Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 500 minutos

>

“Passaporte Digital: Viajando pela União Europeia no Mundo Virtual”

3º Ciclo

Elisabete Maria Ferreira Vivas De Castro Reimão / 09-07-2024


Descrição / Síntese:

A educação na atualidade está marcada por várias tendências e desafios que refletem as mudanças rápidas operadas na sociedade, na tecnologia e nas necessidades dos estudantes. Uma abordagem interdisciplinar que integre as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (CTEAM) é agora considerada indispensável. A abordagem interdisciplinar na educação é uma estratégia pedagógica que integra conhecimentos e métodos de diferentes disciplinas na abordagem de temas complexos de forma holística, permitindo desenvolver uma compreensão mais profunda e diversificada dos assuntos, promovendo o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas complexos. Também oferece uma maneira eficaz de preparar os jovens para um mundo cada vez mais interdependente e complexo, promovendo uma aprendizagem mais completa, significativa e motivadora. Apesar dos desafios, a implementação bem-sucedida da interdisciplinaridade pode transformar a educação, proporcionando aos discentes as ferramentas necessárias para pensar de forma crítica e criativa, e resolver problemas reais de maneira inovadora. Foi nesta linha de pensamento que foi idealizado este cenário de aprendizagem,


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Matemática ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Reconhecer as principais etapas da construção da União Europeia, analisando fontes diversas.
> Reconhecer as características que conferem identidade a um lugar (o bairro, a região e o país onde vive), comparando diferentes formas de representação desses lugares.
> Recolher, tratar e interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados.
> Elaborar textos que cumpram objetivos explícitos quanto ao destinatário e à finalidade.
> Escrever com propriedade vocabular e com respeito pelas regras de ortografia e de pontuação.
> Respeitar os princípios do trabalho intelectual, quanto à identificação das fontes.
> Ordenar e hierarquizar a informação, tendo em vista a continuidade de sentido, a progressão temática e a coerência global do texto.
> Escrever sobre objetos, em língua estrangeira.
> Conhecer, com algum pormenor, o seu meio e identidade.
> Estabelecer comparações entre as suas vivências e as dos outros.
> Classificar objetos atendendo às suas características.
> Identificar polígonos presentes em monumentos.
> Apresentar propriedades dos polígonos ou quadriláteros.
> Contextualizar a época histórica em que se integra os monumentos estudados.
> Identificar estilos arquitetónicos.
> Apresentar as características dos vários estilos arquitetónicos
> Promover uma educação que valorize a diversidade étnica, cultural e de género.
> Promover o pensamento crítico, a criatividade e a interdisciplinaridade.
> Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica para localizar, descrever e compreender os lugares.
> Estimular o desenvolvimento de conhecimentos e competências em áreas tecnológicas e científicas.
> Fomentar o recurso às novas tecnologias como forma de estimular a construção do conhecimento.
> Adquirir/consolidar aprendizagens, desenvolvendo a literacia digital, a autonomia e a criatividade.
> Desenvolver a capacidade de pesquisa, análise crítica e argumentação.
> Desenvolver a criatividade e gosto estético.
> Promover o interesse pela história da União Europeia.

Atividades a desenvolver

〉Apresentação e Partilha50 MINUTOS
“Bem-vindo à Viagem Virtual pela União Europeia”

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O(a) docente iniciará a aula, apresentando um pequeno vídeo introdutório:  https://youtu.be/2exkiHvP9Xc?si=e8GOy5CBwGHEYu5c sobre o conceito de interdisciplinaridade e vantagens da realização de projetos interdisciplinares para a aprendizagem dos discentes.

Seguidamente, através do diálogo horizontal e vertical, o professor e alunos discutem as ideias chaves/principais do vídeo que visualizaram.

Depois, o(a) docente fará uma apresentação do projeto: “Passaporte Digital: Viajando pela União Europeia no Mundo Virtual”, apresentando a sua finalidade, objetivos e produto final que os alunos terão de apresentar.

Posteriormente, o(a) docente distribuirá, por cada um dos discentes, um Guião de Trabalho, na qual também constará os critérios de avaliação.

Por fim, o(a) docente apresentará informação sobre a ferramenta a utilizar para a construção do portefólio de aprendizagem: padlet- https://padlet.co, assim como fornecerá a informação sobre o conceito de portefólio de aprendizagem, aludindo os alunos para a importância da sua construção individual, realçando a necessidade de inserir evidências que atestem o percurso de aprendizagem.

O(a) docente fará a distribuição dos países pelos discentes, de forma aleatória.


Ferramentas e recursos:

Computador com ligação à internet

Projetor

Dois vídeos: interdisciplinaridade – https://youtu.be/2exkiHvP9Xc?si=e8GOy5CBwGHEYu5c

padlet – https://padlet.com

Quadro e caneta para algumas anotações


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A sala de aula estará disposta em forma de U, com o objetivo de criar um ambiente de aprendizagem dinâmico, interativo, colaborativo e eficaz, dado que essa disposição cria uma atmosfera mais aberta e amigável, onde os alunos se sentem mais à vontade para expressar as suas ideias e opiniões.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação50 MINUTOS
“Ckeck in da Viagem Virtual”

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O(a) docente iniciará a aula, apresentando dois vídeos introdutórios intitulados “Da CEE à UE” e a “União Europeia(UE)”, propostos pela Escola Virtual.

Posteriormente, através do diálogo horizontal e vertical, o professor e alunos discutem as ideias chaves/principais dos dois vídeos, nomeadamente a génese, objetivos,  constituição da atual União Europeia (referindo os países fundadores e sucessivos alargamentos), Tratados mais relevantes e países que usam o €  como moeda oficial.

Anotação no quadro das conclusões gerais.


