Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 450 minutos

>

Galeria das perspetivas do desenvolvimento humano

Ensino Secundário

Goreti Gomes / 10-07-2024


Descrição / Síntese:

Este cenário de aprendizagem foi pensado para uma turma de 28 alunos do 12.º ano na disciplina de Psicologia B e tem como objetivo a compreensão e exploração das diferentes perspetivas do desenvolvimento humano. Perpetivas estruturantes a trabalhar e exemplos de autores relevantes: Evolucionismo Darwin], psicanalíticas [Freud, Erikson], behavioristas [Skinner, Bandura], humanistas [Rogers], maturacionistas [Gesell], psicossociais [Wallon], cognitivistas e construcionistas [Piaget, Vygotsky], etológicas [Harlow, Bolwlby], bioecológica [Bronfenbrenner], life-span [Paul Bates].
Foi desenvolvido para ser implementado ao longo de nove aulas( 450 minutos no total), o plano inclui atividades que incentivam a investigação, criação de conteúdos, a apresentação, a partilha e autoavaliação.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Psicologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Analisar os traços fundamentais de cada perspetiva estudada, na medida em que cada uma delas tem implícita uma conceção de ser humano.
> As ideias fundamentais a trabalhar são: 1) todos os domínios do desenvolvimento estão inter relacionados; 2) o desenvolvimento normal inclui uma vasta gama de diferenças individuais; 3) as pessoas ajudam a moldar o seu próprio desenvolvimento e influenciam o comportamento dos outros em relação a elas; 4) os contextos histórico e cultural influenciam fortemente o desenvolvimento; 5) a experiência inicial é importante, mas as pessoas podem ser resilientes; 6) o desenvolvimento desenrola-se por toda a vida.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação50 MINUTOS
“Check-In”

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras


Descrição da atividade:

A docente introduz o tema e explica a tarefa. A tarefa consiste na realização de um exercício de Nuvem de palavras, onde os alunos associarão palavras ao vocábulo Ser Humano. Esta atividade também vai definir o tema de pesquisa para o trabalho de cada grupo e ajudará na formação dos mesmos. Os alunos devem fazer o registo das palavras no caderno diário assim como do tema a pesquisar e constituição do seu grupo. 

 


Ferramentas e recursos:

Os recursos a utilizar são o caderno diário e a ferramenta Mentimeter

(https://www.menti.com/algndyodkyxi)

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estão sentados no seu lugar habitual dentro da sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação150 MINUTOS
” Um por todos e todos por um”

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

Os alunos em grupo realizarão o seu trabalho de pesquisa sobre o tema determinado na aula anterior. Para a realização do trabalho os alunos devem aceder ao classroom e consultar o guião, onde constam os objetivos, tópicos a desenvolver, forma de apresentação do trabalho, assim como a rubrica para avaliação do mesmo. Cada grupo deverá criar um Poster digital com imagens e os tópicos mais importantes do seu tema. Finalizado o seu trabalho devem enviar para a professora (Padlet),para esta os  analisar e colocar na galeria virtual criada no Genially. Os alunos devem imprimir os posters para a atividade de apresentação na sala de aula.


Ferramentas e recursos:

Os recursos são: caderno diário, manual da disciplina, lápis, caneta, computador, internet.

Ferramentas: Canva, Padlet, Classroom, Genially

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estão organizados em grupo dentro da sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha200 MINUTOS
“Viagem em grupo pelas perspetivas do desenvolvimento humano”

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

Antes da apresentação dos trabalhos através da galeria virtual criada no Genially(template interative gallery), cada grupo irá afixar na sala de aula o seu poster e todos os grupos farão uma viagem pela exposição onde poderão deixar post-its com as suas dúvidas ou questões . Durante a apresentação da galeria virtual cada grupo apresentará o seu tema e responderá às questões e dúvidas colocadas nos post-its.


Ferramentas e recursos:

Recursos: fita cola, post-its, computador, projetor, internet.

Ferramentas: Genially


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Formação de grupos ao centro deixando espaço para circular dentro da sala.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno50 MINUTOS
“Como avalio o meu trabalho”

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Os alunos decidem em grupo a autoavaliação do seu trabalho. De seguida individualmente preenchem um formulário.


Ferramentas e recursos:

Rubrica de avaliação

Formulário do Google Forms


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A sala está organizada em grupos de trabalho.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Rubrica-de-avaliacao-Cenario-de-aprendizagem.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)