>
3º Ciclo
Ana Clarisse Fonseca Castro Bessa / 05-07-2023
Descrição / Síntese:
A cada grupo será entregue um tema a explorar: produção de dióxido de carbono ; produção de resíduos urbanos; consumo de combustíveis fósseis; variação da temperatura do planeta; energias renováveis. Os alunos devem fazer uma pesquisa sobre o tema e recolhem informação estatística, em tabelas e gráficos que descrevam a problemática em estudo para posterior apresentação à turma ( a nível concelhio/ nacional).
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação Física ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
Entrega de um guião descritivo da atividade.
Visualização do filme https://www.youtube.com/watch?v=mRMu07sn88g na modalidade de trabalho autónomo.
Ferramentas e recursos:
Computador ; internet; Youtube
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Privado (individual ou pequenos grupos)
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Casa / Biblioteca Escolar.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)