>
3º Ciclo
Susana Silva / 08-07-2024
Descrição / Síntese:
A propósito das correntes vanguardistas que surgem no início do século XX, será abordado o Modernismo em Portugal com principal destaque a obra de Amadeo Souza-Cardoso, e as influências do Cubismo, do Abstracionismo e do Futurismo, nas suas produções artísticas.
Os alunos deverão fazer, previamente, uma pesquisa sobre a vida e a obra de Amadeo Souza-Cardoso. Esta pesquisa deverá anteceder a visita a Amarante, ao museu Amadeo Souza-Cardoso, terra natal do artista. Será proposto aos alunos elaborarem através do Google Maps e Google Earth, o percurso da visita de estudo com os principais locais de interesse. Durante a visita pretende-se que os alunos façam o registo digital para que como produto final façam um vídeo recorrendo a esses registos. O trabalho final será apresentado seguindo-se de um debate.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; História ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Apresentação do Tema: Iniciar a aula recordando os movimentos vanguardistas que surgem no início do século XX.
Contextualização Histórica: Explicar brevemente como é que a arte portuguesa passou a acompanhar os movimentos artísticos europeus e como a eclosão da I Guerra Mundial fez com que os artistas portugueses que residiam em Paris regressassem a Portugal e introduzissem as novas correntes artísticas que se faziam sentir no resto da Europa.
Ferramentas e recursos:
Computador, projetor e quadro para algumas anotações
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Em grupo, os alunos realizam um trabalho de pesquisa sobre a vida e a obra de Amadeo Souza-Cardozo, devendo fazer referência aos locais onde viveu e estudou. Devem também pesquisar sobre algumas das suas obras e apresentar as características e as influências das correntes vanguardistas.
Os alunos devem ainda construir através da ferramenta digital Google Earth e Google My Maps um roteiro onde e poderá visualizar os locais onde viveu e estudou o pintor português. Devem registar nestas ferramentas algumas das suas obras emblemáticas que podem ser vistas no Museu Sousa-Cardozo. Pretende-se que os alunos construam o roteiro no Google My Maps antes da visita in loco ao Museu e que tracem o percurso que vai ser feito.
Ferramentas e recursos:
Computador com acesso à internet.
Google Earth e Google My Maps
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 240 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Previamente os alunos já tinham pesquisado sobre a vida e a obra do pintor Amadeo Sousa-Cardozo.
In loco, procederão ao registo fotográfico e em vídeo das expostas obras do artistas. Irão também proceder à recolha de informação complementar para posteriormente, em sala de aula, dar seguimento ao trabalho.
Ferramentas e recursos:
Telemóvel
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 120 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Museu Amadeo Sousa-Cardozo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Com a recolha de imagens feitas aquando a visita de estudo ao Museu Sousa-Cardozo, os alunos deverão criar um vídeo recorrendo ao Canva ou Climpchamp. Deverão comentar as obras visionadas e o legado deixado pelo artista português nos diferentes movimentos vanguardistas.
Ferramentas e recursos:
Canva ou Climpchamp
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
No dia da Escola Aberta, os alunos apresentarão aos convidados (alunos internos e externos) o trabalho desenvolvido seguindo-se de um debate e respostas a questões colocadas pelo público.
Ferramentas e recursos:
Padlet onde estão compilados todos os trabalhos dos alunos (diferentes grupos) e inclusive o vídeo criado
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)