>
Ensino Secundário
Paula Silva / 10-07-2024
Descrição / Síntese:
A União Europeia enfrenta vários desafios contemporâneos, como a crise económica resultante da pandemia do Covid-19 , migrações, mudanças climáticas, o Brexit, e tensões nas políticas internas entre outros . Este cenário de aprendizagem visa captar o interesse dos alunos sobre estes temas e entender como percebem o papel da U E e problematizar questões, mobilizar conhecimentos e desenvolverem competências. Devem , assim, explorar documentos, notícias , opiniões dos cidadãos portugueses sobre a União Europeia (UE) neste tempo de incertezas, como crises económicas, políticas, sociais e de saúde.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Economia ; Educação para a Cidadania ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Apresentar aos alunos a situação atual da União Europeia e os desafios que enfrenta na atualidade através de uma palestra inical com um ou mais especialistas em estudos europeus , seguida de uma apresentação de multimédia.
https://www.youtube.com/watch?v=9z6adT7Xvgs
Ferramentas e recursos:
Expert /especialista(s)
Video
Computador
Projetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Auditório da Escola
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Divisão da turma em grupos . Cada grupo irá receber um subtema para analisar e apresentar posteriormente as suas conclusões à turma.
Temas a desenvolver:
Desafios económicos : Impacto do Covid e medidas de recuperação; Consequências económicas do Brexit para a UE; Políticas de Austeridade versus políticas de estímulo ao Crescimento, Impacto da guerra Russia – Ucrânia na UE
Desafios Sociais e Culturais: Migrações e Refugiados ; Direitos humanos; Diversidade Cultural
Desafios Ambientais e Tecnológicos : Mudanças Climáticas; Transição Energética; Inovação e Digitalização
Relações Externas e Geopolítica: Política Externa e de Segurança ; Relações com Potências Globais; Conflitos Regionais.
Ferramentas e recursos:
Artigos académicos, relatórios da Comissão da UE, videos,
Computadores, acesso à internet
Classroom da turma com os materiais de suporte à realização da atividade: guião do trabalho a realizar, links de sites, artigos da especialidade, rubrica de desempenho dos alunos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula, com o mobiliário organizado para trabalho em grupo.
Fora da sala de aula /Biblioteca Escolar/ em casa/…
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência
Descrição da atividade:
Cada grupo têm de apresentar os resultados do seu projeto de grupo numa mini-conferência. O professor pede aos alunos que assumam o papel de economistas. Cada grupo comunica as suas descobertas, identifica aspetos que mais os surpreenderam, e acerca dos quais gostavam de saber mais.
Ferramentas e recursos:
Computador, Projetor, Tela, Acesso à internet e outros recursos /ferramentas utilizadas pelo grupo na apresentação ( exºs:Canva, Prezi,Google slides, PowerPoint entre outros)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula, com o mobiliário organizado para trabalho em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha
Descrição da atividade:
Workshop colaborativo onde os alunos desenvolvem propostas concretas para a UE. As propostas devem focar em:
- Melhoria da comunicação e transparência das instituições europeias.
- Fortalecimento das políticas de coesão económica e social.
- Estratégias para enfrentar crises sanitárias e económicas.
- Iniciativas para promover a integração e solidariedade entre Estados-membros.
Ferramentas e recursos:
As ferramentas que os alunos tenham selecionado
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula organizada em U
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Sessão plenária onde os alunos apresentam as suas propostas. Um painel de avaliação, composto por especialistas e representantes da comunidade, fornece feedback e discute a viabilidade das ideias apresentadas
Ferramentas e recursos:
Videos, computador comacesso à internet , projetor,
e outras ferramentas selecionadas pelos alunos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Biblioteca Escolar
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
Sessão de encerramento com reflexão sobre o impacto do cenário de aprendizagem e como os participantes podem continuar a contribuir para o diálogo sobre a UE e Portugal através da realização de um questionário on-line para verificar a compreensão (Verdadeiro/Falso, múltipla escolha, correspondência etc.). Tanto os alunos como o professor recebem feedback imediato. Dependendo de aplicação usada, (com perguntas exibidas no ecrã principal ou apenas nos dispositivos dos alunos), o professor pode fornecer feedback geral para toda a turma ou os alunos podem trabalhar independentemente com o feedback fornecido nos seus ecrãs.
Ferramentas e recursos:
Google forms
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
É realizada a autoavaliação e a heteroavaliação de todo o trabalho elaborado nomeadamente, trabalhos escritos, apresentações dos trabalhos, participação e colaboração em debates, discussões , atividades de grupo e questionários
Ferramentas e recursos:
Excel
Projetor
Computador com acesso à internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
sala de aula disposta em U
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)