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3º Ciclo
Paula Rocha / 12-07-2024
Descrição / Síntese:
Neste cenário de aprendizagem, os alunos do 9º ano estudarão o episódio do Adamastor de “Os Lusíadas”. Em grupo, farão a análise textual e prepararão a apresentação oral do episódio em vídeo. Para a partilha das reflexões resultantes da análise textual, será usada a metodologia do “World café”.
Em Educação Visual, criarão a representação pictórica da figura que imaginam ser esta personagem da obra épica camoniana. Os trabalhos elaborados farão parte de uma exposição virtual, usando a ferramenta digital “ArtSteps”.
No final, em articulação com a disciplina de História e mobilizando conteúdos abordados no ano letivo anterior, realizar-se-á uma visita ao museu interativo
“World of Discoveries”, no Porto. Aí, alguns alunos farão a dramatização do diálogo entre Vasco da Gama e o Adamastor.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; História ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
A partir de um vídeo da Escola Virtual onde se mostrará a viagem da descoberta do caminho marítimo para a Índia e os perigos pelos quais os portugueses passaram, haverá um diálogo sobre as primeiras impressões acerca desta figura mítica.
A professora apresentará o cenário de aprendizagem, fazendo a proposta de trabalho a desenvolver.
Ferramentas e recursos:
Vídeo da Escola Virtual
Computador
Projetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Na aula de Português, o cenário será apresentado, sendo o vídeo o ponto de partida para a interação inicial.
A professora explicará o trabalho a desenvolver.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Na disciplina de Educação Visual, os alunos criarão a representação pictórica da figura do Adamastor.
Os trabalhos serão fotografados e farão parte de uma exposição virtual, usando a ferramenta “ArtSteps”.
Ferramentas e recursos:
Material de desenho
Papel cavalinho
Telemóvel
Ferramenta “ArtSteps”
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Na sala de Educação Visual, os alunos desenharão como imaginam a figura do Adamastor.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Em grupo, os alunos lerão as estâncias de “Os Lusíadas” relativas ao episódio do Adamastor e farão a análise textual, segundo um guião.
Refletirão sobre quatro aspetos de análise do episódio:
- as características da figura;
- as ameaças preferidas;
- o relato autobiográfico;
- o simbolismo do episódio.
Usando a metodologia do “World café”, cada grupo anotará numa toalha de papel as suas reflexões sobre um dos aspetos de análise (de acordo com um sorteio realizado e usando uma caneta de determinada cor); depois, cada grupo passará para outra mesa onde analisará os registos dos colegas, comentará e acrescentará informações.
No final, as reflexões serão partilhadas em grande grupo.
Ferramentas e recursos:
Manual
Toalhas de papel
Canetas de cores diferentes
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Divisão da turma em quatro grupos dispostos nos quatro cantos da sala de aula.
Todos os grupos passam por todas as mesas, analisando as reflexões dos colegas. Comentam e acrescentam informação.
Partilha das conclusões em grande grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Em grupo, os alunos prepararão a apresentação oral do episódio, criando um vídeo numa ferramenta à escolha.
Antes, a professora lembrará as regras ter em conta na criação de um vídeo e a questão dos direitos de autor e apresentará a rubrica de avaliação do vídeo/apresentação oral.
Ferramentas e recursos:
Ferramenta de criação de vídeo à escolha (Ex Moovly)
Rubrica de avaliação da criação do vídeo/apresentação oral
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Na sala de aula, prepararão a criação do vídeo, elaborando um roteiro.
Para a gravação do vídeo, os alunos podem percorrer vários espaços da escola.
Na sala de aula, farão a edição do vídeo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Dramatização
Descrição da atividade:
Visita ao museu interativo , “World of Discoveries”, no Porto.
Dramatização do diálogo entre Vasco da Gama e o Adamastor.
Ferramentas e recursos:
Adereços.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
No museu, os alunos entram na aventura dos Descobrimentos, percorrendo os lugares que os marinheiros percorreram.
Alguns alunos dramatizarão o diálogo entre Vasco da Gama e o Adamastor.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)