Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 150 minutos

>

Tipos de solo

1º Ciclo

Eulália Abreu / 09-07-2024


Descrição / Síntese:

Pesquisa orientada sobre os tipos de solo.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Descrever diversos tipos de solo da sua região (áreas agrícolas, florestais, industriais ou turísticas), comparando com os de outras regiões.
> Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicá-los, reconhecendo como se constrói o conhecimento.
> Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa online.
> Analisar a qualidade da informação recolhida.
> Educação ambiental.
> Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação15 MINUTOS
O que é o solo? – Debate

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Discussão/debate com os alunos acerca dos solos para verificar conhecimentos/informação que os alunos já possam ter acerca da temática. 

Nuvem de palavras.


Ferramentas e recursos:

Computador, quadro interativo.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

5 grupos de 4 alunos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa30 MINUTOS
Tipos de solo – Pesquisa

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Individualmente, os alunos pesquisam sobre os tipos de solo e respetivas características, no manual de estudo do meio.

 

 

 


Ferramentas e recursos:

Manual de Estudo do meio, caderno, lápis, borracha.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

5 grupos de 4 alunos.

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação60 MINUTOS
Tipos de solo – Google Slides

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Cada grupo distribui as tarefas entre os elementos que o constituem.

Partilham as informações recolhidas individualmente acerca dos tipos de solo; selecionam as informações e complementam com pesquisa na internet.

Iniciam um Google Slide por grupo com toda a informação recolhida (texto, imagens e vídeos).

 


Ferramentas e recursos:

Computador, caderno, manual de Estudo do Meio.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Google Slides

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha30 MINUTOS
Tipos de solo – Apresentação dos trabalhos

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

Cada grupo partilha com a restante turma o seu trabalho, projetando-o e expondo as suas aprendizagens.

A turma tem liberdade para colocar questões e fazer reparos construtivos às apresentações dos colegas (heteroavaliação).


Ferramentas e recursos:

Computador, quadro interativo.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Google Slides produzido por cada grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno15 MINUTOS
Auto e heteroavaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

Quiz realizado pela professora.

Posteriormente, os alunos preenchem um documento de autoavaliação e avaliam-se de acordo com os critérios fornecidos.


Ferramentas e recursos:

Worksheets.ai, computadores, caneta, documento de autoavaliação.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Quiz.

Documento facultado pela professora.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top