Lista de Cenários de Aprendizagem

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 400 minutos

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Jogo de tabuleiro ” A romanização na Península Ibérica”

Ensino Secundário

Ana Alexandre / 09-07-2024


Descrição / Síntese:

A atividade destina-se a alunos do 1º ano do curso profissional de Técnico de Design Gráfico. Deste modo, faz todo o sentido um ensino prático, onde os alunos desde cedo, são confrontados com exigências científicas, mas também exigências práticas, onde lhes serão pedidos, no futuro, grande adaptabilidade e inovação criativa, bem como grandes níveis de empatia, pois terão de se moldar e compreender o futuro cliente e as propostas requeridas por este.
Outro dos objetivos deste cenário, foi proporcionar aos alunos a noção de interdisciplinaridade, ou seja, como integrar a formação porporcionada por três disciplinas de modo a que a conjugação das três áreas do saber resulte num trabalho final.
Outras das intencionalidades do trabalho proposto aos alunos, foi proporcionar-lhes a experiência do resultado do trabalho final, pois este seria entregue às salas do 4º ano do 1º ciclo do agrupamento, entrega essa feita pelos autores dos jogos e que resultaria numa aula destinada à gamificação entre os alunos do secundário e os do 1º ciclo.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; História ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Explicar a relevância do Direito Romano e do Latim na construção e manutenção do Império Romano.
> Relacionar a monumentalidade da arquitetura e do urbanismo romanos com a expansão imperial, identificando tipologias dos edifícios públicos
> Conceber e maquetizar objetos gráficos, digitais, utilizando meios eletrónicos e manuais, segundo a metodologia projetual
> Processar imagens, formas (estáticas ou em movimento) e textos (escritos ou oralizados) através de processos manuais e eletrónicos para meios diversificados de comunicação
> Desenvolver técnicas de desenho e ilustração
> Selecionar instrumentos, materiais e suportes para a conceção dos diferentes objetos gráficos
> Competência da escrita que inclua obrigatoriamente saber escrever sínteses, exposições sobre um tema e apreciações críticas
> Competência gramatical por meio de um conhecimento explícito sistematizado sobre aspetos essenciais dos diversos planos (fonológico, morfológico, das classes de palavras, sintático, semântico e textual-discursivo) da língua

Atividades a desenvolver

〉Criação400 MINUTOS
Jogo de tabuleiro sobre a romanização da Península Ibérica

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos organizados em pares,  visualizaram vídeos selecionados pela professora, relacionados com a romanização da Península Ibérica. Daí, retiraram informação relevante, escolheram um subtema, e elaboraram uma infografia sobre o tema escolhido para posterior apresentação à turma.  Nessa infografia, elaborada com recurso à aplicação CANVA,  constaram dados como: identificação do tema escolhido, data e localização (para testemunhos materiais), relevância e legado. Após a apresentação à turma, os alunos foram organizados em 4 grupos de 4 elementos, começando a elaborar questões sobre a presença dos romanos na Península Ibérica. Para a prossecução desta parte do trabalho, os alunos pesquisaram por grupo, qual o grau de complexidade e linguagem utilizada no 4º ano do 1º ciclo, bem como das aprendizagens essenciais para este nível etário, pois o trabalho final destinava-se a ser apresentado a este público. 

Na disciplina de DGV, os mesmos grupos de alunos elaboraram maquetes  de jogos de tabuleiros e produziram imagens relacionadas com as questãos que iriam  constar no jogo, realizando ainda os cartões com as perguntas e respostas respetivas.

Na disciplina de Português, os grupos de alunos, com a ajuda do professor, compuseram  o conjunto de regras para cada jogo, verificando ainda a correção ortográfica e linguística de cada questão. 

No dia agendado com a coordenadora do 1º ciclo, os alunos do 1ºJ, deslocaram-se às 4 salas do 4º ano de escolaridade, apresentaram-se, bem como à sua atividade e interagiram com os alunos do4º ano, organizando um jogo por sala. 


Ferramentas e recursos:

Canva, cartão, cartolina, tesoura, lápis, computador, projetor, vídeos educativos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 400 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula das diferentes disciplinas envolvidas

Biblioteca escolar

Salas de aula das turmas do 4º ano

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)