>
2º Ciclo
Orlanda Lourenco / 13-07-2024
Descrição / Síntese:
Com este Cenário de Aprendizagem pretende-se promover a articulação disciplinar entre as disciplinas de Ciências Naturais e Matemática do 5.º ano e desenvolver competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Os alunos são envolvidos na realização de atividades que despertam a curiosidade e permitem a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e capacidades associados aos conteúdos de aprendizagem.
O tema integrador é a Água e a partir deste tema pretende-se que os alunos resolvam problemas, argumentem, comuniquem e desenvolvam a capacidade de compreender e de produzir informação estatística. Na era digital e na sociedade de informação em que vivemos, desenvolver competências na área da literacia digital, em que os recursos digitais são imensos, é muito importante que os alunos adquiram a capacidade de selecionar aqueles que cumprem a função pretendida e que tenham origem em fontes fidedignas.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Matemática ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O objetivo é introduzir o tema “A importância da água” através de uma atividade de pesquisa que incentive os alunos a explorarem diversas fontes de informação e apresentem as suas descobertas. Os alunos são divididos em grupos e recebem diferentes tópicos relacionados com o tema para desenvolver a pesquisa e seleção de informação. Previamente é importante selecionar e preparar a lista de tópicos a abordar: ciclo da água; a água nos diferentes ecossistemas (florestas, desertos, oceanos); as funções da água nos organismos vivos e problemas de escassez de água e poluição da água.
A aula começa com uma breve explicação sobre a importância da água, indicando um conjunto de recursos e links que cada grupo de alunos irá explorar e aprofundar. Cada grupo é incentivado a explorar um tópico específico e a usar diferentes fontes de informação (livros, internet, artigos científicos, documentários) para essa pesquisa.
- https://pt.khanacademy.org/science/biology/ecology/intro-to-ecosystems/a/what-is-an-ecosystem
- https://youtu.be/WVhObQXBJxM?si=vscW1m3RvRBfxLxh
- https://www.epal.pt/EPAL/menu/epal/comunica%C3%A7%C3%A3o-ambiental/ciclo-da-%C3%A1gua
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_hidrol%C3%B3gico
- https://www.biologianet.com/ecologia/ecossistema.htm
Todos os progressos devem ser registados no mural “Padlet” da atividade, criado para o efeito.
Ferramentas e recursos:
Computadores; internet; Padlet; Teams
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
É importante criar um ambiente que promova a colaboração, comunicação e criatividade entre os alunos através de um design flexível, tecnológico e confortável, utilizando os recursos disponíveis, organizando as mesas em ilhas de forma a garantir o bom funcionamento em grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
A estratégia escolhida é uma abordagem dinâmica e interativa, que permite que os alunos explorem o trabalho dos diferentes grupos de maneira estruturada e envolvente. Logo após a conclusão das pesquisas, cada grupo deve preparar a sua apresentação acompanhada de uma breve explicação verbal para acompanhar as suas exposições. A sala deve ser organizada para que haja espaço suficiente para as apresentações dos grupos, dispondo as mesas e cadeiras para criar “estações” no espaço físico da sala de aula, onde cada grupo terá sua própria estação, na qual exibirá o trabalho desenvolvido.
Nesta estratégia a rotação e exploração, são fundamentais. Assim é fundamental dividir os alunos em dois subgrupos dentro de cada grupo original. Um subgrupo ficará na estação para explicar o trabalho, enquanto o outro visitará as exposições dos outros grupos, definindo um tempo (5 minutos) para que os visitantes explorem cada estação. Durante esse tempo, os alunos que estão com a tarefa de explicar devem responder a perguntas e fornecer mais informações sobre o seu tópico. Após o tempo definido, os alunos dos subgrupos trocam de papéis, os alunos que estavam a apresentar, visitam as outras estações e os restantes passam a apresentar. É importante que os alunos efetuem registos durante suas visitas, para anotar informações importantes, perguntas e observações sobre as apresentações dos colegas.
Após as apresentações, a turma participará numa discussão orientada pelo professor, que moderará a discussão, incentivando os alunos a fazer perguntas uns aos outros e a refletir sobre as informações apresentadas, produzindo uma reflexão conjunta.
Todos os progressos devem ser registados no mural “Padlet” da atividade, criado para o efeito.
