>
2º Ciclo
Graça Ribeiro / 10-07-2024
Descrição / Síntese:
Enquadramento: a atividade de articulação entre as disciplinas de História e Geografia de Portugal (HGP), Português e Educação Visual (EV) e ainda com a Biblioteca Escolar(BE), no âmbito de um Domínios de Autonomia Curricular.
Conteúdos curriculares envolvidos na ação: A ação militar no 5 de Outubro e queda da Monarquia – a crise da Monarquia e o Regicídio (HGP); Texto não literário: biografias, texto jornalístico e argumentativo (Português) e Construção de uma Banda Desenhada (EV).
A estratégia pressupõe a planificação e acompanhamento das professoras das disciplinas de História e Geografia de Portugal, Português de Educação Visual em articulação com a professora bibliotecária.
Com esta atividade pretende-se que os alunos possam associar o estudo dos conteúdos curriculares, como o regicídio e fim da monarquia, à construção de uma BD ou produção de biografias com leitura de obras literárias, entre outras.
Desenvolvimento
Antecipação ao trabalho a desenvolver sala de aula:
– As professoras das disciplinas envolvidas explicam aos alunos a iniciativa apresentando alguns exemplos de trabalho e métodos, reforçando a importância da leitura como forma de desenvolver as suas competências e obter melhores resultados.
Professora bibliotecária no espaço da BE:
– Exploração dos elementos paratextuais do livro O Dia em que Mataram o Rei, de José Jorge Letria com ilustrações de Afonso Cruz.
– Projeção da capa, de algumas ilustrações do interior e de expressões retiradas do texto, mas sem nunca mostrar o título da obra para que os alunos possam inferir o assunto retratado.
– Leitura da sinopse da contracapa para confirmar ou não as hipóteses levantadas pelos alunos.
– Projeção de um pequeno vídeo com uma mensagem do autor sobre o seu livro: https://www.youtube.com/watch?v=XQsS3qjSWlc
– Leitura integral da obra aos alunos.
– Preenchimento, pelos alunos, de uma tabela com os nomes das personagens intervenientes na história: O Dia em que Mataram o Rei – Personagens Monárquicas/Personagens Republicanas.
Trabalho articulado entre as disciplinas envolvidas em contexto de sala de aula e /ou biblioteca e casa.
– A turma será dividida em grupos e cada um trabalhará uma das atividades propostas em cada uma das disciplinas.
– Biografia das personagens.
– Elaboração da notícia sobre o trágico acontecimento do dia 1 de fevereiro de 1908 (publicar na Revist@Mais).
– Construção de uma BD que retrate o regicídio.
– Pesquisa nos catálogos da Biblioteca escolar e da Rede de Bibliotecas de Oliveira do Bairro ou, ainda, na página do Plano Nacional de Leitura de outros títulos que retratem factos históricos e apresentação da sinopse dos mesmos para os dar a conhecer aos seus pares.
– Construção de um roteiro da viagem da família real desde a sua estada em Vila Viçosa até à chegada a Lisboa.
– Preparação de uma sessão de leitura, para os pares, a partir de outra obra que de uma forma lúdica aborde história de Portugal.
– Debate dos prós e contras do regicídio e o fim da monarquia (texto argumentativo).
– Publicar os resultados dos trabalhos no Padlet ou usar outra ferramenta de sugerida pelos alunos.
Preparação do debate (espaço casa ou biblioteca)
– Visionamento dos episódios 5 e 6 da série “O Dia do Regicídio”, realizado por Fernando Vendrell para a RTP (50’ cada episódio).
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; História ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; H – Sensibilidade estética e artística
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Professora bibliotecária
– Exploração dos elementos paratextuais do livro O Dia em que Mataram o Rei, de José Jorge Letria com ilustrações de Afonso Cruz.
– Projeção da capa, de algumas ilustrações do interior e de expressões retiradas do texto, mas sem nunca mostrar o título da obra para que os alunos possam inferir o assunto retratado.
– Leitura da sinopse da contracapa para confirmar ou não as hipóteses levantadas pelos alunos.
