>
3º Ciclo
Lenilda Duarte / 05-07-2023
Descrição / Síntese:
O objetivo deste cenário é chamar a atenção dos alunos do 3º Ciclo em relação à problemática dos incêndios florestais, levando à consciencialização em relação ao papel da prevenção.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de interesses
Descrição da atividade:
Na sala de aula, os alunos pesquisam sobre florestas e, em específico, as portuguesas; com recurso a link previamente concedido pelo professor.
Ferramentas e recursos:
Computadores, tablets e/ou telemóveis
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de Aula, mesas organizadas em pequenas ilhas
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Visita aos trilhos da Serra do Porto, para que o aluno entre em contacto com a riqueza da fauna e da flora e entenda a sua importância, do ponto de vista socioeconómico.
Atividades de geocaching;
Ferramentas e recursos:
GPS, telemóveis com trilhos identificados e para captar imagens e vídeo
Ficha de Identificação e registo da fauna e da flora
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Todos juntos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 180 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Espaço Exterior
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate em carrossel
Descrição da atividade:
Construção e apresentação de padlet colaborativo, com imagens e vídeos recolhidos e resultado das pesquisas sobre os animais e as plantas.
Ferramentas e recursos:
Padlet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Todos juntos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Organização da Sala em Círculo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)