Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 200 minutos

>

A Democracia: na Grécia Antiga e nos dias de Hoje: da democracia direta à democracia representativa

3º Ciclo

Júlia Braga / 07-07-2024


Descrição / Síntese:

Perceber o que significa Democracia. A partir da exploração da Democracia Ateniense e dos seus principais órgãos os alunos farão um paralelismo com a democracia na atualidade. A partir do conhecimento geográfico de Atenas tentarão perceber porque é que a democracia em Atenas pode ser direta e hoje em dia a democracia só pode ser representativa. As imperfeições da Democracia Ateniense, o papel da mulher, a existência de escravos . Os desafios da democracia atual.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Geografia ; História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Relacionar a organização socioeconómica e política institucional da Grécia Antiga com os recursos existentes no espaço em que se implantaram as pólis
> Analisar a experiência democrática de Atenas do século V a.C., nomeadamente a importância do princípio da igualdade dos cidadãos perante a lei, identificando as suas restrições;
> Reconhecer os contributos da civilização helénica para o mundo contemporâneo;
> Identificar/aplicar os conceitos: cidade-estado; democracia direta; cidadão; meteco; escravo;

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação50 MINUTOS
O que é que a democracia em Atenas significava realmente?

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

https://youtu.be/0fivQUlC7-8https://www.youtube.com/watch?v=0fivQUlC7-8&t=59s

Visualização do vídeo “O que é que a Democracia em Atenas representava realmente”

Os grupos irão responder à pergunta “o que significa a palavra Democracia” e o que é a Democracia Direta?

Em seguida farão um “Quiz darts” sobre a Democracia Ateniense e os seus órgãos de poder político.

https://view.genially.com/617c0a21a36e360e0391ec71/interactive-content-a-democracia-ateniense-darts-quiz


Ferramentas e recursos:

Video

https://youtu.be/0fivQUlC7-8https://www.youtube.com/watch?v=0fivQUlC7-8&t=59s

Os grupos apresentarão as respostas às perguntas

Quiz darts

https://view.genially.com/617c0a21a36e360e0391ec71/interactive-content-a-democracia-ateniense-darts-quiz

 

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A partir da visualização de um vídeo e do trabalho em grupo procurarão compreender o que é a democracia e as particularidades da democracia  em Atenas, principais órgãos e seu funcionamento.

Cada grupo apresenta as suas conclusões

No final da aula procurarão responder a um quiz

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão100 MINUTOS
Democracia em Atenas e Democracia na atualidade: pontos comuns e divergencias

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos serão divididos em 6 grupos.

Cada grupo vai procurar respostas sobre as diferenças entre democracia ateniense e democracia atual. Cada grupo fica com um dos temas abaixo e irão elaborar um padlet colaborativo 

  • A geografia e a organização politica e social em Atenas
  • A democracia ateniense e a democracia representativa 
  • Os órgãos de poder politico em Atenas e os que correspondem na democracia atual
  • Tipo de votação para diferentes órgãos políticos  e remuneração de cargos, em Atenas e na atualidade
  • As imperfeições da democracia ateniense (o papel da mulher, os escravos, os metecos e o direito de cidadania)
  • Os desafios da democracia atual (os fluxos migratórios, o desemprego, os radicalismos, a pobreza)


Ferramentas e recursos:

Computador e acesso à internet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos trabalham em grupo o tema que lhes foi destinado

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha50 MINUTOS
Democracia: Atenas e hoje, diferenças e semelhanças. Apresentação em Padlet

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Apresentação do Padlet colaborativo sobre a democracia ateniense e a democracia atual


Ferramentas e recursos:

Computador, Padlet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Apresentação do Padlet colaborativo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)