Ferramentas e recursos:

Computador com ligação à internet

Projetor

Dois vídeos disponibilizados pela Escola Virtual

Quadro e caneta para algumas anotações


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A sala de aula estará disposta em forma de U, com o objetivo de criar um ambiente de aprendizagem dinâmico, interativo, colaborativo e eficaz, dado que essa disposição cria uma atmosfera mais aberta e amigável, onde os alunos se sentem mais à vontade para expressar suas ideias e opiniões.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa100 MINUTOS
“Partida Virtual: Embarque na Aventura Digital pela União Europeia”

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O(a) docente convida os alunos a acederem e explorarem o site da União Europeia, através do link: https://european-union.europa.eu/index_pt , de modo a que cada um retire informações pertinentes para a execução do trabalho (constituição do BI do seu país) e, também, convida a consultar o site http://www.pordata.pt; entrar na base de dados da Europa e exportar (em PDF) a tabela com os principiais dados do país, que será integrado no trabalho.

Seguidamente, o(a) docente dá instruções para que cada aluno retire da internet um mapa base do continente europeu, de forma a localizar e assinalar o seu país de trabalho  (utilizar um círculo, retângulo ou outra forma para localizar o país em estudo) ou pintar no Paint ou noutro programa de desenho. 

Por fim, o aluno é convidado a retirar toda a restante informação necessária para a execução do trabalho, através da internet, de modo a constituir o BI do seu país cumprindo com todos os tópicos fornecidos no Guião de Trabalho.


Ferramentas e recursos:

Portáteis com ligação à internet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Disposição normal da sala de aula, ou seja, as carteiras ou mesas dos alunos  estarão organizadas em filas ou colunas voltadas para a frente.

 

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação50 MINUTOS
“Explorando a União Europeia: Uma Viagem Virtual em Construção”

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos são convidados a construir o BI do seu país com todo o material recolhido nas aulas anteriores, seguindo as orientações dadas no Guião de Trabalho e com as capas já feitas para o BI, na disciplina de Educação Visual.


Ferramentas e recursos:

Capas do BI, elaboradas na disciplina de Educação Visual

Toda a informação recolhida durante a fase da investigação (imagens, mapas, tabelas…), que estará, previamente, imprimida

Tesoura

Cola


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Disposição normal da sala de aula, ou seja, as carteiras ou mesas dos alunos  estarão organizadas em filas ou colunas voltadas para a frente.

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação50 MINUTOS
“Aventura Europeia: Documentando Nossa Viagem Virtual”

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O(a) docente orienta os discentes para a construção de um Padlet, de forma a compilar os trabalhos de todos dos alunos, num espírito de colaboração e, posterior, apresentação.

 


Ferramentas e recursos:

Portáteis com ligação á internet

Ferramenta Padlet: https://padlet.com

Toda a informação recolhida durante a fase da investigação (imagens, mapas, tabelas…)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Disposição normal da sala de aula, ou seja, as carteiras ou mesas dos alunos  estarão organizadas em filas ou colunas voltadas para a frente.

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha100 MINUTOS
“Check-out da Viagem Virtual”

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Usando o padlet construído por todos os alunos da turma, na qual compila as informações que cada um recolheu sobre o seu país, dar-se-à início à apresentação dos trabalhos, sendo todos convidados a descobrir e apreciar esta Viagem Virtual pelos caminhos da União Europeia.


Ferramentas e recursos:

Computador com ligação à internet

Padlet elaborado pelos alunos da turma.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A sala de aula estará disposta em forma de U, com o objetivo de criar um ambiente de aprendizagem dinâmico, interativo, colaborativo e eficaz, dado que essa disposição cria uma atmosfera mais aberta e amigável, onde os alunos se sentem mais à vontade para expressar suas ideias e opiniões.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno50 MINUTOS
“Jornada Virtual pela Diversidade Cultural da União Europeia: Aprendizagens “

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

O(a) docente através de um questionário digital no Kahoot,  convidará os alunos a responderem às questões com o seu telemóvel. Será um momento de verificar a compreensão e aquisição das aprendizagens, recebendo tanto os alunos como o professor o feedback imediato.

 


Ferramentas e recursos:

Computador com ligação à internet

Telemóveis com ligação à internet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A sala de aula estará disposta em forma de U, com o objetivo de criar um ambiente de aprendizagem dinâmico, interativo, colaborativo e eficaz, dado que essa disposição cria uma atmosfera mais aberta e amigável, onde os alunos se sentem mais à vontade para expressar suas ideias e opiniões.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno20 MINUTOS
“Jornada Virtual pela União Europeia finalizada: Momento de Reflexão ” – Parte I

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

O(a) docente, através do Google docs, convidará os alunos a preencherem uma folha de auto avaliação e avaliarem-se de acordo com os critérios de avaliação pré definidos e já divulgados.


Ferramentas e recursos:

Computador com ligação à internet

Portáteis com ligação à internet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Disposição normal da sala de aula, ou seja, as carteiras ou mesas dos alunos  estarão organizadas em filas ou colunas voltadas para a frente.

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno30 MINUTOS
“Jornada Virtual pela União Europeia finalizada: Momento de Reflexão ” – Parte II

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O(a) docente lança o desafio “reflexão conjunta”, à turma, de forma avaliar o projeto no seu todo, destacando os aspectos positivos e menos positivos., entre outros aspectos.


Ferramentas e recursos:

Não aplicável


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A sala de aula estará disposta em forma de U, com o objetivo de criar um ambiente de aprendizagem dinâmico, interativo, colaborativo e eficaz, dado que essa disposição cria uma atmosfera mais aberta e amigável, onde os alunos se sentem mais à vontade para expressar suas ideias e opiniões.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)