Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 100 minutos

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A Evolução da pintura ao longo do século XIX

Ensino Secundário

Daniel moura / 09-07-2024


Descrição / Síntese:

Este cenário de aprendizagem proporciona uma abordagem integrada e dinâmica ao estudo da História da Cultura e das Artes, permitindo que os alunos desenvolvam competências essenciais através de uma série de atividades interativas e colaborativas. No final do projeto, os alunos terão uma compreensão mais profunda da evolução da pintura e do seu impacto cultural ao longo do século XIX.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Analisar a pintura romântica – o triunfo da emoção e da exaltação do eu à arte pela arte – explicando a sua evolução em Portugal.
> Contextualizar o realismo e o impressionismo, relacionando-os com uma recusa do romantismo e com novas formas de apropriação do real, influenciadas, entre outras realidades, pelo advento da fotografia
> Contextualizar o neoimpressionismo (divisionismo) e o pósimpressionismo.

Atividades a desenvolver

〉Apresentação e Partilha100 MINUTOS
Galeria de arte virtual

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

Passeio em Galeria
Os alunos trabalham em pequenos grupos sobre um tema atribuído pelo professor. Os diferentes grupos criam uma representação visual (por exemplo, um cartaz) do seu tópico que é afixado num local da sala. Depois, dividem-se em novos grupos e circulam entre os vários locais de exposição, em que ensinam uns aos outros sobre o conteúdo em que trabalharam.


Ferramentas e recursos:

Google Drive e/ou Padlet como ferramentas colaborativas;

 Ferramentas para criação de vídeos, edição de imagens ( Canva), e gravação de áudios.

Computadores, tablets ou smartphones com acesso à internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  1. Espaço de boas-vindas com uma introdução ao projeto, apresentando o tema;
  2. Salas Temáticas: Cada sala da galeria representa uma corrente artística diferente;
  3. Biblioteca Virtual: Coleção de recursos adicionais para aprofundamento dos conhecimentos ( Links para museus virtuais e exposições online)

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)