>
3º Ciclo
Júlia Braga / 07-07-2024
Descrição / Síntese:
Perceber o que significa Democracia. A partir da exploração da Democracia Ateniense e dos seus principais órgãos os alunos farão um paralelismo com a democracia na atualidade. A partir do conhecimento geográfico de Atenas tentarão perceber porque é que a democracia em Atenas pode ser direta e hoje em dia a democracia só pode ser representativa. As imperfeições da Democracia Ateniense, o papel da mulher, a existência de escravos . Os desafios da democracia atual.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Geografia ; História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
https://youtu.be/0fivQUlC7-8https://www.youtube.com/watch?v=0fivQUlC7-8&t=59s
Visualização do vídeo “O que é que a Democracia em Atenas representava realmente”
Os grupos irão responder à pergunta “o que significa a palavra Democracia” e o que é a Democracia Direta?
Em seguida farão um “Quiz darts” sobre a Democracia Ateniense e os seus órgãos de poder político.
Ferramentas e recursos:
Video
https://youtu.be/0fivQUlC7-8https://www.youtube.com/watch?v=0fivQUlC7-8&t=59s
Os grupos apresentarão as respostas às perguntas
Quiz darts
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A partir da visualização de um vídeo e do trabalho em grupo procurarão compreender o que é a democracia e as particularidades da democracia em Atenas, principais órgãos e seu funcionamento.
Cada grupo apresenta as suas conclusões
No final da aula procurarão responder a um quiz
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos serão divididos em 6 grupos.
Cada grupo vai procurar respostas sobre as diferenças entre democracia ateniense e democracia atual. Cada grupo fica com um dos temas abaixo e irão elaborar um padlet colaborativo
- A geografia e a organização politica e social em Atenas
- A democracia ateniense e a democracia representativa
- Os órgãos de poder politico em Atenas e os que correspondem na democracia atual
- Tipo de votação para diferentes órgãos políticos e remuneração de cargos, em Atenas e na atualidade
- As imperfeições da democracia ateniense (o papel da mulher, os escravos, os metecos e o direito de cidadania)
- Os desafios da democracia atual (os fluxos migratórios, o desemprego, os radicalismos, a pobreza)
Ferramentas e recursos:
Computador e acesso à internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos trabalham em grupo o tema que lhes foi destinado
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Apresentação do Padlet colaborativo sobre a democracia ateniense e a democracia atual
Ferramentas e recursos:
Computador, Padlet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Apresentação do Padlet colaborativo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)