>
1º Ciclo
Eulália Abreu / 09-07-2024
Descrição / Síntese:
Pesquisa orientada sobre os tipos de solo.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Estudo do Meio ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Discussão/debate com os alunos acerca dos solos para verificar conhecimentos/informação que os alunos já possam ter acerca da temática.
Nuvem de palavras.
Ferramentas e recursos:
Computador, quadro interativo.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
5 grupos de 4 alunos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Individualmente, os alunos pesquisam sobre os tipos de solo e respetivas características, no manual de estudo do meio.
Ferramentas e recursos:
Manual de Estudo do meio, caderno, lápis, borracha.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
5 grupos de 4 alunos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Cada grupo distribui as tarefas entre os elementos que o constituem.
Partilham as informações recolhidas individualmente acerca dos tipos de solo; selecionam as informações e complementam com pesquisa na internet.
Iniciam um Google Slide por grupo com toda a informação recolhida (texto, imagens e vídeos).
Ferramentas e recursos:
Computador, caderno, manual de Estudo do Meio.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Google Slides
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
Cada grupo partilha com a restante turma o seu trabalho, projetando-o e expondo as suas aprendizagens.
A turma tem liberdade para colocar questões e fazer reparos construtivos às apresentações dos colegas (heteroavaliação).
Ferramentas e recursos:
Computador, quadro interativo.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Google Slides produzido por cada grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
Quiz realizado pela professora.
Posteriormente, os alunos preenchem um documento de autoavaliação e avaliam-se de acordo com os critérios fornecidos.
Ferramentas e recursos:
Worksheets.ai, computadores, caneta, documento de autoavaliação.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Quiz.
Documento facultado pela professora.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)