Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 50 minutos

>

A Arte Românica. Arquitetura.

Ensino Secundário

António Miguens / 09-07-2024


Descrição / Síntese:

* Compreender a reorganização cristã e a geografia monástica da Europa e o crescimento e afirmação urbanos.
* Explicar o mosteiro românico enquanto expoente da arquitetura monástica e espaço de autossuficiência, e como centro de conhecimento e de cultura.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Filosofia ; Física ; Geografia ; História ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> AB Analisar a evolução da arquitetura cristã;
> CB Especificar algumas características do Românico.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação50 MINUTOS
Exploração do vídeo: “A arte românica: a arquitetura”

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras


Descrição da atividade:

Os alunos em grupos de proximidade de dois a três elementos, vão proceder à formulação das questões problema, conforme vai decorrendo a visualização do vídeo para posterior resposta em grande grupo.

Seguidamente, reconhecem a importância do Românico como primeiro estilo de arquitetura europeu e fator de unificação.

Por fim, consolidam os conhecimentos através de uma ficha formativa.


Ferramentas e recursos:

  • PC e periféricos;
  • Retroprojetor;
  • Manual das páginas 93 a 104;
  • Manual Digital/Dossiê do Professor visualizando o vídeo: “A arte românica: a arquitetura”;
  • Powerpoint: Módulo: 3 – A cultura do Mosteiro       
  •  Aula/TPC: Ficha Formativa n.º 1 do Mód.3 em grupos de dois alunos
  • Classroom da respetiva turma.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top