Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 400 minutos

>

As Revoluções Liberais e a atualidade.

3º Ciclo

Sónia Cardoso / 07-07-2024


Descrição / Síntese:

Com objetivo de compreender os direitos e deveres que regem a vida do Homem em sociedade, é necessário que os alunos compreendam as ações que conduziram à sociedade atual. Assim, através da metodologia sala de aula invertida, os alunos irão abordar os conteúdos relativos às Revoluções Liberais, do final do século XVIII e primeira metade do século XIX, analisando as causas que levaram a estas, os principais acontecimentos que as caracterizam e as repercussões para a sociedade europeia da época e da atualidade.
Deste modo, os discentes irão elaborar um PowerPoint, assim como uma atividade lúdico-pedagógica para ser aplicada aos colegas, de acordo com o tema e subtema atribuídos, a saber:
– A Revolução Liberal Americana – identificar os fatores que conduziram à Revolução Americana; explicar o que representa a Declaração da Independência, bem como a Constituição Americana e associar estes documentos ao Iluminismo;
– A Revolução Francesa (Parte I) – identificar as causas, bem como a influência da Revolução Liberal Americana neste evento; associar o Iluminismo à elaboração da Constituição de 1791 e à Monarquia Constitucional;
– A Revolução Francesa (Parte II) – Caracterizar o clima que se vivia em França durante a República; descrever o período napoleónico; analisar o legado da Revolução Francesa na sociedade europeia da época até à atualidade;
– A Revolução Liberal Portuguesa (Parte I) – identificar as razões que contribuíram para a eclosão da Revolução em Portugal; analisar a Constituição de 1822 à luz do Iluminismo; descrever os acontecimentos que conduziram à Independência do Brasil.
– A Revolução Liberal Portuguesa (Parte II) – explicar a dificuldade da implantação do Iluminismo em Portugal; distinguir a Carta Constitucional de 1826 da Constituição de 1822; descrever a Guerra Civil de 1832-34; refletir sobre o legado da Revolução de 1820 na sociedade portuguesa da atualidade.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; História ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender as razões que justificaram o primeiro processo de independência por parte de um território colonial europeu (EUA).
> Destacar, no processo revolucionário francês, a abolição dos direitos e privilégios feudais e o estabelecimento do conceito de cidadania moderno, estabelecendo-se, teoricamente, o princípio da igualdade perante a lei.
> Compreender a importância das conquistas da revolução francesa para o liberalismo, estabelecendo ligações com o caso português.
> Destacar, no processo revolucionário francês, a abolição dos direitos e privilégios feudais e o estabelecimento do conceito de cidadania moderno, estabelecendo-se, teoricamente, o princípio da igualdade perante a lei..
> Contextualizar a independência do Brasil no processo revolucionário liberal português.
> Reconhecer que o fim do Antigo Regime e o estabelecimento de uma nova ordem liberal e burguesa em Portugal resultou numa guerra civil.
> Identificar/aplicar os conceitos: Liberalismo; Constituição; cidadania; carta constitucional; sufrágio censitário / sufrágio universal; monarquia constitucional/estado federal/república.

Atividades a desenvolver

〉Intercâmbio e Discussão50 MINUTOS
O que foram as Revoluções Liberais?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Será feita uma breve introdução ao tema, com a visualização do vídeo da Aula Digital Leya “O triunfo das Revoluções Liberais”. Posteriormente, a Professora e os alunos farão uma reflexão sobre as principais ideias transmitidas.

Os alunos serão divididos em cinco grupos heterogéneos, o que possibilitará o recurso à aprendizagem cooperativa. Serão também atribuídos os temas.

Será entregue um guião de trabalho aos alunos, no qual constarão os seguintes elementos:

  • o tema principal e, caso se aplique, o subtema;
  • as questões orientadoras / objetivos do projeto;
  • o tipo de atividades a desenvolver: apresentação PowerPoint e atividade lúdico-pedagógica a desenvolver com os seus pares.
  • calendarização das tarefas: pesquisa; criação do PowerPoint; apresentação do trabalho e aplicação da atividade lúdico-pedagógica.
  • bibliografia e webgrafia para consulta;
  • a rúbrica de avaliação (os alunos deverão ter conhecimento imediato dos domínios que serão avaliados).

