nos alunos consciência sobre a importância da alimentação saudável.
Ferramentas e recursos:
- Slido (através da utilização de uma ferramenta de nuvem de palavras o professor introduz um tema e cria um debate sobre o mesmo);
- Quadro interativo.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A atividade irá se desenrolar na sala do Centro de Apoio à Aprendizagem, que se situa ao lado da cozinha.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Podcast
Descrição da atividade:
Todos precisam de uma boa alimentação para ter uma vida saudável e agradável. O que comemos durante o dia tem um efeito imediato e a longo prazo na nossa mente e no nosso corpo. Os alunos vão se encontrar com um especialista na área da saúde e nutrição, especializado na confeção das receitas do nosso Agrupamento (Câmara Municipal).
Inicialmente os alunos irão fazer pesquisas/questões sobre o tema “Alimentos Saudáveis”. De seguida, e já em contacto direto com a Nutricionista, irão criar uma gravação de uma podcast para demonstrar o que aprenderam.
O podcast, posteriormente será disponível na Rádio Escola do nosso Agrupamento e no espaço da biblioteca.
Pretende-se com esta atividade que os alunos:
- Aprendam sobre a importância de adaptar a alimentação às suas necessidades individuais para conseguirem uma melhor saúde física e mental;
- Participem de forma consciente, responsável, criativa e construtiva;
- Utilizem novas tecnologias e saibam as divulgar;
- Desenvolvam a aquisição de conhecimentos basilares que permitam fazer as aprendizagens a outros níveis de conhecimento.
Ferramentas e recursos:
- Apresentação Power point;
- Audacity.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Esta atividade será realizada no espaço Rádio Escola do Agrupamento.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos visitam uma quinta (pertencente ao Encarregado de Educação de um aluno) com animais e plantas.
Pretende-se que os alunos:
- Aprendam sobre o tempo e o esforço necessários para cultivar e processar alimentos.
- Abordem conteúdos da área do saber com base em situações de caráter real.
Mas, nem tudo, o que precisam para a confeção de uma receita cresce na quinta – é importante os alunos aprenderem que existem alimentos/especiarias que viajam longas distâncias, por todo o mundo, para eventualmente acabarem no seu prato, na sua refeição diária.
Os alunos também poderão selecionar produtos da quinta/jardim, que poderão ser os principais ingredientes na futura receita confecionada.
Será produzido um vídeo (Nearpod), para futuramente ser inserido e apresentado num “Diário de Bordo” e apresentado a toda a comunidade educativa (Padllet).
Ferramentas e recursos:
- Autocarro;
- Utensílios agrícolas;
- Nearpod;
- Telemóvel;
- Padllet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Espaço ao ar livre, numa quinta.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
É notório que os alunos comem cada vez mais lanches e refeições pouco saudáveis. No futuro, serão estes alunos, responsáveis pela confeção da sua própria alimentação/refeição, cidadãos ativos.
Assim sendo, pretende-se que os alunos “apresentem” os alimentos selecionados (na visita à quinta) a um “chef”, para que este promova uma maior aquisição de conhecimentos sobre:
- Métodos de cozinhar;
- Realização de várias receitas saudáveis;
- Segurança e cuidados;
- Higiene.
Será produzido um vídeo (Nearpod), para futuramente ser inserido e apresentado num “Diário de Bordo” e apresentado a toda a comunidade educativa (Padllet).
Ferramentas e recursos:
- Utensílios de cozinha.
- Alimentos saudáveis;
- Nearpod;
- Padllet;
- Telemóvel.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Esta atividade irá se realizar no espaço da Cozinha, localizado no Restaurante, localizado na parte frontal da Escola Sede do Agrupamento (local normalmente frequentado pelos alunos na aquisição de refeições prontas).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
Recorrendo à tecnologia, os alunos irão efetuar pesquisas nomeadamente:
- Quais os alimentos saudáveis existentes na nossa região;
- Quais as receitas que poderemos confecionar.
De seguida irão selecionar a receita, que abrange todos o tipo de conhecimentos.
Pretende-se com esta atividade que os alunos:
- Percebam as funcionalidades do telemóvel e computador;
- Utilizem as tecnologias, como forma de investigação, motivação e reforço positivo.
No final da atividade, os alunos irão criar uma representação visual (por exemplo, um cartaz) da sua receita que é afixado num local da sala.
Depois, dividem-se em novos grupos e circulam entre os vários locais de exposição, em que ensinam uns aos outros sobre a receita em que trabalharam.
Ferramentas e recursos:
- Google Slides
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de T.I.C.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos conceberão embalagens honestas e apelativas à futura receita confecionada.
Na embalagem deve constar os ingredientes e a sua origem, pegada ecológica e valor nutricional. Devem conceber a embalagem para ser ao mesmo tempo atraente e proteger/preservar o produto da melhor forma possível.
