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3º Ciclo
Elisabete Maria Ferreira Vivas De Castro Reimão / 09-07-2024
Descrição / Síntese:
A educação na atualidade está marcada por várias tendências e desafios que refletem as mudanças rápidas operadas na sociedade, na tecnologia e nas necessidades dos estudantes. Uma abordagem interdisciplinar que integre as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (CTEAM) é agora considerada indispensável. A abordagem interdisciplinar na educação é uma estratégia pedagógica que integra conhecimentos e métodos de diferentes disciplinas na abordagem de temas complexos de forma holística, permitindo desenvolver uma compreensão mais profunda e diversificada dos assuntos, promovendo o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas complexos. Também oferece uma maneira eficaz de preparar os jovens para um mundo cada vez mais interdependente e complexo, promovendo uma aprendizagem mais completa, significativa e motivadora. Apesar dos desafios, a implementação bem-sucedida da interdisciplinaridade pode transformar a educação, proporcionando aos discentes as ferramentas necessárias para pensar de forma crítica e criativa, e resolver problemas reais de maneira inovadora. Foi nesta linha de pensamento que foi idealizado este cenário de aprendizagem,
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras ; Matemática ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O(a) docente iniciará a aula, apresentando um pequeno vídeo introdutório: https://youtu.be/2exkiHvP9Xc?si=e8GOy5CBwGHEYu5c sobre o conceito de interdisciplinaridade e vantagens da realização de projetos interdisciplinares para a aprendizagem dos discentes.
Seguidamente, através do diálogo horizontal e vertical, o professor e alunos discutem as ideias chaves/principais do vídeo que visualizaram.
Depois, o(a) docente fará uma apresentação do projeto: “Passaporte Digital: Viajando pela União Europeia no Mundo Virtual”, apresentando a sua finalidade, objetivos e produto final que os alunos terão de apresentar.
Posteriormente, o(a) docente distribuirá, por cada um dos discentes, um Guião de Trabalho, na qual também constará os critérios de avaliação.
Por fim, o(a) docente apresentará informação sobre a ferramenta a utilizar para a construção do portefólio de aprendizagem: padlet- https://padlet.co, assim como fornecerá a informação sobre o conceito de portefólio de aprendizagem, aludindo os alunos para a importância da sua construção individual, realçando a necessidade de inserir evidências que atestem o percurso de aprendizagem.
O(a) docente fará a distribuição dos países pelos discentes, de forma aleatória.
Ferramentas e recursos:
Computador com ligação à internet
Projetor
Dois vídeos: interdisciplinaridade – https://youtu.be/2exkiHvP9Xc?si=e8GOy5CBwGHEYu5c
padlet – https://padlet.com
Quadro e caneta para algumas anotações
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala de aula estará disposta em forma de U, com o objetivo de criar um ambiente de aprendizagem dinâmico, interativo, colaborativo e eficaz, dado que essa disposição cria uma atmosfera mais aberta e amigável, onde os alunos se sentem mais à vontade para expressar as suas ideias e opiniões.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O(a) docente iniciará a aula, apresentando dois vídeos introdutórios intitulados “Da CEE à UE” e a “União Europeia(UE)”, propostos pela Escola Virtual.
Posteriormente, através do diálogo horizontal e vertical, o professor e alunos discutem as ideias chaves/principais dos dois vídeos, nomeadamente a génese, objetivos, constituição da atual União Europeia (referindo os países fundadores e sucessivos alargamentos), Tratados mais relevantes e países que usam o € como moeda oficial.
Anotação no quadro das conclusões gerais.
Ferramentas e recursos:
Computador com ligação à internet
Projetor
Dois vídeos disponibilizados pela Escola Virtual
Quadro e caneta para algumas anotações
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala de aula estará disposta em forma de U, com o objetivo de criar um ambiente de aprendizagem dinâmico, interativo, colaborativo e eficaz, dado que essa disposição cria uma atmosfera mais aberta e amigável, onde os alunos se sentem mais à vontade para expressar suas ideias e opiniões.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O(a) docente convida os alunos a acederem e explorarem o site da União Europeia, através do link: https://european-union.europa.eu/index_pt , de modo a que cada um retire informações pertinentes para a execução do trabalho (constituição do BI do seu país) e, também, convida a consultar o site http://www.pordata.pt; entrar na base de dados da Europa e exportar (em PDF) a tabela com os principiais dados do país, que será integrado no trabalho.
