Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 400 minutos

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A água em Números: Explorar a Vida e os Dados

2º Ciclo

Orlanda Lourenco / 13-07-2024


Descrição / Síntese:

Com este Cenário de Aprendizagem pretende-se promover a articulação disciplinar entre as disciplinas de Ciências Naturais e Matemática do 5.º ano e desenvolver competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Os alunos são envolvidos na realização de atividades que despertam a curiosidade e permitem a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e capacidades associados aos conteúdos de aprendizagem.
O tema integrador é a Água e a partir deste tema pretende-se que os alunos resolvam problemas, argumentem, comuniquem e desenvolvam a capacidade de compreender e de produzir informação estatística. Na era digital e na sociedade de informação em que vivemos, desenvolver competências na área da literacia digital, em que os recursos digitais são imensos, é muito importante que os alunos adquiram a capacidade de selecionar aqueles que cumprem a função pretendida e que tenham origem em fontes fidedignas.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Matemática ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Relacionar a existência de vida na Terra com algumas características do planeta (água líquida, atmosfera adequada e temperatura amena).
> Interpretar informação diversificada sobre a disponibilidade e a circulação de água na Terra.
> Identificar as propriedades da água, relacionando-a com a função da água nos seres vivos.
> Discutir a importância da gestão sustentável da água ao nível da sua utilização, exploração e proteção, com exemplos locais, regionais, nacionais ou locais.
> Resolver problemas envolvendo a organização e tratamento de dados em contextos variados e utilizar medidas estatísticas para os interpretar e tomar decisões.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa100 MINUTOS
Por que é que a água é importante?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O objetivo é introduzir o tema “A importância da água” através de uma atividade de pesquisa que incentive os alunos a explorarem diversas fontes de informação e apresentem as suas descobertas. Os alunos são divididos em grupos e recebem diferentes tópicos relacionados com o tema para desenvolver a pesquisa e seleção de informação. Previamente é importante selecionar e preparar a lista de tópicos a abordar: ciclo da água; a água nos diferentes ecossistemas (florestas, desertos, oceanos); as funções da água nos organismos vivos e problemas de escassez de água e poluição da água.

A aula começa com uma breve explicação sobre a importância da água, indicando um conjunto de recursos e links que cada grupo de alunos irá explorar e  aprofundar. Cada grupo é incentivado a explorar um tópico específico e a usar diferentes fontes de informação (livros, internet, artigos científicos, documentários) para essa pesquisa.

Todos os progressos devem ser registados no mural “Padlet” da atividade, criado para o efeito.


Ferramentas e recursos:

Computadores; internet; Padlet; Teams


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

É importante criar um ambiente que promova a colaboração, comunicação e criatividade entre os alunos através de um design flexível, tecnológico e confortável, utilizando os recursos disponíveis, organizando as mesas em ilhas de forma a garantir o bom funcionamento em grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão50 MINUTOS
Vamos debater!

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

A estratégia escolhida é uma abordagem dinâmica e interativa, que permite que os alunos explorem o trabalho dos diferentes grupos de maneira estruturada e envolvente. Logo após a conclusão das pesquisas, cada grupo deve preparar a sua apresentação acompanhada de uma breve explicação verbal para acompanhar as suas exposições. A sala deve ser organizada para que haja espaço suficiente para as apresentações dos grupos, dispondo as mesas e cadeiras para criar “estações” no espaço físico da sala de aula, onde cada grupo terá sua própria estação, na qual exibirá o trabalho desenvolvido.

Nesta estratégia a rotação e exploração, são fundamentais. Assim é fundamental dividir os alunos em dois subgrupos dentro de cada grupo original. Um subgrupo ficará na estação para explicar o trabalho, enquanto o outro visitará as exposições dos outros grupos, definindo um tempo (5 minutos) para que os visitantes explorem cada estação. Durante esse tempo, os alunos que estão com a tarefa de explicar devem responder a perguntas e fornecer mais informações sobre o seu tópico. Após o tempo definido, os alunos dos subgrupos trocam de papéis, os alunos que estavam a apresentar, visitam as outras estações e os restantes passam a apresentar. É importante que os alunos efetuem registos durante suas visitas, para anotar informações importantes, perguntas e observações sobre as apresentações dos colegas.

Após as apresentações, a turma participará numa discussão orientada pelo professor, que moderará a discussão, incentivando os alunos a fazer perguntas uns aos outros e a refletir sobre as informações apresentadas, produzindo uma reflexão conjunta.

Todos os progressos devem ser registados no mural “Padlet” da atividade, criado para o efeito.


