Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 170 minutos

>

Eu sou poeta

3º Ciclo

Emília Rocha / 12-07-2024


Descrição / Síntese:

Este cenário de aprendizagem foi pensado para o 8º ano, no âmbito do estudo do texto poético e planificado para familiarizar os alunos com a poesia de autores portugueses, pretende aumentar o gosto por este género textual, tornando os discentes criadores e “fazedores” de poesia. Este cenário permitirá aos alunos melhorarem a capacidade de análise literária e a criatividade com o uso da tecnologia.
Será feita a audição do poema “ Pescador da Barca Bela “ de Almeida Garrett. Os alunos farão uma pesquisa dos dados biobibliográficos do autor.
A leitura expressiva será realizada pelos alunos. A análise ao poema será orientada pelo professor, de modo a mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos, a nível gramatical, lexical e sintático, em contexto de aula.
Num momento posterior, os alunos irão dar aso à criatividade, devendo, em trabalho colaborativo, (grupos de 4 alunos) construir uma composição poética semelhante à que foi analisada em aula. ( o guião é entregue aos grupos)
Posteriormente, as criações dos grupos serão apresentadas à turma (com uso de uma ferramenta digital) e avaliadas pelos colegas.
As atividades serão norteadas pelas Aprendizagens Essenciais a atingir que permitirão aos alunos diferentes ganhos e experiências.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender textos orais: Desenvolver a capacidade de ouvir e interpretar.
> Exprimir-se oralmente: Participar em discussões, debates e apresentações orais, demonstrar espírito crítico.
> Conhecer e valorizar o património literário nacional.
> Mobilizar para a interpretação textual os conhecimentos adquiridos sobre os elementos constitutivos do texto poético.
> Interpretar o texto, com especificação do sentido global e da intencionalidade comunicativa.
> Avaliar o texto (conteúdo e forma) tendo em conta a a situação de comunicação e intencionalidade
> Adquirir conhecimento e saberes (noções de versificação, modos literários, estrutura interna e externa do texto dramático, recursos expressivos) proporcionados por: escuta ativa de textos literários e leitura de obras literárias (poesia, narrativa, teatro);
> Apresentar em público (por exemplo, à turma, a outras turmas, à escola, à comunidade) o percurso pessoal de leitor, que pode incluir dramatização, recitação, leitura expressiva, reconto de histórias, recriação, expressão de reações subjetivas de leitor, persuasão de colegas para a leitura de livros) integrando o uso de tecnologias e ferramentas digitais.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa60 MINUTOS
” Barca Bela ” de Almeida Garrett

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

1º momento – Apresentação do trabalho a realizar e organização. [5 minutos]

2º momento – Audição  do poema a ser trabalhado e breve troca de impressões acerca do poema ouvido. [15 minutos]

3º momento – Individualmete os alunos vão pesquisar ( na internet) informações da vida e obra do autor e fazer o registo no caderno diário das notas que consideram importantes. [10 minutos]

4º momento – Partilha das informações relevadas e registo no quadro e nos cadernos diários. [15 minutos].

5º momento – Leitura expressiva do poema e verificação da compreensão através de questionário diriigdo pelo professor [15 minutos].


Ferramentas e recursos:

Computadores ou tablets com acesso à internet.

Quadro.

Manual e caderno diário.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos realizam as tarefas indicadas individualmente, cada um com o seu computador ou tablet, com ligação à internet, com o seu manual e caderno diário.

O professor  orienta  e ajuda sempre que solicitado.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação50 MINUTOS
Eu sou poeta

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

1º momento – Os alunos juntam-se em grupos de quatro ( os grupos são  criados com a ajuda de uma ferramenta digital)  [10 minutos]

2º momento – Os alunos fazem a leitura do poema ” Barca Bela” e discutem os aspetos relevantes para terem em consideração na realização do trabalho de grupo.  Cada grupo deve criar uma composição poética semelhante à estudada, seguindo as indicações do guião de trabalho. Este trabalho é realizado no Google Slides criado pelo professor.   [50 minutos]

 


Ferramentas e recursos:

Acesso a computadores ou tablets com internet e manual. 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Grupos de alunos em sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha60 MINUTOS
Apresentação e avaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

1º momento – O Google Slides com os trabalhos dos alunos é projetado no quadro, cada grupo vem apresentar o seu trabalho e abrir um momento de discussão. [50 minutos] 

2º momento – Os alunos vão pontuar, por meio de um jamboard, os poemas criados, colocando o nome do poema e o número de pontos atríbuídos conforme a escala e os critériod préviamente préviamente definidos. [10 minutos]


Ferramentas e recursos:

Acesso a computadores ou tablets com internet.

Projetor.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Cada grupo faz a apresentação do seu trabalho à turma.

Os alunos comentam e avaliam os trabalhos dos colegas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)