>
2º Ciclo
manuel Lourenço / 15-07-2024
Descrição / Síntese:
Este Cenário de Aprendizagem está pensado para uma turma de Ensino Básico de 6º ano com 19 alunos.
Os alunos serão encorajados a refletir sobre a importância das energias renováveis no contexto da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, levando os alunos a compreender a tecnologia necessária na produção e distribuição da energia. Os alunos reconhecem e valorizam as diferentes fontes de energias renováveis (eólica, geotérmica, solar, hídrica) e produzem podcast com diferentes temáticas dentro das “energias renováveis” criando oportunidades e divulgação e promoção de debate na Comunidade Educativa.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de interesses
Descrição da atividade:
A aula inicia-se com uma breve explicação sobre o que são energias renováveis, destacando a sua importância para o ambiente e para o futuro do nosso planeta, explicando que energias renováveis são aquelas obtidas de fontes naturais que se renovam constantemente, como a luz do sol, o vento, a água e a biomassa. Realização de um questionário de interesses, recorrendo a um Mentimeter no qual os alunos fornecem feedback sobre o seu nível de interesse neste tópico sugerido pelo professor. Podem avaliar e demonstrar o grau de interesse no mesmo.
Estrutura das temáticas a explorar:
- Grupo 1: Pesquisa sobre Energia Solar
- Grupo 2: Pesquisa sobre Energia Eólica
- Grupo 3: Pesquisa sobre Energia Hidroelétrica
- Grupo 4: Pesquisa sobre Biomassa
Cada grupo deve procurar responder às seguintes perguntas:
- O que é esta forma de energia?
- Como é obtida?
- Quais são as vantagens e desvantagens desta forma de energia?
- Exemplos de utilização desta energia em Portugal e no mundo.
Links para Pesquisa:
Energia Solar:
- https://www.dgeg.gov.pt/pt/areas-setoriais/energia/energias-renovaveis-e-sustentabilidade/energia-solar/
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_solar_em_Portugal
- https://noctula.pt/energia-solar/
- https://solvasto.pt/energia-solar-portugal/
Energia Eólica:
- https://www.dgeg.gov.pt/pt/areas-setoriais/energia/energias-renovaveis-e-sustentabilidade/energia-eolica/
- https://www.iep.pt/o-futuro-da-energia-eolica-em-portugal/
- http://pt.hidroerg.pt/energia_eolica.html
Energia Hídrica:
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Hidroel%C3%A9tricas_em_Portugal
- http://pt.hidroerg.pt/energia_hidrica.html
- https://ensina.rtp.pt/explicador/bacias-hidrograficas-portugal/
Biomassa:
- https://zero.ong/wp-content/uploads/2023/02/A_Biomassa_em_Portugal.pdf
- https://florestas.pt/valorizar/ha-em-portugal-biomassa-florestal-residual-para-produzir-energia/
- https://www.dgeg.gov.pt/pt/areas-setoriais/energia/energias-renovaveis-e-sustentabilidade/biomassa/
Desenvolvimento: dar um tempo específico para que os alunos realizem as suas pesquisas e organizem as informações. Cada grupo deve preparar uma pequena apresentação (usando apresentações multimédia ou outras formas criativas). O trabalho deve ser registado num mural (Padlet) para partilhar as suas descobertas com o resto da turma.
Apresentações e discussão: cada grupo apresentará as suas descobertas e após todas as apresentações, promover uma discussão sobre as diferentes formas de energias renováveis, incentivando os alunos a refletirem sobre qual delas acham mais vantajosa e porquê.
Conclusão: finalizar a atividade reforçando a importância das energias renováveis para a sustentabilidade do nosso planeta e incentivando os alunos a continuarem curiosos e a explorarem mais sobre o tema.
Ferramentas e recursos:
Computador; Painéis interativos; Mentimeter; YouTube; Padlet; Google Workspace.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Para a realização desta atividade de introdução às energias renováveis recorrendo a um Mentimeter, a organização da sala de aula deve ser planeada de forma a maximizar a interação entre os alunos e facilitar a pesquisa e apresentação dos resultados.
Organização dos grupos: constituir três grupos de 5 alunos e um de 4, cada um responsável por uma das tarefas: Energia Solar, Energia Eólica, Energia Hidroelétrica e Biomassa.
