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3º Ciclo
Beatriz Castro / 10-07-2024
Descrição / Síntese:
Com o presente cenário pretende-se que os alunos fiquem a conhecer as características dos climas existentes em Portugal e no mundo e os respetivos biomas.
Serão desenvolvidas três atividades:
1.º Como forma de motivar e esclarecer os alunos acerca de conceitos relacionados com o clima, o professor, com recurso ao Mentimeter, solicita aos alunos para indicar palavras que estejam relacionadas com o clima. De seguida, o professor apresenta e comenta a nuvem de palavras;
2.º Será aplicada a estratégia Jigsaw, de forma a promover a aprendizagem cooperativa e colaborativa, dando a possibilidade a todos os alunos de contribuírem para o seu processo de ensino/aprendizagem, potenciando a participação e a corresponsabilização. Os alunos serão organizados por grupos e cada membro do grupo terá um tópico específico e juntar-se-á aos alunos de outros grupos com o mesmo tópico para adquirir conhecimentos, no desenvolvimento do trabalho. Após um determinado período de tempo nos grupos visitados, os alunos regressam ao grupo de origem com o seu conhecimento formado para ajudarem os seus pares a cumprirem a tarefa. Deste modo, os alunos desenvolvem competências de comunicação, colaboração e de construção de conhecimento;
3.º Apresentação e partilha dos trabalhos realizados com a ajuda de uma ferramenta de apoio (ex. Canva; Padlet; Genially…).
Durante o desenvolvimento das atividades o professor deverá proporcionar aos alunos um feedback descritivo e centrado na tarefa que os ajude a construir as suas aprendizagens.
Para a avaliação das aprendizagens será aplicado um questionário utilizando a ferramenta digital Socrative.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras
Descrição da atividade:
Com recurso ao Mentimeter, o professor solicita aos alunos que indiquem palavras relacionadas com o clima.
De seguida, o professor apresenta a nuvem de palavras aos alunos e promove um diálogo/debate com os alunos com o objetivo de esclarecer conceitos relacionados com o clima [estado de tempo, clima, temperatura, precipitação, (…)]. À medida que os conceitos são assimilados pelos alunos, o professor regista-os no quadro.
Ferramentas e recursos:
- Ferramenta de apoio: Mentimeter
- Telemóvel
- Projetor multimédia
- Quadro branco
- Marcadores
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
1.º Momento (5 minutos)
O professor explica cuidadosamente aos alunos a estratégia utilizada (Jigsaw). De seguida dá a conhecer os objetivos da atividade e os critérios de avaliação.
2.º Momento (5 minutos)
O professor divide a turma em 5 grupos constituídos por 5 alunos. De seguida, o professor distribui os tópicos (climas frios, climas temperados, climas quentes, clima de Portugal e biomas associados aos respetivos climas) e cada aluno assume um tópico específico.
O professor fornece um portfólio a cada grupo contendo um conjunto de documentos sobre os tipos de climas e biomas (textos, gráficos termopluviométricos, fotografias e base de dados com informação meteorológica http://www.weatherbase.com/ e uma ficha de trabalho contendo o guião para a elaboração do trabalho de pesquisa e sistematização da informação.
3.º Momento (40 minutos)
Os alunos, no seu grupo de origem, tomam contacto com os materiais fornecidos pelo professor e iniciam a sua pesquisa.
4.º Momento (50 minutos)
Cada elemento de um grupo assume um tópico e junta-se aos alunos de outros grupos com o mesmo tópico para adquirir conhecimentos.
5.º Momento (50 minutos)
Os alunos especialistas “recém formados” regressam ao seu grupo de origem com o seu conhecimento para ajudarem os restantes colegas a cumprirem a sua pesquisa.
O professor deve observar as dinâmicas de cada grupo e fomentar a interação entre os alunos para que os mesmos possam dar e receber informação acerca dos tópicos que estão a trabalhar e circular pela sala fazendo intervenções pontuais
Além disto, o professor deve controlar o tempo de permanência nos grupos.
No final dos 3.º, 4.º e 5.º momentos, os alunos avaliam os seus pares através da ferramenta google forms. O professor procede à recolha de informação utilizando uma grelha de observação contendo os critérios de avaliação e os respetivos descritores de desempenho.
Ferramentas e recursos:
Portfólio fornecido pelo professor contendo um conjunto de materiais
Base de dados: http://www.weatherbase.com/
Manual do aluno
Ficha de trabalho contendo o guião para a recolha e sistematização da informação
Grelha de registo de observação
Google forms
Computador com acesso à internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência
Descrição da atividade:
Cada grupo seleciona o moderador.
Os alunos apresentam à turma todo o trabalho realizado recorrendo a uma ferramenta digital à sua escolha.
Durante a apresentação, o professor procede à recolha de informação através de uma grelha de registo contendo os critérios de avaliação e os respetivos descritores de desempenho.
Ferramentas e recursos:
Apresentação visual utilizando uma ferramenta de apresentação à sua escolha
Grelha de registo de observação
Google forms
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
O professor procede às avaliações das aprendizagens aplicando um questionário à turma utilizando a ferramenta digital Socrative. Serão atribuídas pontuações às respostas corretas.
Os alunos respondem ao questionário utilizando o computador e/ou tablet e/ou telemóvel com acesso à internet.
Ao longo da aplicação dos questionário, o professor faz uma pausa para os alunos verificarem a sua posição.
Com esta ferramenta pretende-se que os alunos recebam feedback imediato das suas aprendizagens e se envolvam na sua própria avaliação.
Ferramentas e recursos:
Questionário digital: Socrative.
Computador/tablet e/ou telemóvel com acesso à internet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)