Pretende-se que os alunos:
- Desenvolvam a coordenação motora;
- Estimulem a criatividade.
Esta atividade, para além da colaboração do professor de Educação Visual, também poderá ter a colaboração do professor de Físico-Química, na organização da informação sobre a composição química da receita/alimento selecionado.
Ferramentas e recursos:
- Canva;
- Papel, marcadores, lápis de cor;
- Net.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- Sala de Educação Visual (Clube Artes e Ofícios).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Confeção da receita.
Através desta atividade, irei abarcar saberes de diferentes áreas que irão facilitar e promover a aquisição de novas aprendizagens, como por exemplo:
-
Área do Português – Através das receitas e dos rótulos das embalagens, promover e desenvolver a leitura, a capacidade de interpretação e melhoria do vocabulário.
-
Área da Matemática – Trabalhar os conceitos de soma e unidades de medidas (quantidade, tempo, temperatura, massa e dinheiro).
-
Área de Ciências – Utilizar os mais variados ingredientes, conhecer as suas origens, estados físicos de cada um deles, origem dos alimentos (animal, vegetal e mineral), observação de processos de transformação, educar para a reciclagem, saúde alimentar, validade dos produtos, poder nutritivo dos alimentos, normas de higiene e segurança no trabalho.
-
Área de Expressões – Desenvolvimento da motricidade fina.
Será produzido um vídeo (Nearpod), para futuramente ser inserido e apresentado num “Diário de Bordo” e apresentado a toda a comunidade educativa (Padllet) e no Jornal Curioso (jornal do Agrupamento).
Ferramentas e recursos:
- Ingredientes;
- Material de cozinha;
- Nearpod;
- Telemóvel;
- Padllet;
- Jornal Curioso (redes sociais).
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- Cozinha, instalada no Centro de Apoio à Aprendizagem na Escola Sede do Agrupamento.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Livro de receitas.
De forma a consolidar e registar todos os conhecimentos, todos os alunos irão criar um Livro de Receitas, como todas as receitas confecionadas.
Pretende-se, futuramente, divulgar este “Livro de Receitas”, por toda a comunidade educativas de diferentes formas:
- Durante o almoço, na cantina da escola (televisão);
- No Átrio da escola (televisão), em momentos festivos (exemplo: rabanadas no Natal);
- No Jornal Curioso;
- Padllet (comunidade educativa)
- Impressa ( distribuída por toda a comunidade educativa).
Ferramentas e recursos:
- Canva;
- Padllet;
- Nearpod;
- Televisão;
- Google slides.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Na sala do Centro de Apoio à Aprendizagem ou na Sala do Futuro.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Feira
Descrição da atividade:
Uma atividade de feira é uma oportunidade para os grupos apresentarem seu projeto simultaneamente.
Na primeira parte da aula, metade da turma (formada pela soma das metades de todos os grupos) apresenta seu produto nos seus stands.
A outra metade da turma faz o papel dos visitantes e eles ouvem e ao mesmo tempo avaliam os palestrantes.
Os visitantes podem passear como se estivessem em uma feira real.
Após o intervalo, os alunos trocam de papéis.
Ferramentas e recursos:
- Mesas;
- Materiais;
- Máquina de calcular;
- Dinheiro.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Espaço envolvente da escola.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
Um questionário on-line para verificar a compreensão (Verdadeiro/Falso).
Os alunos podem discutir as suas respostas em pares antes de responder.
Tanto os alunos como o professor recebem feedback imediato.
Dependendo de aplicação usada, o professor poderá fornecer feedback geral para toda a turma ou os alunos podem trabalhar independentemente com o feedback fornecido nos seus ecrãs.
É importante salientar, que perante o perfil de funcionalidade dos alunos, a avaliação será realizada de forma contínua, realçando aspetos, como:
- Observação direta, detetar o grau de interesse, atenção e motivação dos alunos no processo de aprendizagem e atuar de forma ajustada com vista à sua melhoria;
- Observação naturalista dos seguintes critérios: interesse e empenho demonstrado na aquisição de competências, organização, desenvolvimento da autonomia no cumprimento das tarefas propostas, esforço e evolução na aprendizagem, respeito pelas normas de higiene e segurança, relacionamento com os outros, autoavaliação;
-
Quando necessário, orientar a focalização e motivação dos alunos, recorrendo a perguntas e observações orais;
-
Prestar orientações de forma clara, conducentes à autonomização crescente dos alunos nas tarefas;
- Durante as atividades, verificar o grau de compreensão por parte dos alunos e orientar/ esclarecer sempre que necessário.
Ferramentas e recursos:
- Computadores/Tablets;
- Google forms.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Na sala do futuro.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)