– Projeção de um pequeno vídeo com uma mensagem do autor sobre o seu livro: https://www.youtube.com/watch?v=XQsS3qjSWlc
– Leitura integral da obra aos alunos.
– Preenchimento, pelos alunos, de uma tabela com os nomes das personagens intervenientes na história: O Dia em que Mataram o Rei – Personagens Monárquicas/Personagens Republicanas.
Ferramentas e recursos:
Livro: O Dia em Mataram o Rei, José Jorge Letria.
Computador com acesso à Internet.
Vídeo projetor.
Material de escrita.
Tabela em papel para os alunos preencherem.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
As cadeiras da biblioteca são colocadas em U.
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Trabalho articulado entre as disciplinas envolvidas em contexto de sala de aula e /ou biblioteca e casa.
Cada grupo trabalhará uma das atividades propostas nas disciplinas intervenientes.
História e Geografia de Portugal:
- Pesquisa de dados sobre este período da história de Portugal.
- Construção de um roteiro da viagem da família real desde a sua estada em Vila Viçosa até à chegada a Lisboa (sugere-se o uso de uma ferramenta como o Google Earth ou Goole My Maps). A título de exemplo que os alunos podem continuar a trabalhar: https://earth.google.com/earth/d/1u5vDVPYBh2mYZbyVOf0I_HKaeCzV6wC3?usp=sharing
- Pesquisa nos catálogos da Biblioteca Escolar e da Rede de Bibliotecas de Oliveira do Bairro ou na página do Pano Nacional de Leitura de outros títulos que retratem factos históricos e apresentação da sinopse dos mesmos (podem construir um mural usando o Padlet ou o Canva ou fazer uma apresentação dinâmica no Genially).
- Preparação do debate (espaço casa ou BE)
– Visionamento dos episódios 5 e 6 da série “O Dia do Regicídio”, realizado por Fernando Vendrell para a RTP (50’ cada episódio). - Debate dos prós e contras do regicídio e o fim da monarquia (formação de dois grupos).
- Publicar os resultados dos trabalhos no Padlet ou usar outra ferramenta sugerida pelos alunos.
Português:
- Elaboração da notícia sobre o trágico acontecimento do dia 1 de fevereiro de 1908 (publicar na Revist@Mais como um trabalho da turma).
- Biografia das personagens – sugestão para utilizar o Google Sites.
- Preparação de uma sessão de leitura, para os pares, a partir de outra obra que, de uma forma lúdica, aborde história de Portugal.
- Estudo do texto argumentativo.
Educação Visual:
- Construção de uma BD que retrate o regicídio usando uma ferramenta digital ou papel.
Ferramentas e recursos:
- O Dia em Mataram o Rei, José Jorge Letria, Texto Editores, 2007.
- Manual de História e Geografia de Portugal do 6º ano – vídeo 1: o funeral do rei.
- Um Trono Dois Irmãos, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Editorial Caminho.
- O Dia do Terramoto, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Editorial Caminho.
- O 25 de Abril e a BD, João Miguel Lameiras.
- O 25 de Abril contado às crianças… e aos outros,José Jorge Letria.
- Quem é quem: portugueses célebres, Círculo de Leitores.
- Reis de Portugal: D. Carlos, Rui Ramos, Círculo de Leitores.
- O Fim da Monarquia: 5 de Outubro de 1910, Paula Cardoso Almeida.
- História de Portugal, vol. II, Verbo Juvenil.
- Computadores portáteis ou o kit digital dos alunos.
- Vídeo projetor
- Material de escrita
- http://www.rtp.pt/programa/episodios/tv/p21966
- http://padlet.com
- https://www.youtube.com/watch?v=XQsS3qjSWlc
- https://earth.google.com/earth/d/1u5vDVPYBh2mYZbyVOf0I_HKaeCzV6wC3?usp=sharing
- https://www.google.com/maps/
- https://www.canva.com/
- https://genially.com/pt-br/
- https://makebeliefscomix.com/
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 350 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula organizada para trabalho de grupo e permitir a circulação dos alunos pela mesma.
Biblioteca: disponibilidade dos computadores para as pesquisas