>
3º Ciclo
Sérgio Mendes / 10-07-2024
Descrição / Síntese:
Pretende-se, através de uma metodologia ativa, convidar os participantes a explorar o percurso de vida de diferentes personalidades da Cova da Beira na segunda metade do século XX. Posteriormente devem cruzá-lo com momentos da história local e nacional. Deverão elaborar uma reportagem ou entrevista. Na etapa seguinte, após a análise destes produtos, pretende-se que, em grande grupo, seja elaborado um texto dramático, o qual deverá ser apresentado a toda a comunidade.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; História ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O docente começará por apresentar um mapa com a lista de Casas e Lugares do Sentir do concelho do Fundão e questionar os alunos sobre o seu conhecimento sobre estes espaços em especial a Casa de Memórias António Guterres e a Casa Eugénio de Andrade. Posteriormente, desafiará os alunos sobre o seu interesse em elaborar um texto dramático e apresentá-lo a toda a comunidade educativa. Para o efeito, será divida em grupos, sendo que cada um deles deverá identificar uma personalidade da região a explorar.
Ferramentas e recursos:
Google maps.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Virtual
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Cada grupo deverá reunir um conjunto de informações relativa à personalidade selecionada. A informação deverá incidir sobre três momentos distintos: origens / 25 de abril / atualidade ou legado
Ferramentas e recursos:
Livros, revistas, artigos, vídeos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Virtual, manuais
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha
Descrição da atividade:
Workshop dinamizado por um jornalista para distinguir a entrevista da reportagem.
Ferramentas e recursos:
Jornais
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mapa conceptual
Descrição da atividade:
Planificação de uma entrevista ou reportagem sobre a personalidade selecionada
Ferramentas e recursos:
.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Discussão em aquário
Descrição da atividade:
Realização da entrevista ou reportagem sobre a personalidade
Ferramentas e recursos:
Microfone e máquinas de fotografar e filmar
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Exterior da sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Feira
Descrição da atividade:
Apresentação das entrevistas realizadas
Ferramentas e recursos:
ArcGIS StoryMaps
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mapa conceptual
Descrição da atividade:
Elaboração de um texto dramático a partir das informações obtidas em todas as entrevistas e reportagens realizadas
Ferramentas e recursos:
Word
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia
Descrição da atividade:
Elaboração dos cenários da peça de teatro no google earth
Ferramentas e recursos:
Google earth
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de informática
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Realização de ensaios, podendo ser realizadas adaptações propostas pelo docente ou alunos.
Ferramentas e recursos:
Google Earth
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Anfiteatro
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Dramatização
Descrição da atividade:
Apresentação da peça de teatro – Colóquios da Cereja – para toda a comunidade escolar. Trata-se de uma mesa redonda liderada por António Paulouro, fundador do Jornal do Fundão.. Durante a peça o moderador interpela as diversas personalidades sobre a sua infância, a forma como viveram o 25 de abril e qual o seu legado.
Ferramentas e recursos:
Google Earth
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Anfiteatro
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)