>
Ensino Secundário
Goreti Gomes / 10-07-2024
Descrição / Síntese:
Este cenário de aprendizagem foi pensado para uma turma de 28 alunos do 12.º ano na disciplina de Psicologia B e tem como objetivo a compreensão e exploração das diferentes perspetivas do desenvolvimento humano. Perpetivas estruturantes a trabalhar e exemplos de autores relevantes: Evolucionismo Darwin], psicanalíticas [Freud, Erikson], behavioristas [Skinner, Bandura], humanistas [Rogers], maturacionistas [Gesell], psicossociais [Wallon], cognitivistas e construcionistas [Piaget, Vygotsky], etológicas [Harlow, Bolwlby], bioecológica [Bronfenbrenner], life-span [Paul Bates].
Foi desenvolvido para ser implementado ao longo de nove aulas( 450 minutos no total), o plano inclui atividades que incentivam a investigação, criação de conteúdos, a apresentação, a partilha e autoavaliação.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Psicologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras
Descrição da atividade:
A docente introduz o tema e explica a tarefa. A tarefa consiste na realização de um exercício de Nuvem de palavras, onde os alunos associarão palavras ao vocábulo Ser Humano. Esta atividade também vai definir o tema de pesquisa para o trabalho de cada grupo e ajudará na formação dos mesmos. Os alunos devem fazer o registo das palavras no caderno diário assim como do tema a pesquisar e constituição do seu grupo.
Ferramentas e recursos:
Os recursos a utilizar são o caderno diário e a ferramenta Mentimeter
(https://www.menti.com/algndyodkyxi)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estão sentados no seu lugar habitual dentro da sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia
Descrição da atividade:
Os alunos em grupo realizarão o seu trabalho de pesquisa sobre o tema determinado na aula anterior. Para a realização do trabalho os alunos devem aceder ao classroom e consultar o guião, onde constam os objetivos, tópicos a desenvolver, forma de apresentação do trabalho, assim como a rubrica para avaliação do mesmo. Cada grupo deverá criar um Poster digital com imagens e os tópicos mais importantes do seu tema. Finalizado o seu trabalho devem enviar para a professora (Padlet),para esta os analisar e colocar na galeria virtual criada no Genially. Os alunos devem imprimir os posters para a atividade de apresentação na sala de aula.
Ferramentas e recursos:
Os recursos são: caderno diário, manual da disciplina, lápis, caneta, computador, internet.
Ferramentas: Canva, Padlet, Classroom, Genially
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estão organizados em grupo dentro da sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
Antes da apresentação dos trabalhos através da galeria virtual criada no Genially(template interative gallery), cada grupo irá afixar na sala de aula o seu poster e todos os grupos farão uma viagem pela exposição onde poderão deixar post-its com as suas dúvidas ou questões . Durante a apresentação da galeria virtual cada grupo apresentará o seu tema e responderá às questões e dúvidas colocadas nos post-its.
Ferramentas e recursos:
Recursos: fita cola, post-its, computador, projetor, internet.
Ferramentas: Genially
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Formação de grupos ao centro deixando espaço para circular dentro da sala.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
Os alunos decidem em grupo a autoavaliação do seu trabalho. De seguida individualmente preenchem um formulário.
Ferramentas e recursos:
Rubrica de avaliação
Formulário do Google Forms
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala está organizada em grupos de trabalho.
Ficheiros de Apoio (anexos):
Rubrica-de-avaliacao-Cenario-de-aprendizagem.pdf
(campo opcional – poderá estar vazio)