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3º Ciclo
José Luis santos / 08-07-2024
Descrição / Síntese:
A Rota da Seda desdobrava-se através de um conjunto de percursos que uniam o Extremo Oriente ao Ocidente, atravessando a maior parte do mundo até aí conhecido para vender este e outros produtos aos comerciantes europeus. Desde o século I a.C. que várias caravanas percorriam terras inóspitas e desconhecidas numa distância de quase dez milll quilómetros, estabelecendo não só trocas comerciais como também culturais, filosóficas e religiosas entre dois mundos tão distantes como desconhecidos um do outro.
Vamos assim partir à descoberta do seu património histórico e cultural e descobrir, país a país, cidade a cidade, quais os principais pontos que foram entrepostos comerciais ao longo de mais de um milénio.
Os alunos deverão conhecer e selecionar um conjunto de cidades da rota da seda através de pesquisas e de materiais disponibilizados.
Este trabalho individual será levado a cabo através de uma apresentação oral e com recursos a meios de multimédia.
No fim, criar-se-á uma junção dos vários trabalhos realizados pelos alunos.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Filosofia ; Geografia ; História ; Línguas estrangeiras ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos farão uma pesquisa sobre a rota da seda, centrando-se sobre o seu percurso e as principais cidades que lhe deram vida. De seguida, procederão à sua localização geográfica através de recursos digitais como o storymaps, fazendo assim um percurso ilustrativo sobre cada um dos pontos em estudo.
No fim, todos estes contributos serão juntos num padlet para assim dar vida à totalidade deste percurso histórico.
Ferramentas e recursos:
Storymaps https://storymaps.arcgis.com/stories/3ede83fbf8ec4d1995301c939f00b01a
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 120 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Padlet
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)