Disposição das mesas: organizar as mesas em ilhas, de forma que cada grupo tenha um espaço próprio para trabalhar em conjunto, certificando-se de que há espaço suficiente para que os grupos se movimentem e acedam aos recursos necessários (computadores, materiais de pesquisa, etc.).
Espaço para apresentações: reservar um espaço na frente da sala onde cada grupo possa fazer a sua apresentação para os restantes colegas. Este espaço deve ser visível a todos e ter acesso a meios multimédia.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Podcast
Descrição da atividade:
Os grupos de alunos previamente definidos com base nas pesquisas efetuadas sobre o tema que escolheram ou lhes foi atribuído (Energia Solar; Eólica; Hídrica; Biomassa), criam um trabalho que resulta na gravação de um podcast para demonstrar o que aprenderam. O podcast pode ser colocado online, onde estará disponível para qualquer pessoa ou para um público limitado, ou pode ser distribuído como ficheiro áudio.
Cada grupo deve responder às seguintes perguntas no seu podcast:
- O que é esta forma de energia?
- Como é obtida?
- Quais são as vantagens e desvantagens desta forma de energia?
- Exemplos de uso desta energia em Portugal e no mundo.
- Perspectivas para o futuro.
Planeamento e Pesquisa:
- Pesquisa: Cada grupo deve realizar uma pesquisa detalhada sobre o seu tema, utilizando fontes confiáveis. Forneça uma lista de links para ajudar na pesquisa (conforme indicado anteriormente).
- Roteiro: Após a pesquisa, cada grupo deve escrever um roteiro para o seu episódio do podcast. O roteiro deve incluir uma introdução, os pontos principais e uma conclusão.
Ferramentas e Recursos:
- Gravação e edição de áudio: utilizar o Estúdio Multimédia onde existem os recursos necessário;
- Apoio Técnico: articular com os professores que dinamizam o espaço para ajudar com questões técnicas durante as gravações e edições.
Ferramentas e recursos:
Computador; Painéis interativos; YouTube; Padlet; Google Workspace; Estúdio Multimédia;
Audacity
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Seguir o regulamento de utilização do Estúdio Multimédia
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Organizar um evento na escola para lançar oficialmente o podcast, estendendo o convite aos pais e encarregados de educação, professores e restantes membros da comunidade. Durante a atividade, será realizada uma breve explicação sobre o projeto, seguida da audição dos episódios do podcast. Publicar os vários podcast em plataformas de streaming de áudio como Spotify, Apple Podcasts ou SoundCloud, disponibilizando os mesmos na página do Agrupamento e utilizando as nossas redes sociais (Facebook, Instagram) para maior divulgação, publicando teasers e destaques dos diferentes podast, incentivando a comunidade a ouvir e partilhar.
Após a divulgação dos podcast, é importante organizar sessões de debate após a audição dos mesmos. Estas sessões podem ser realizadas em diferentes turmas ou abertas à comunidade escolar, usando perguntas orientadoras para incentivar a participação e discussão sobre os temas apresentados nos podcasts. Durante encontros com pais e encarregados de educação, apresentar o podcast, destacando a importância de discutir energias renováveis em casa, fornecendo materiais e recursos para que as famílias possam continuar a conversa em casa.
Ferramentas e recursos:
Computador; Painéis interativos; YouTube; Padlet; Google Workspace; Website do Agrupamento; Spotify ou outros.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A organização de espaços pode variar de acordo com os mesmos a serem utilizados e com o público-alvo, promovendo uma abordagem integrada garantindo que o podcast não só informa e educa os alunos sobre energias renováveis, mas também envolve a comunidade escolar e local, promovendo um debate contínuo e significativo sobre a sustentabilidade e o futuro do nosso planeta.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
Realização de um questionário online para verificar a compreensão dos conteúdos trabalhados baseado na rubrica de avaliação previamente trabalhada (verdadeiro/falso, múltipla escolha, correspondência etc.). Os alunos podem discutir suas respostas em pares antes de responder. Tanto os alunos como o professor recebem feedback imediato, com perguntas exibidas no ecrã principal ou apenas nos dispositivos dos alunos, o professor pode fornecer feedback geral para toda a turma ou os alunos podem trabalhar independentemente com o feedback fornecido nos seus ecrãs.
Ferramentas e recursos:
Computador, smartphone, Kahoot!
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Organização do espaço de aula para promover a avaliação da atividade e das aprendizagens.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)