Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 90 minutos

>

Sustentabilidade

3º Ciclo

Ana Clarisse Fonseca Castro Bessa / 05-07-2023


Descrição / Síntese:

A cada grupo será entregue um tema a explorar: produção de dióxido de carbono ; produção de resíduos urbanos; consumo de combustíveis fósseis; variação da temperatura do planeta; energias renováveis. Os alunos devem fazer uma pesquisa sobre o tema e recolhem informação estatística, em tabelas e gráficos que descrevam a problemática em estudo para posterior apresentação à turma ( a nível concelhio/ nacional).


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação Física ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Leitura e interpretação de tabelas e gráficos.
> Consciencializar e Responsabilizar a comunidade educativa para uma melhoria das práticas ambientais.
> Preservação de Ecossistemas.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação90 MINUTOS
Apresentação da tarefa

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Entrega de um guião descritivo da atividade.

Visualização do filme https://www.youtube.com/watch?v=mRMu07sn88g na modalidade de trabalho autónomo. 

 


Ferramentas e recursos:

Computador ; internet; Youtube


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Privado (individual ou pequenos grupos)

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Casa / Biblioteca Escolar.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)