>
3º Ciclo
Emília Rocha / 12-07-2024
Descrição / Síntese:
Este cenário de aprendizagem foi pensado para o 8º ano, no âmbito do estudo do texto poético e planificado para familiarizar os alunos com a poesia de autores portugueses, pretende aumentar o gosto por este género textual, tornando os discentes criadores e “fazedores” de poesia. Este cenário permitirá aos alunos melhorarem a capacidade de análise literária e a criatividade com o uso da tecnologia.
Será feita a audição do poema “ Pescador da Barca Bela “ de Almeida Garrett. Os alunos farão uma pesquisa dos dados biobibliográficos do autor.
A leitura expressiva será realizada pelos alunos. A análise ao poema será orientada pelo professor, de modo a mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos, a nível gramatical, lexical e sintático, em contexto de aula.
Num momento posterior, os alunos irão dar aso à criatividade, devendo, em trabalho colaborativo, (grupos de 4 alunos) construir uma composição poética semelhante à que foi analisada em aula. ( o guião é entregue aos grupos)
Posteriormente, as criações dos grupos serão apresentadas à turma (com uso de uma ferramenta digital) e avaliadas pelos colegas.
As atividades serão norteadas pelas Aprendizagens Essenciais a atingir que permitirão aos alunos diferentes ganhos e experiências.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
1º momento – Apresentação do trabalho a realizar e organização. [5 minutos]
2º momento – Audição do poema a ser trabalhado e breve troca de impressões acerca do poema ouvido. [15 minutos]
3º momento – Individualmete os alunos vão pesquisar ( na internet) informações da vida e obra do autor e fazer o registo no caderno diário das notas que consideram importantes. [10 minutos]
4º momento – Partilha das informações relevadas e registo no quadro e nos cadernos diários. [15 minutos].
5º momento – Leitura expressiva do poema e verificação da compreensão através de questionário diriigdo pelo professor [15 minutos].
Ferramentas e recursos:
Computadores ou tablets com acesso à internet.
Quadro.
Manual e caderno diário.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos realizam as tarefas indicadas individualmente, cada um com o seu computador ou tablet, com ligação à internet, com o seu manual e caderno diário.
O professor orienta e ajuda sempre que solicitado.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
1º momento – Os alunos juntam-se em grupos de quatro ( os grupos são criados com a ajuda de uma ferramenta digital) [10 minutos]
2º momento – Os alunos fazem a leitura do poema ” Barca Bela” e discutem os aspetos relevantes para terem em consideração na realização do trabalho de grupo. Cada grupo deve criar uma composição poética semelhante à estudada, seguindo as indicações do guião de trabalho. Este trabalho é realizado no Google Slides criado pelo professor. [50 minutos]
Ferramentas e recursos:
Acesso a computadores ou tablets com internet e manual.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Grupos de alunos em sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
1º momento – O Google Slides com os trabalhos dos alunos é projetado no quadro, cada grupo vem apresentar o seu trabalho e abrir um momento de discussão. [50 minutos]
2º momento – Os alunos vão pontuar, por meio de um jamboard, os poemas criados, colocando o nome do poema e o número de pontos atríbuídos conforme a escala e os critériod préviamente préviamente definidos. [10 minutos]
Ferramentas e recursos:
Acesso a computadores ou tablets com internet.
Projetor.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Cada grupo faz a apresentação do seu trabalho à turma.
Os alunos comentam e avaliam os trabalhos dos colegas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)