Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 850 minutos

>

A União Europeia num tempo de incertezas

Ensino Secundário

Paula Silva / 10-07-2024


Descrição / Síntese:

A União Europeia enfrenta vários desafios contemporâneos, como a crise económica resultante da pandemia do Covid-19 , migrações, mudanças climáticas, o Brexit, e tensões nas políticas internas entre outros . Este cenário de aprendizagem visa captar o interesse dos alunos sobre estes temas e entender como percebem o papel da U E e problematizar questões, mobilizar conhecimentos e desenvolverem competências. Devem , assim, explorar documentos, notícias , opiniões dos cidadãos portugueses sobre a União Europeia (UE) neste tempo de incertezas, como crises económicas, políticas, sociais e de saúde.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Economia ; Educação para a Cidadania ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Adquirir instrumentos para compreender a dimensão económica da realidade social, descodificando a terminologia económica, atualmente muito utilizada quer nos meios de comunicação social, quer na linguagem corrente;
> – Mobilizar instrumentos económicos para compreender aspetos relevantes da organização económica e para interpretar a realidade económica portuguesa, comparando-a com a da União Europeia;
> Compreender melhor as sociedades contemporâneas, bem como os seus problemas, contribuindo para a educação para a cidadania, para a mudança e para o desenvolvimento;
> – Desenvolver o espírito crítico e de abertura a diferentes perspetivas de análise
> Recolher informação utilizando diferentes meios de investigação e recorrendo a fontes físicas (livros, jornais, etc.) e/ou digitais (Internet);
> Interpretar e selecionar dados estatísticos apresentados em diferentes suportes;
> Apresentar comunicações orais e escritas recorrendo a suportes diversificados de apresentação da informação.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação100 MINUTOS
Introdução e Contextualização

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Apresentar aos alunos a situação atual  da União Europeia e os desafios que enfrenta na atualidade através de uma palestra inical com um ou mais especialistas  em estudos europeus , seguida de uma apresentação    de  multimédia.

https://www.youtube.com/watch?v=9z6adT7Xvgs

 


Ferramentas e recursos:

Expert /especialista(s)

Video 

Computador

Projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Auditório da Escola

Ficheiros de Apoio (anexos):

Ver-video-Conferencia-1.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa200 MINUTOS
Criação -Divisão da turma em grupos e atribuição dos temas por grupo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Divisão da turma em grupos . Cada grupo irá receber um subtema para analisar e apresentar posteriormente as suas conclusões à turma.

Temas a desenvolver:

Desafios económicos : Impacto do Covid e medidas de recuperação; Consequências económicas do Brexit para a UE; Políticas de Austeridade versus políticas de estímulo ao Crescimento, Impacto da guerra Russia – Ucrânia na UE

Desafios Sociais e  Culturais: Migrações e Refugiados ; Direitos humanos; Diversidade Cultural

Desafios Ambientais e Tecnológicos : Mudanças Climáticas; Transição Energética; Inovação e Digitalização

Relações Externas e Geopolítica: Política Externa e de Segurança ; Relações com Potências Globais; Conflitos Regionais.

 

 


Ferramentas e recursos:

Artigos académicos, relatórios da Comissão da UE, videos, 

Computadores, acesso à internet

Classroom da turma com os materiais de suporte à realização da atividade: guião do trabalho a realizar, links de sites, artigos da especialidade, rubrica de desempenho dos alunos.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula, com o mobiliário organizado para trabalho em grupo.

Fora da sala de aula /Biblioteca Escolar/ em casa/…

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha200 MINUTOS
Apresentação dos Trabalhos e Partilha

Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência


Descrição da atividade:

Cada grupo têm de apresentar os resultados do seu projeto de grupo numa mini-conferência. O professor pede aos alunos que assumam o papel de economistas. Cada grupo comunica as suas descobertas, identifica aspetos que mais os surpreenderam, e acerca dos quais gostavam de saber mais.


Ferramentas e recursos:

Computador, Projetor, Tela, Acesso à internet e outros recursos /ferramentas utilizadas pelo grupo na apresentação ( exºs:Canva, Prezi,Google slides,  PowerPoint  entre outros) 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula, com o mobiliário organizado para trabalho em grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão100 MINUTOS
Workshop colaborativo

Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha


Descrição da atividade:

Workshop colaborativo onde os alunos desenvolvem propostas concretas para a UE. As propostas devem focar em:

  • Melhoria da comunicação e transparência das instituições europeias.
  • Fortalecimento das políticas de coesão económica e social.
  • Estratégias para enfrentar crises sanitárias e económicas.
  • Iniciativas para promover  a integração e solidariedade entre Estados-membros.


Ferramentas e recursos:

As ferramentas que os alunos tenham selecionado


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula organizada em U

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha100 MINUTOS
Apresentação das propostas

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Sessão plenária  onde os alunos apresentam as suas propostas. Um painel de avaliação, composto por especialistas e representantes da comunidade, fornece feedback  e discute a viabilidade das ideias apresentadas


Ferramentas e recursos:

Videos, computador comacesso à internet , projetor, 

e outras ferramentas selecionadas pelos alunos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Biblioteca Escolar

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno100 MINUTOS
Reflexão e Conclusão

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

Sessão de encerramento com reflexão  sobre o impacto do cenário de aprendizagem e como os participantes podem continuar a contribuir   para o diálogo sobre a UE e Portugal através da realização de um questionário on-line para verificar a compreensão (Verdadeiro/Falso, múltipla escolha, correspondência etc.). Tanto os alunos como o professor recebem feedback imediato. Dependendo de aplicação usada, (com perguntas exibidas no ecrã principal ou apenas nos dispositivos dos alunos), o professor pode fornecer feedback geral para toda a turma ou os alunos podem trabalhar independentemente com o feedback fornecido nos seus ecrãs.


Ferramentas e recursos:

Google forms


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno50 MINUTOS
Avaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

É realizada a autoavaliação e a heteroavaliação de todo o trabalho elaborado nomeadamente, trabalhos escritos,  apresentações dos trabalhos, participação e colaboração em debates, discussões , atividades de grupo e questionários


Ferramentas e recursos:

Excel

Projetor

Computador com acesso à internet

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

sala de aula disposta em U

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)