Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 490 minutos

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Encontro com o Adamastor

3º Ciclo

Paula Rocha / 12-07-2024


Descrição / Síntese:

Neste cenário de aprendizagem, os alunos do 9º ano estudarão o episódio do Adamastor de “Os Lusíadas”. Em grupo, farão a análise textual e prepararão a apresentação oral do episódio em vídeo. Para a partilha das reflexões resultantes da análise textual, será usada a metodologia do “World café”.
Em Educação Visual, criarão a representação pictórica da figura que imaginam ser esta personagem da obra épica camoniana. Os trabalhos elaborados farão parte de uma exposição virtual, usando a ferramenta digital “ArtSteps”.
No final, em articulação com a disciplina de História e mobilizando conteúdos abordados no ano letivo anterior, realizar-se-á uma visita ao museu interativo
“World of Discoveries”, no Porto. Aí, alguns alunos farão a dramatização do diálogo entre Vasco da Gama e o Adamastor.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; História ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender textos em diferentes suportes audiovisuais.
> Fazer exposições orais para apresentação de temas, ideias, opiniões e apreciações críticas.
> Ler e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros: “Os Lusíadas”, de Luís de Camões.
> Identificar temas, ideias principais, pontos de vista, causas e efeitos, factos e opiniões.
> Debater, de forma fundamentada e sustentada, pontos de vista suscitados pelos textos lidos.
> Planificar, com recurso a diversas ferramentas, incluindo as tecnologias de informação e a Web, incorporando seleção de informação e estruturação do texto de acordo com o género e a finalidade.
> Utilizar diversas estratégias e ferramentas informáticas na produção, revisão, aperfeiçoamento e edição de texto.
> Participar em projetos de trabalho multidisciplinares.
> Organizar exposições em diferentes formatos – físicos e/ou digitais.
> Manifestar expressividade nos seus trabalhos, selecionando, de forma intencional, conceitos, temáticas, materiais, suportes e técnicas.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação30 MINUTOS
Conhecer o Adamastor

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A partir de um vídeo da Escola Virtual onde se mostrará a viagem da descoberta do caminho marítimo para a Índia e os perigos pelos quais os portugueses passaram, haverá um diálogo sobre as primeiras impressões acerca desta figura mítica.

A professora apresentará o cenário de aprendizagem, fazendo a proposta de trabalho a desenvolver.


Ferramentas e recursos:

Vídeo da Escola Virtual

Computador

Projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Na aula de Português, o cenário será apresentado, sendo o vídeo o ponto de partida para a interação inicial. 

A professora explicará o trabalho a desenvolver.

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação200 MINUTOS
Eu imagino o Adamastor

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Na disciplina de Educação Visual, os alunos criarão a representação pictórica da figura do Adamastor.

Os trabalhos serão fotografados e farão parte de uma exposição virtual, usando a ferramenta “ArtSteps”.

 


Ferramentas e recursos:

Material de desenho

Papel cavalinho

Telemóvel

Ferramenta “ArtSteps”


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Na sala de Educação Visual, os alunos desenharão como imaginam a figura do Adamastor.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa100 MINUTOS
Ler para crer

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Em grupo, os alunos lerão as estâncias de “Os Lusíadas” relativas ao episódio do Adamastor e farão a análise textual, segundo um guião. 

Refletirão sobre quatro aspetos de análise do episódio: 

  • as características da figura;
  • as ameaças preferidas;
  • o relato autobiográfico;
  • o simbolismo do episódio.

Usando a metodologia do “World café”, cada grupo anotará numa toalha de papel as suas reflexões sobre um dos aspetos de análise (de acordo com um sorteio realizado e usando uma caneta de determinada cor); depois, cada grupo passará para outra mesa onde analisará os registos dos colegas, comentará e acrescentará informações.

No final, as reflexões  serão partilhadas em grande grupo.

 


Ferramentas e recursos:

Manual

Toalhas de papel

Canetas de cores diferentes


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Divisão da turma em quatro grupos dispostos nos quatro cantos da sala de aula.

Todos os grupos passam por todas as mesas, analisando as reflexões dos colegas. Comentam e acrescentam informação.

Partilha das conclusões em grande grupo. 

 

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha100 MINUTOS
Eu apresento o Adamastor

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Em grupo, os alunos prepararão a apresentação oral do episódio, criando um vídeo numa ferramenta à escolha.

Antes, a professora lembrará as regras ter em conta na criação de um vídeo e a questão dos direitos de autor e apresentará a rubrica de avaliação do vídeo/apresentação oral.

 


Ferramentas e recursos:

Ferramenta de criação de vídeo à escolha (Ex Moovly)

Rubrica de avaliação da criação do vídeo/apresentação oral


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Na sala de aula, prepararão a criação do vídeo, elaborando um roteiro.

Para a gravação do vídeo, os alunos podem percorrer vários espaços da escola.

Na sala de aula, farão a edição do vídeo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha60 MINUTOS
À descoberta…

Estratégias de aprendizagem ativa: Dramatização


Descrição da atividade:

Visita ao museu interativo , “World of Discoveries”, no Porto.

Dramatização do diálogo entre Vasco da Gama e o Adamastor.


Ferramentas e recursos:

Adereços.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

No museu, os alunos entram na aventura dos Descobrimentos, percorrendo os lugares que os marinheiros percorreram.

Alguns alunos dramatizarão o diálogo entre Vasco da Gama e o Adamastor.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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