Ferramentas e recursos:

Padlet, computador, Teams; relógio; espaço adequado para montar as estações de cada grupo


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

É importante criar um ambiente que promova a comunicação utilizando os recursos disponíveis, garantindo que todos tenham igual acesso à comunicação.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação100 MINUTOS
Jogos Educativos

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Para aprofundar os conhecimentos abordados e tornar o processo ainda mais interativo, cada grupo desenvolve um jogo educativo baseado no tópico que pesquisaram, onde os jogadores respondem a perguntas num quiz, tipo Kahoot, ou outro, sobre: as diferentes etapas do ciclo da água; como a água influencia os diferentes ecossistemas como florestas, desertos e oceanos; as funções da água nos organismos vivos e sobre os problemas de escassez de água e poluição e as estratégias para resolver esses problemas. Após conclusão e testagem, cada grupo apresenta o seu quiz à turma, explicando brevemente o tópico e a importância do jogo, dando oportunidade aos colegas de jogarem os quizzes uns dos outros, respondendo às perguntas em tempo real. É importante utilizar o feedback para discutir as respostas e esclarecer quaisquer dúvidas.

Todos os progressos devem ser registados no mural (Padlet) da atividade, criado para o efeito.


Ferramentas e recursos:

Computador; smartphone; Kahoot! Quizizz; espaço adequado para trabalho em grupo; Padlet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

É importante criar um ambiente que promova a colaboração, comunicação e criatividade entre os alunos através de um design flexível, tecnológico e confortável, utilizando os recursos disponíveis, organizando as mesas em ilhas de forma a garantir o bom funcionamento em grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação50 MINUTOS
Uma questão de números

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

Com base nas pesquisas anteriores e na recolha de dados efetuada sobre os diferentes tópicos, cada grupo, utilizando as ferramentas digitais organiza os dados recolhidos em tabelas e gráficos para criação de infográficos.

Tópico 1: Ciclo da Água

  • Dados recolhidos: Percentagens de água na atmosfera, tempo médio de permanência da água em cada etapa do ciclo (ex.: quanto tempo a água permanece como vapor, como líquido em rios, etc.).
  • Elementos para produção do Infográfico: Diagramas que ilustram o ciclo da água; gráficos circulares e de barra com as estatísticas recolhidas; breves explicações textuais de cada etapa do ciclo da água.

Tópico 2: A Água nos Diferentes Ecossistemas

  • Dados recolhidos: Distribuição da água nos diferentes ecossistemas, impacto da água na biodiversidade de cada ecossistema.
  • Produção do Infográfico: Mapas e imagens dos diferentes ecossistemas, gráficos de barras e de dispersão com dados relevantes e explicações textuais sobre o papel da água em cada ecossistema.

Tópico 3: As Funções da Água nos Organismos Vivos

  • Dados recolhidos: Percentagem de água em diferentes organismos (plantas, animais, humanos), funções da água nos processos biológicos.
  • Produção do Infográfico: Diagramas dos organismos com percentagens de água, gráficos circulares e de barras ilustrando os dados e textos explicativos sobre a importância da água nos processos biológicos.

Tópico 4: Problemas de Escassez de Água e Poluição da Água

  • Dados recolhidos: Níveis de poluição da água em diferentes regiões, impactos da escassez de água, soluções adotadas para resolver esses problemas.
  • Produção do Infográfico: Mapas mostrando regiões afetadas pela escassez e poluição, gráficos de barras e de linha com as estatísticas recolhidas e textos explicativos sobre as causas, consequências e soluções para esses problemas.


Ferramentas e recursos:

Computador, Teams, Microsoft Excel; Canva


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

É importante criar um ambiente que promova a colaboração, comunicação e criatividade entre os alunos através de um design flexível, tecnológico e confortável, utilizando os recursos disponíveis, organizando as mesas em ilhas de forma a garantir o bom funcionamento em grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha100 MINUTOS
Apresentação dos projetos finais

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Os alunos e professores convidam pais e encarregados de educação para apresentarem os seus trabalhos e projetos desenvolvidos. A apresentação a um público externo implica o desenvolvimento de competências de comunicação, capacidade de debate e responsabilidade sobre o conteúdo a transmitir. Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar os seus jogos, gráficos e/ou tabelas. As apresentações devem ser  organizadas de forma a mostrar todo o trabalho desenvolvido durante o projeto.

Os trabalhos serão avaliados com base em critérios previamente estabelecidos pelo professor, como clareza, criatividade, precisão e colaboração.  No final os alunos realizam a autoavaliação e hetero avaliação, refletindo sobre seu próprio desempenho e avaliando o trabalho dos colegas utilizando formulários de autoavaliação e de avaliação dos pares, os alunos darão suas opiniões sobre o processo e os resultados.


Ferramentas e recursos:

Computador, vídeo projetor, Teams, Microsoft Excel; Canva


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Organização do espaço em grande grupo com um espaço frontal para as apresentações

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)