Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 300 minutos

>

Um olhar pelos climas e biomas de Portugal e do mundo

3º Ciclo

Beatriz Castro / 10-07-2024


Descrição / Síntese:

Com o presente cenário pretende-se que os alunos fiquem a conhecer as características dos climas existentes em Portugal e no mundo e os respetivos biomas.
Serão desenvolvidas três atividades:
1.º Como forma de motivar e esclarecer os alunos acerca de conceitos relacionados com o clima, o professor, com recurso ao Mentimeter, solicita aos alunos para indicar palavras que estejam relacionadas com o clima. De seguida, o professor apresenta e comenta a nuvem de palavras;
2.º Será aplicada a estratégia Jigsaw, de forma a promover a aprendizagem cooperativa e colaborativa, dando a possibilidade a todos os alunos de contribuírem para o seu processo de ensino/aprendizagem, potenciando a participação e a corresponsabilização. Os alunos serão organizados por grupos e cada membro do grupo terá um tópico específico e juntar-se-á aos alunos de outros grupos com o mesmo tópico para adquirir conhecimentos, no desenvolvimento do trabalho. Após um determinado período de tempo nos grupos visitados, os alunos regressam ao grupo de origem com o seu conhecimento formado para ajudarem os seus pares a cumprirem a tarefa. Deste modo, os alunos desenvolvem competências de comunicação, colaboração e de construção de conhecimento;
3.º Apresentação e partilha dos trabalhos realizados com a ajuda de uma ferramenta de apoio (ex. Canva; Padlet; Genially…).
Durante o desenvolvimento das atividades o professor deverá proporcionar aos alunos um feedback descritivo e centrado na tarefa que os ajude a construir as suas aprendizagens.
Para a avaliação das aprendizagens será aplicado um questionário utilizando a ferramenta digital Socrative.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Distinguir clima e estado de tempo
> Conhecer os principais climas de Portugal e do mundo
> Caracterizar os principais climas de Portugal e do mundo
> Conhecer os principais biomas de Portugal e do mundo
> Caracterizar os principais biomas de Portugal e do mundo
> Analisar gráficos termopluviométricos

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação50 MINUTOS
Interação e Orientação

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras


Descrição da atividade:

Com recurso ao Mentimeter, o professor solicita aos alunos que indiquem palavras relacionadas com o clima.

De seguida, o professor apresenta a nuvem de palavras aos alunos e promove um diálogo/debate com os alunos com o objetivo de esclarecer conceitos relacionados com o clima [estado de tempo, clima, temperatura, precipitação, (…)]. À medida que os conceitos são assimilados pelos alunos, o professor regista-os no quadro.


Ferramentas e recursos:

  • Ferramenta de apoio: Mentimeter
  • Telemóvel
  • Projetor multimédia
  • Quadro branco
  • Marcadores

 

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa150 MINUTOS
Jigsaw

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

1.º Momento (5 minutos)
O professor explica cuidadosamente aos alunos a estratégia utilizada (Jigsaw). De seguida dá a conhecer os objetivos da atividade e os critérios de avaliação.

2.º Momento (5 minutos)
O professor divide a turma em 5 grupos constituídos por 5 alunos. De seguida, o professor distribui os tópicos (climas frios, climas temperados, climas quentes, clima de Portugal e biomas associados aos respetivos climas) e cada aluno assume um tópico específico.
O professor fornece um portfólio a cada grupo contendo um conjunto de documentos sobre os tipos de climas e biomas (textos, gráficos termopluviométricos, fotografias e base de dados com informação meteorológica http://www.weatherbase.com/  e uma ficha de trabalho contendo o guião para a elaboração do trabalho de pesquisa e sistematização da informação.

3.º Momento (40 minutos)
Os alunos, no seu grupo de origem, tomam contacto com os materiais fornecidos pelo professor e iniciam a sua pesquisa.

4.º Momento (50 minutos)
Cada elemento de um grupo assume um tópico e junta-se aos alunos de outros grupos com o mesmo tópico para adquirir conhecimentos.

5.º Momento (50 minutos)
Os alunos especialistas “recém formados” regressam ao seu grupo de origem com o seu conhecimento para ajudarem os restantes colegas a cumprirem a sua pesquisa.

O professor deve observar as dinâmicas de cada grupo e fomentar a interação entre os alunos para que os mesmos possam dar e receber informação acerca dos tópicos que estão a trabalhar e circular pela sala fazendo intervenções pontuais
Além disto, o professor deve controlar o tempo de permanência nos grupos.

No final dos 3.º, 4.º e 5.º momentos, os alunos avaliam os seus pares através da ferramenta google forms. O professor procede  à recolha de informação utilizando uma grelha de observação contendo os critérios de avaliação e os respetivos descritores de desempenho.


Ferramentas e recursos:

Portfólio fornecido pelo professor contendo um conjunto de materiais

Base de dados: http://www.weatherbase.com/

Manual do aluno

Ficha de trabalho contendo o guião para a recolha e sistematização da informação

Grelha de registo de observação

Google forms

Computador com acesso à internet

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha50 MINUTOS
Apresentação

Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência


Descrição da atividade:

Cada grupo seleciona o moderador.

Os alunos apresentam à turma todo o trabalho realizado recorrendo a uma ferramenta digital à sua escolha.

Durante a apresentação, o professor procede à recolha de informação através de uma grelha de registo contendo os critérios de avaliação e os respetivos descritores de desempenho.


Ferramentas e recursos:

Apresentação visual utilizando uma ferramenta de apresentação à sua escolha

Grelha de registo de observação

Google forms


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno50 MINUTOS
Torneio

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

O professor procede às avaliações das aprendizagens aplicando um questionário à turma utilizando a ferramenta digital Socrative. Serão atribuídas pontuações às respostas corretas.

Os alunos respondem ao questionário utilizando o computador e/ou tablet e/ou telemóvel com acesso à internet.

Ao longo da aplicação dos questionário, o professor faz uma pausa para os alunos verificarem a sua posição.

Com esta ferramenta pretende-se que os alunos recebam feedback imediato das suas aprendizagens e se envolvam na sua própria avaliação.


Ferramentas e recursos:

Questionário digital: Socrative.

Computador/tablet e/ou telemóvel com acesso à internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)