Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 245 minutos

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Património Natural: O que posso fazer para prevenir os Incêndios Florestais?

3º Ciclo

Lenilda Duarte / 05-07-2023


Descrição / Síntese:

O objetivo deste cenário é chamar a atenção dos alunos do 3º Ciclo em relação à problemática dos incêndios florestais, levando à consciencialização em relação ao papel da prevenção.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Perceber a importância económica e social, da Floresta em Portugal
> Conhecer a extensão da Floresta em Portugal
> Identificar as principais causas de Incêndios Florestais em Portugal
> Conhecer dicas de prevenção e proteção contra Incêndios Florestais em Portugal

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa20 MINUTOS
Sessões de Sala de Aula Invertida

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de interesses


Descrição da atividade:

Na sala de aula, os alunos pesquisam sobre florestas e, em específico, as portuguesas; com recurso a link previamente concedido pelo professor.


Ferramentas e recursos:

Computadores, tablets e/ou telemóveis


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de Aula, mesas organizadas em pequenas ilhas

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão180 MINUTOS
Saída de Campo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Visita aos trilhos da Serra do Porto, para que o aluno entre em contacto com a riqueza da fauna e da flora e entenda a sua importância, do ponto de vista socioeconómico. 

Atividades de geocaching; 


Ferramentas e recursos:

GPS, telemóveis com trilhos identificados e para captar imagens e vídeo

Ficha de Identificação e registo da fauna e da flora


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Todos juntos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)

Duração: 180 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Espaço Exterior

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão45 MINUTOS
Reflexão e debate acerca dos conteúdos

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate em carrossel


Descrição da atividade:

Construção e apresentação de padlet colaborativo, com imagens e vídeos recolhidos e resultado das pesquisas sobre os animais e as plantas.


Ferramentas e recursos:

Padlet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Todos juntos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)

Duração: 45 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Organização da Sala em Círculo 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)