Seguidamente, o(a) docente dá instruções para que cada aluno retire da internet um mapa base do continente europeu, de forma a localizar e assinalar o seu país de trabalho (utilizar um círculo, retângulo ou outra forma para localizar o país em estudo) ou pintar no Paint ou noutro programa de desenho.
Por fim, o aluno é convidado a retirar toda a restante informação necessária para a execução do trabalho, através da internet, de modo a constituir o BI do seu país cumprindo com todos os tópicos fornecidos no Guião de Trabalho.
Ferramentas e recursos:
Portáteis com ligação à internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Disposição normal da sala de aula, ou seja, as carteiras ou mesas dos alunos estarão organizadas em filas ou colunas voltadas para a frente.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos são convidados a construir o BI do seu país com todo o material recolhido nas aulas anteriores, seguindo as orientações dadas no Guião de Trabalho e com as capas já feitas para o BI, na disciplina de Educação Visual.
Ferramentas e recursos:
Capas do BI, elaboradas na disciplina de Educação Visual
Toda a informação recolhida durante a fase da investigação (imagens, mapas, tabelas…), que estará, previamente, imprimida
Tesoura
Cola
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Disposição normal da sala de aula, ou seja, as carteiras ou mesas dos alunos estarão organizadas em filas ou colunas voltadas para a frente.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O(a) docente orienta os discentes para a construção de um Padlet, de forma a compilar os trabalhos de todos dos alunos, num espírito de colaboração e, posterior, apresentação.
Ferramentas e recursos:
Portáteis com ligação á internet
Ferramenta Padlet: https://padlet.com
Toda a informação recolhida durante a fase da investigação (imagens, mapas, tabelas…)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Disposição normal da sala de aula, ou seja, as carteiras ou mesas dos alunos estarão organizadas em filas ou colunas voltadas para a frente.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Usando o padlet construído por todos os alunos da turma, na qual compila as informações que cada um recolheu sobre o seu país, dar-se-à início à apresentação dos trabalhos, sendo todos convidados a descobrir e apreciar esta Viagem Virtual pelos caminhos da União Europeia.
Ferramentas e recursos:
Computador com ligação à internet
Padlet elaborado pelos alunos da turma.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala de aula estará disposta em forma de U, com o objetivo de criar um ambiente de aprendizagem dinâmico, interativo, colaborativo e eficaz, dado que essa disposição cria uma atmosfera mais aberta e amigável, onde os alunos se sentem mais à vontade para expressar suas ideias e opiniões.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
O(a) docente através de um questionário digital no Kahoot, convidará os alunos a responderem às questões com o seu telemóvel. Será um momento de verificar a compreensão e aquisição das aprendizagens, recebendo tanto os alunos como o professor o feedback imediato.
Ferramentas e recursos:
Computador com ligação à internet
Telemóveis com ligação à internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala de aula estará disposta em forma de U, com o objetivo de criar um ambiente de aprendizagem dinâmico, interativo, colaborativo e eficaz, dado que essa disposição cria uma atmosfera mais aberta e amigável, onde os alunos se sentem mais à vontade para expressar suas ideias e opiniões.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
O(a) docente, através do Google docs, convidará os alunos a preencherem uma folha de auto avaliação e avaliarem-se de acordo com os critérios de avaliação pré definidos e já divulgados.
Ferramentas e recursos:
Computador com ligação à internet
Portáteis com ligação à internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Disposição normal da sala de aula, ou seja, as carteiras ou mesas dos alunos estarão organizadas em filas ou colunas voltadas para a frente.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O(a) docente lança o desafio “reflexão conjunta”, à turma, de forma avaliar o projeto no seu todo, destacando os aspectos positivos e menos positivos., entre outros aspectos.
Ferramentas e recursos:
Não aplicável
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala de aula estará disposta em forma de U, com o objetivo de criar um ambiente de aprendizagem dinâmico, interativo, colaborativo e eficaz, dado que essa disposição cria uma atmosfera mais aberta e amigável, onde os alunos se sentem mais à vontade para expressar suas ideias e opiniões.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)