Ferramentas e recursos:
Padlet, computador, Teams; relógio; espaço adequado para montar as estações de cada grupo
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
É importante criar um ambiente que promova a comunicação utilizando os recursos disponíveis, garantindo que todos tenham igual acesso à comunicação.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Para aprofundar os conhecimentos abordados e tornar o processo ainda mais interativo, cada grupo desenvolve um jogo educativo baseado no tópico que pesquisaram, onde os jogadores respondem a perguntas num quiz, tipo Kahoot, ou outro, sobre: as diferentes etapas do ciclo da água; como a água influencia os diferentes ecossistemas como florestas, desertos e oceanos; as funções da água nos organismos vivos e sobre os problemas de escassez de água e poluição e as estratégias para resolver esses problemas. Após conclusão e testagem, cada grupo apresenta o seu quiz à turma, explicando brevemente o tópico e a importância do jogo, dando oportunidade aos colegas de jogarem os quizzes uns dos outros, respondendo às perguntas em tempo real. É importante utilizar o feedback para discutir as respostas e esclarecer quaisquer dúvidas.
Todos os progressos devem ser registados no mural (Padlet) da atividade, criado para o efeito.
Ferramentas e recursos:
Computador; smartphone; Kahoot! Quizizz; espaço adequado para trabalho em grupo; Padlet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
É importante criar um ambiente que promova a colaboração, comunicação e criatividade entre os alunos através de um design flexível, tecnológico e confortável, utilizando os recursos disponíveis, organizando as mesas em ilhas de forma a garantir o bom funcionamento em grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia
Descrição da atividade:
Com base nas pesquisas anteriores e na recolha de dados efetuada sobre os diferentes tópicos, cada grupo, utilizando as ferramentas digitais organiza os dados recolhidos em tabelas e gráficos para criação de infográficos.
Tópico 1: Ciclo da Água
- Dados recolhidos: Percentagens de água na atmosfera, tempo médio de permanência da água em cada etapa do ciclo (ex.: quanto tempo a água permanece como vapor, como líquido em rios, etc.).
- Elementos para produção do Infográfico: Diagramas que ilustram o ciclo da água; gráficos circulares e de barra com as estatísticas recolhidas; breves explicações textuais de cada etapa do ciclo da água.
Tópico 2: A Água nos Diferentes Ecossistemas
- Dados recolhidos: Distribuição da água nos diferentes ecossistemas, impacto da água na biodiversidade de cada ecossistema.
- Produção do Infográfico: Mapas e imagens dos diferentes ecossistemas, gráficos de barras e de dispersão com dados relevantes e explicações textuais sobre o papel da água em cada ecossistema.
Tópico 3: As Funções da Água nos Organismos Vivos
- Dados recolhidos: Percentagem de água em diferentes organismos (plantas, animais, humanos), funções da água nos processos biológicos.
- Produção do Infográfico: Diagramas dos organismos com percentagens de água, gráficos circulares e de barras ilustrando os dados e textos explicativos sobre a importância da água nos processos biológicos.
Tópico 4: Problemas de Escassez de Água e Poluição da Água
- Dados recolhidos: Níveis de poluição da água em diferentes regiões, impactos da escassez de água, soluções adotadas para resolver esses problemas.
- Produção do Infográfico: Mapas mostrando regiões afetadas pela escassez e poluição, gráficos de barras e de linha com as estatísticas recolhidas e textos explicativos sobre as causas, consequências e soluções para esses problemas.
Ferramentas e recursos:
Computador, Teams, Microsoft Excel; Canva
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
É importante criar um ambiente que promova a colaboração, comunicação e criatividade entre os alunos através de um design flexível, tecnológico e confortável, utilizando os recursos disponíveis, organizando as mesas em ilhas de forma a garantir o bom funcionamento em grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Os alunos e professores convidam pais e encarregados de educação para apresentarem os seus trabalhos e projetos desenvolvidos. A apresentação a um público externo implica o desenvolvimento de competências de comunicação, capacidade de debate e responsabilidade sobre o conteúdo a transmitir. Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar os seus jogos, gráficos e/ou tabelas. As apresentações devem ser organizadas de forma a mostrar todo o trabalho desenvolvido durante o projeto.
Os trabalhos serão avaliados com base em critérios previamente estabelecidos pelo professor, como clareza, criatividade, precisão e colaboração. No final os alunos realizam a autoavaliação e hetero avaliação, refletindo sobre seu próprio desempenho e avaliando o trabalho dos colegas utilizando formulários de autoavaliação e de avaliação dos pares, os alunos darão suas opiniões sobre o processo e os resultados.
Ferramentas e recursos:
Computador, vídeo projetor, Teams, Microsoft Excel; Canva
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Organização do espaço em grande grupo com um espaço frontal para as apresentações
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)