Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 120 minutos

>

Uma viagem pela Rota da Seda

3º Ciclo

José Luis santos / 08-07-2024


Descrição / Síntese:

A Rota da Seda desdobrava-se através de um conjunto de percursos que uniam o Extremo Oriente ao Ocidente, atravessando a maior parte do mundo até aí conhecido para vender este e outros produtos aos comerciantes europeus. Desde o século I a.C. que várias caravanas percorriam terras inóspitas e desconhecidas numa distância de quase dez milll quilómetros, estabelecendo não só trocas comerciais como também culturais, filosóficas e religiosas entre dois mundos tão distantes como desconhecidos um do outro.
Vamos assim partir à descoberta do seu património histórico e cultural e descobrir, país a país, cidade a cidade, quais os principais pontos que foram entrepostos comerciais ao longo de mais de um milénio.
Os alunos deverão conhecer e selecionar um conjunto de cidades da rota da seda através de pesquisas e de materiais disponibilizados.
Este trabalho individual será levado a cabo através de uma apresentação oral e com recursos a meios de multimédia.
No fim, criar-se-á uma junção dos vários trabalhos realizados pelos alunos.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Filosofia ; Geografia ; História ; Línguas estrangeiras ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar geograficamente as principais cidades da rota da seda.
> > Selecionar, de forma autónoma, processos de trabalho e de registo de ideias que envolvam a pesquisa, investigação e experimentação.
> > Organizar exposições em diferentes formatos – físicos e/ou digitais, individuais ou de grupo, selecionando trabalhos tendo por base os processos de análise, síntese e comparação, que conjugam as noções de composição e de harmonia, de acordo com o objetivo escolhido/proposto.
> Relacionar a coexistência entre os povos na Antiguidade e os princípios de tolerância religiosa e interculturalidade.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa120 MINUTOS
Uma viagem pela Rota da Seda

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos farão uma pesquisa sobre a rota da seda, centrando-se sobre o seu percurso e as principais cidades que lhe deram vida. De seguida, procederão à sua localização geográfica através de recursos digitais como o storymaps, fazendo assim um percurso ilustrativo sobre cada um dos pontos em estudo.

No fim, todos estes contributos serão juntos num padlet para assim dar vida à totalidade deste percurso histórico. 


Ferramentas e recursos:

Google Earth – https://earth.google.com/static/multi-threaded/versions/10.56.0.1/index.html?#data=MikKJwolCiExT0h5VjBudDMyOENQOWxMQmxnZDBoaXdzOEo4RkkwczUSAA 

Storymaps https://storymaps.arcgis.com/stories/3ede83fbf8ec4d1995301c939f00b01a

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 120 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Padlet

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)