Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 400 minutos

>

Ler estórias da História de Portugal

2º Ciclo

Graça Ribeiro / 10-07-2024


Descrição / Síntese:

Enquadramento: a atividade de articulação entre as disciplinas de História e Geografia de Portugal (HGP), Português e Educação Visual (EV) e ainda com a Biblioteca Escolar(BE), no âmbito de um Domínios de Autonomia Curricular.
Conteúdos curriculares envolvidos na ação: A ação militar no 5 de Outubro e queda da Monarquia – a crise da Monarquia e o Regicídio (HGP); Texto não literário: biografias, texto jornalístico e argumentativo (Português) e Construção de uma Banda Desenhada (EV).
A estratégia pressupõe a planificação e acompanhamento das professoras das disciplinas de História e Geografia de Portugal, Português de Educação Visual em articulação com a professora bibliotecária.
Com esta atividade pretende-se que os alunos possam associar o estudo dos conteúdos curriculares, como o regicídio e fim da monarquia, à construção de uma BD ou produção de biografias com leitura de obras literárias, entre outras.

Desenvolvimento
Antecipação ao trabalho a desenvolver sala de aula:
– As professoras das disciplinas envolvidas explicam aos alunos a iniciativa apresentando alguns exemplos de trabalho e métodos, reforçando a importância da leitura como forma de desenvolver as suas competências e obter melhores resultados.

Professora bibliotecária no espaço da BE:
– Exploração dos elementos paratextuais do livro O Dia em que Mataram o Rei, de José Jorge Letria com ilustrações de Afonso Cruz.
– Projeção da capa, de algumas ilustrações do interior e de expressões retiradas do texto, mas sem nunca mostrar o título da obra para que os alunos possam inferir o assunto retratado.
– Leitura da sinopse da contracapa para confirmar ou não as hipóteses levantadas pelos alunos.
– Projeção de um pequeno vídeo com uma mensagem do autor sobre o seu livro: https://www.youtube.com/watch?v=XQsS3qjSWlc
– Leitura integral da obra aos alunos.
– Preenchimento, pelos alunos, de uma tabela com os nomes das personagens intervenientes na história: O Dia em que Mataram o Rei – Personagens Monárquicas/Personagens Republicanas.

Trabalho articulado entre as disciplinas envolvidas em contexto de sala de aula e /ou biblioteca e casa.
– A turma será dividida em grupos e cada um trabalhará uma das atividades propostas em cada uma das disciplinas.
– Biografia das personagens.
– Elaboração da notícia sobre o trágico acontecimento do dia 1 de fevereiro de 1908 (publicar na Revist@Mais).
– Construção de uma BD que retrate o regicídio.
– Pesquisa nos catálogos da Biblioteca escolar e da Rede de Bibliotecas de Oliveira do Bairro ou, ainda, na página do Plano Nacional de Leitura de outros títulos que retratem factos históricos e apresentação da sinopse dos mesmos para os dar a conhecer aos seus pares.
– Construção de um roteiro da viagem da família real desde a sua estada em Vila Viçosa até à chegada a Lisboa.
– Preparação de uma sessão de leitura, para os pares, a partir de outra obra que de uma forma lúdica aborde história de Portugal.
– Debate dos prós e contras do regicídio e o fim da monarquia (texto argumentativo).
– Publicar os resultados dos trabalhos no Padlet ou usar outra ferramenta de sugerida pelos alunos.

Preparação do debate (espaço casa ou biblioteca)
– Visionamento dos episódios 5 e 6 da série “O Dia do Regicídio”, realizado por Fernando Vendrell para a RTP (50’ cada episódio).


