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Ensino Secundário
Ana Alexandre / 09-07-2024
Descrição / Síntese:
A atividade destina-se a alunos do 1º ano do curso profissional de Técnico de Design Gráfico. Deste modo, faz todo o sentido um ensino prático, onde os alunos desde cedo, são confrontados com exigências científicas, mas também exigências práticas, onde lhes serão pedidos, no futuro, grande adaptabilidade e inovação criativa, bem como grandes níveis de empatia, pois terão de se moldar e compreender o futuro cliente e as propostas requeridas por este.
Outro dos objetivos deste cenário, foi proporcionar aos alunos a noção de interdisciplinaridade, ou seja, como integrar a formação porporcionada por três disciplinas de modo a que a conjugação das três áreas do saber resulte num trabalho final.
Outras das intencionalidades do trabalho proposto aos alunos, foi proporcionar-lhes a experiência do resultado do trabalho final, pois este seria entregue às salas do 4º ano do 1º ciclo do agrupamento, entrega essa feita pelos autores dos jogos e que resultaria numa aula destinada à gamificação entre os alunos do secundário e os do 1º ciclo.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; História ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos organizados em pares, visualizaram vídeos selecionados pela professora, relacionados com a romanização da Península Ibérica. Daí, retiraram informação relevante, escolheram um subtema, e elaboraram uma infografia sobre o tema escolhido para posterior apresentação à turma. Nessa infografia, elaborada com recurso à aplicação CANVA, constaram dados como: identificação do tema escolhido, data e localização (para testemunhos materiais), relevância e legado. Após a apresentação à turma, os alunos foram organizados em 4 grupos de 4 elementos, começando a elaborar questões sobre a presença dos romanos na Península Ibérica. Para a prossecução desta parte do trabalho, os alunos pesquisaram por grupo, qual o grau de complexidade e linguagem utilizada no 4º ano do 1º ciclo, bem como das aprendizagens essenciais para este nível etário, pois o trabalho final destinava-se a ser apresentado a este público.
Na disciplina de DGV, os mesmos grupos de alunos elaboraram maquetes de jogos de tabuleiros e produziram imagens relacionadas com as questãos que iriam constar no jogo, realizando ainda os cartões com as perguntas e respostas respetivas.
Na disciplina de Português, os grupos de alunos, com a ajuda do professor, compuseram o conjunto de regras para cada jogo, verificando ainda a correção ortográfica e linguística de cada questão.
No dia agendado com a coordenadora do 1º ciclo, os alunos do 1ºJ, deslocaram-se às 4 salas do 4º ano de escolaridade, apresentaram-se, bem como à sua atividade e interagiram com os alunos do4º ano, organizando um jogo por sala.
Ferramentas e recursos:
Canva, cartão, cartolina, tesoura, lápis, computador, projetor, vídeos educativos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 400 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula das diferentes disciplinas envolvidas
Biblioteca escolar
Salas de aula das turmas do 4º ano
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)