>
Ensino Secundário
António Miguens / 09-07-2024
Descrição / Síntese:
* Compreender a reorganização cristã e a geografia monástica da Europa e o crescimento e afirmação urbanos.
* Explicar o mosteiro românico enquanto expoente da arquitetura monástica e espaço de autossuficiência, e como centro de conhecimento e de cultura.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Filosofia ; Física ; Geografia ; História ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras
Descrição da atividade:
Os alunos em grupos de proximidade de dois a três elementos, vão proceder à formulação das questões problema, conforme vai decorrendo a visualização do vídeo para posterior resposta em grande grupo.
Seguidamente, reconhecem a importância do Românico como primeiro estilo de arquitetura europeu e fator de unificação.
Por fim, consolidam os conhecimentos através de uma ficha formativa.
Ferramentas e recursos:
- PC e periféricos;
- Retroprojetor;
- Manual das páginas 93 a 104;
- Manual Digital/Dossiê do Professor visualizando o vídeo: “A arte românica: a arquitetura”;
- Powerpoint: Módulo: 3 – A cultura do Mosteiro
- Aula/TPC: Ficha Formativa n.º 1 do Mód.3 em grupos de dois alunos
- Classroom da respetiva turma.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)