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; História ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> • Compreender o sentido dos textos: detetar informação relevante, factual e não factual, tomando notas.
> • Fazer inferências a partir da informação prévia ou contida no texto.
> • Organizar a informação contida no texto. Procurar, recolher, selecionar e organizar informação com vista à construção de conhecimento.
> • Escrever textos jornalístico e biografias.
> • Referir o regicídio de 1908 como fator para a queda da monarquia.
> • Descrever o episódio do regicídio.
> • Interpretar informação histórica.
> • Usar ferramentas digitais para trabalhar conteúdos curriculares e fazer apresentações de conteúdos.
> • Estimular o gosto pela leitura de obras históricas.

Atividades a desenvolver

〉Apresentação e Partilha50 MINUTOS
O dia em que mataram o rei.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Professora bibliotecária

– Exploração dos elementos paratextuais do livro O Dia em que Mataram o Rei, de José Jorge Letria com ilustrações de Afonso Cruz.
– Projeção da capa, de algumas ilustrações do interior e de expressões retiradas do texto, mas sem nunca mostrar o título da obra para que os alunos possam inferir o assunto retratado.
– Leitura da sinopse da contracapa para confirmar ou não as hipóteses levantadas pelos alunos.
– Projeção de um pequeno vídeo com uma mensagem do autor sobre o seu livro: https://www.youtube.com/watch?v=XQsS3qjSWlc

– Leitura integral da obra aos alunos.
– Preenchimento, pelos alunos, de uma tabela com os nomes das personagens intervenientes na história: O Dia em que Mataram o Rei – Personagens Monárquicas/Personagens Republicanas.


Ferramentas e recursos:

Livro: O Dia em Mataram o Rei, José Jorge Letria.

Computador com acesso à Internet.

Vídeo projetor.

Material de escrita.

Tabela em papel para os alunos preencherem.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

As cadeiras da biblioteca são colocadas em U.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Material_apoio_pre-e-leitura.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa350 MINUTOS
O Regicídio e a queda da monarquia

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Trabalho articulado entre as disciplinas envolvidas em contexto de sala de aula e /ou biblioteca e casa.
Cada grupo trabalhará uma das atividades propostas nas disciplinas intervenientes.

História e Geografia de Portugal:

  • Pesquisa de dados sobre este período da história de Portugal.
  • Construção de um roteiro da viagem da família real desde a sua estada em Vila Viçosa até à chegada a Lisboa (sugere-se o uso de uma ferramenta como o Google Earth ou Goole My Maps). A título de exemplo que os alunos podem continuar a trabalhar: https://earth.google.com/earth/d/1u5vDVPYBh2mYZbyVOf0I_HKaeCzV6wC3?usp=sharing
  • Pesquisa nos catálogos da Biblioteca Escolar e da Rede de Bibliotecas de Oliveira do Bairro ou na página do Pano Nacional de Leitura de outros títulos que retratem factos históricos e apresentação da sinopse dos mesmos (podem construir um mural usando o Padlet ou o Canva ou fazer uma apresentação dinâmica no Genially).
  • Preparação do debate (espaço casa ou BE)
    – Visionamento dos episódios 5 e 6 da série “O Dia do Regicídio”, realizado por Fernando Vendrell para a RTP (50’ cada episódio).
  • Debate dos prós e contras do regicídio e o fim da monarquia (formação de dois grupos).
  • Publicar os resultados dos trabalhos no Padlet ou usar outra ferramenta sugerida pelos alunos.

Português:

  • Elaboração da notícia sobre o trágico acontecimento do dia 1 de fevereiro de 1908 (publicar na Revist@Mais como um trabalho da turma).
  • Biografia das personagens – sugestão para utilizar o Google Sites.
  • Preparação de uma sessão de leitura, para os pares, a partir de outra obra que, de uma forma lúdica, aborde história de Portugal.
  • Estudo do texto argumentativo.

Educação Visual:

  • Construção de uma BD que retrate o regicídio usando uma ferramenta digital ou papel.

 

 

 

 

 


Ferramentas e recursos:


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 350 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula organizada para trabalho de grupo e permitir a circulação dos alunos pela mesma.

Biblioteca: disponibilidade dos computadores para as pesquisas

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

Material_apoio_pos-leitura.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)