Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 650 minutos

>

À descoberta de Amadeo: um génio das vanguardas

3º Ciclo

Susana Silva / 08-07-2024


Descrição / Síntese:

A propósito das correntes vanguardistas que surgem no início do século XX, será abordado o Modernismo em Portugal com principal destaque a obra de Amadeo Souza-Cardoso, e as influências do Cubismo, do Abstracionismo e do Futurismo, nas suas produções artísticas.
Os alunos deverão fazer, previamente, uma pesquisa sobre a vida e a obra de Amadeo Souza-Cardoso. Esta pesquisa deverá anteceder a visita a Amarante, ao museu Amadeo Souza-Cardoso, terra natal do artista. Será proposto aos alunos elaborarem através do Google Maps e Google Earth, o percurso da visita de estudo com os principais locais de interesse. Durante a visita pretende-se que os alunos façam o registo digital para que como produto final façam um vídeo recorrendo a esses registos. O trabalho final será apresentado seguindo-se de um debate.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; História ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar fatocs e acontecimentos históricos – Compreender o contexto histórico do surgimentos das correntes vanguardistas.
> Dominar os conceitos de plano, ritmo, espaço, estrutura, luz-cor, enquadramento, entre outros – em diferentes contextos e modalidades expressivas: pintura, escultura, desenho, design, fotografia, cinema, vídeo.
> Identificar as principais características dos movimentos vanguardistas nas obras de Amadeo Souza-Cardoso.
> Discutir a herança deixada por Amadeo Souza-Cardoso no Modernismo Português.
> Desenvolver a capacidade de pesquisa, análise crítica e argumentação..
> Promover o interesse pela história local e nacional.
> Desenvolver a criatividade e gosto estético
> Selecionar, de forma autónoma, processos de trabalho e de registo de ideias que envolvam a pesquisa, investigação e experimentação..
> Organizar exposições em diferentes formatos – físicos e/ou digitais, individuais ou de grupo, selecionando trabalhos tendo por base os processos de análise, síntese e comparação, que conjugam as noções de composição e de harmonia, de acordo com o objetivo escolhido/proposto.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação45 MINUTOS
Trabalho de pesquisa

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Apresentação do Tema: Iniciar a aula recordando os movimentos vanguardistas que surgem no início do século XX.

Contextualização Histórica: Explicar brevemente como é que a arte portuguesa passou a acompanhar os movimentos artísticos europeus e como a eclosão da I Guerra Mundial fez com que os artistas portugueses que residiam em Paris regressassem a Portugal e introduzissem as novas correntes artísticas que se faziam sentir no resto da Europa.


Ferramentas e recursos:

Computador, projetor e quadro para algumas anotações


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 45 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa240 MINUTOS
Investigação e Pesquisa

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Em grupo, os alunos realizam um trabalho de pesquisa sobre a vida e a obra de Amadeo Souza-Cardozo, devendo fazer referência aos locais onde viveu e estudou. Devem também pesquisar sobre algumas das suas obras e apresentar as características e as influências das correntes vanguardistas.

Os alunos devem ainda construir através da ferramenta digital Google Earth e Google My Maps um roteiro onde e poderá visualizar os locais onde viveu e estudou o pintor português. Devem registar nestas ferramentas algumas das suas obras emblemáticas que podem ser vistas no Museu Sousa-Cardozo. Pretende-se que os alunos construam o roteiro no Google My Maps antes da visita in loco ao Museu e que tracem o percurso que vai ser feito. 


Ferramentas e recursos:

Computador com acesso à internet.

Google Earth e Google My Maps

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 240 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação120 MINUTOS
Visita de estudo ao Museu Amadeo Sousa-Cardozo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Previamente os alunos já tinham pesquisado sobre a vida e a obra do pintor Amadeo Sousa-Cardozo. 

In loco, procederão ao registo fotográfico e em vídeo das expostas  obras do artistas. Irão também proceder à recolha de informação complementar para posteriormente, em sala de aula,  dar seguimento ao trabalho.

 


Ferramentas e recursos:

Telemóvel


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 120 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Museu Amadeo Sousa-Cardozo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação200 MINUTOS
Criação de vídeo

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Com a recolha de imagens feitas aquando a visita de estudo ao Museu Sousa-Cardozo, os alunos deverão criar um vídeo recorrendo ao Canva ou Climpchamp. Deverão comentar as obras visionadas e o legado deixado pelo artista português nos diferentes movimentos vanguardistas.


Ferramentas e recursos:

Canva ou Climpchamp


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha45 MINUTOS
Apresentação dos trabalhos

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

No dia da Escola Aberta, os alunos apresentarão aos convidados (alunos internos e externos) o trabalho desenvolvido seguindo-se de um debate e respostas a questões colocadas pelo público.


Ferramentas e recursos:

Padlet onde estão compilados todos os trabalhos dos alunos  (diferentes grupos) e inclusive o vídeo criado


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 45 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)