Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 215 minutos

>

Direitos Humanos e Dignidade

3º Ciclo

Hugo Barbosa / 15-07-2024


Descrição / Síntese:

Neste cenário, os alunos serão orientados para a recolha de informação sobre a História dos Direitos Humanos e atentados à dignidade.
Encontrar um definição concreta de Direitos e Dignidade.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; História ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Reconhecer a importância dos valores da dignidade, liberdade e de cidadania para a formação de uma consciência cívica e de uma intervenção responsável na sociedade democrática.
> Compreender os conceitos de Liberdade e Dignidade.
> Compreender a necessidade das fontes históricas para a produção de conhecimento.
> Relacionar sempre que possível as aprendizagens de EMR Católica com os dados das outras ciências, valorizando um Património de conhecimento comum que se reflete na história dos Povos e no uso dos Valores nas relações humanas.
> Promover o respeito pela multiculturalidade, o reconhecimento e valorização da diversidade, as interações entre diferentes culturas, a justiça, a igualdade e equidade.

Atividades a desenvolver

〉Apresentação e Partilha100 MINUTOS
Direitos humanos e Dignidade

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Partilha de um vídeo sobre os direitos humanos.

Os alunos, sob a orientação do professor irão realizar pesquisas sobre a História dos Direitos humanos, sobre a Dignidade Humana e Liberdade.

Após conclusão da pesquisa serão orientados para a elaboração de cartazes, com um template, previamente definido pelo professor, para que a exposição final siga um padrão único. Neste processo, será disponibilizado um modelo no canva.


Ferramentas e recursos:

https://www.youtube.com/watch?v=lqVSEKdQ7oE&ab_channel=EditoraContexto

Computador; Internet; Canva


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha100 MINUTOS
O Sol nasces para todos

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

Criação de uma exposição com os cartazes elaborados na atividade anterior e onde os alunos terão de apresentar cada cartaz aos visitantes da exposição.


Ferramentas e recursos:

Cartazes e material necessário para a realização da exposição.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A biblioteca escolar teria que ser adaptada para um espaço de galeria/sala de exposições.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno15 MINUTOS
Avaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

A avaliação será realizada com recurso ao forms, onde estará disponível um conjunto de elementos a avaliar tendo em conta todo o trabalho desenvolvido.


Ferramentas e recursos:

Computador e forms.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Realização da avaliação através do forms.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top