Os alunos, após consultarem o manual e os sites sugeridos no guião, discutirão eventuais alterações, assumindo a docente um papel orientador.

Por fim, os alunos, caso pretendam fazer alterações pertinentes ao trabalho, deverão preencher um formulário, previamente elaborado no Microsoft Forms / Google Forms, pela Professora, e disponível no Microsoft Teams / Google Classroom.


Ferramentas e recursos:

Computador ou tablet ou smartphone, com acesso à internet, e manual.

Microsoft Forms / Google Forms e Microsoft Teams / Google Classroom.

Aula Digital Leya.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Organização mesas da sala de aula, em pequenos grupos, para pesquisa de informação referente aos temas que serão abordados.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação100 MINUTOS
Conhecer as Revoluções Liberais.

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Os alunos, previamente, em casa e/ou na biblioteca escolar, deverão pesquisar informações que referentes aos movimentos revolucionários do final do século XVIII e primeira metade do século XIX, e reunir os elementos necessários para a elaboração da apresentação PowerPoint (textos informativos, fontes – documentos históricos, imagens, gráficos – bibliografia e webgrafia).

Será entregue aos alunos um guião sobre como construir um PowerPoint e os elementos que terão de constar neste recurso.

Na sala de aula, os alunos em grupo, deverão construir o PowerPoint, com base na informação já recolhida, tendo sempre em consideração que, mais tarde, será partilhada com os colegas.

No final da aula, a Professora dará um feedforward aos discentes sobre o trabalho desenvolvido por estes.


Ferramentas e recursos:

Computador ou tablet ou smartphone, com acesso à internet.

Google slides, Prezi, PowerPoint.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho em casa.

Sala de aula: organização mesas, em pequenos grupos, para elaboração do PowerPoint.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação100 MINUTOS
Verifica os teus conhecimentos sobre as Revoluções Liberais.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos, deverão criar uma atividade lúdico-pedagógica, no intuito de dinamizar as suas apresentações, com base nos conhecimentos transmitidos por eles. Essa atividade consistirá na criação de um Kahoot ou Quizizz, sobre os conteúdos abordados pelos discentes, respetivamente, a Revolução Liberal Americana, a Revolução Francesa e a Revolução Liberal Portuguesa.

Os alunos poderão elaborar outras atividades lúdico-pedagógicas, com caraterísticas diferentes, como sopas de letras ou o jogo da forca, entre outras atividades, através do Wordwall.

No final da aula, a Professora dará um feedforward aos discentes sobre o trabalho desenvolvido por estes.


Ferramentas e recursos:

Computador ou tablet ou smartphone, com acesso à internet.

Kahoot, Quizizz, Wordwall


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho em casa: preparação das questões para o questionário.

Sala de aula: organização mesas, em pequenos grupos, para elaboração da atividade lúdico-pedagógica.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha100 MINUTOS
Apresentação dos trabalhos.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os discentes deverão organizar e preparar a apresentação em casa.

Os alunos apresentam os seus trabalhos aos restantes elementos da turma e implementam as atividades lúdico-pedagógicas criadas na aula anterior.

 


Ferramentas e recursos:

Computador ou tablet ou smartphone, com acesso à internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula em formato tradicional.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno50 MINUTOS
Avaliação dos trabalhos.

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Os alunos preenchem um formulário de autoavaliação e avaliam-se de acordo com os critérios de uma tabela fornecida (entregue em conjunto com o guião de trabalho).

Após uma reflexão prévia, a Professora fará uma análise com os alunos dos trabalhos apresentados, do desempenho destes e da atividade implementada.


Ferramentas e recursos:

Computador ou tablet ou smartphone com acesso à internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Para o preenchimento do formulário de autoavaliação, a organização da sala de aula manterá o formato tradicional.

Para a reflexão dos trabalhos, as cadeiras serão colocadas no centro da sala de aula onde se poderão sentar. Porém, os alunos têm a liberdade de poderem sentar-se no chão ou até de permanecerem de pé.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)