>
3º Ciclo
Hugo Barbosa / 15-07-2024
Descrição / Síntese:
Neste cenário, os alunos serão orientados para a recolha de informação sobre a História dos Direitos Humanos e atentados à dignidade.
Encontrar um definição concreta de Direitos e Dignidade.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; História ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Partilha de um vídeo sobre os direitos humanos.
Os alunos, sob a orientação do professor irão realizar pesquisas sobre a História dos Direitos humanos, sobre a Dignidade Humana e Liberdade.
Após conclusão da pesquisa serão orientados para a elaboração de cartazes, com um template, previamente definido pelo professor, para que a exposição final siga um padrão único. Neste processo, será disponibilizado um modelo no canva.
Ferramentas e recursos:
https://www.youtube.com/watch?v=lqVSEKdQ7oE&ab_channel=EditoraContexto
Computador; Internet; Canva
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
Criação de uma exposição com os cartazes elaborados na atividade anterior e onde os alunos terão de apresentar cada cartaz aos visitantes da exposição.
Ferramentas e recursos:
Cartazes e material necessário para a realização da exposição.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A biblioteca escolar teria que ser adaptada para um espaço de galeria/sala de exposições.
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
A avaliação será realizada com recurso ao forms, onde estará disponível um conjunto de elementos a avaliar tendo em conta todo o trabalho desenvolvido.
Ferramentas e recursos:
Computador e forms.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Realização da avaliação através do forms.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)