Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 670 minutos

>

Colóquios da Cereja – Peça de Teatro

3º Ciclo

Sérgio Mendes / 10-07-2024


Descrição / Síntese:

Pretende-se, através de uma metodologia ativa, convidar os participantes a explorar o percurso de vida de diferentes personalidades da Cova da Beira na segunda metade do século XX. Posteriormente devem cruzá-lo com momentos da história local e nacional. Deverão elaborar uma reportagem ou entrevista. Na etapa seguinte, após a análise destes produtos, pretende-se que, em grande grupo, seja elaborado um texto dramático, o qual deverá ser apresentado a toda a comunidade.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; História ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Distinguir períodos de estagnação e de desenvolvimento económico da II Guerra até 1974 (atraso do mundo rural e movimento migratório, medidas de fomento industrial e abertura a capitais estrangeiros);
> Contextualizar a mudança de regime que ocorreu em 25 Abril de 1974 com a crescente oposição popular à guerra colonial e à falta de liberdade individual e coletiva;
> Compreender a importância da entrada de Portugal na CEE para a consolidação do processo de democratização e para a modernização do país;
> Analisar as dimensões da globalização (ex.: tecnologias de informação, comunicação e transportes, migrações)
> Ientificar/aplicar os conceitos: qualidade de vida; multiculturalismo/interculturalismo, cidadania
> Melhorar a expressão oral.
> Melhorar a expressão escrita.
> – Desenvolver o espírito de trabalho colaborativo.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação50 MINUTOS
Pesquisa orientada

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O docente começará por apresentar um mapa com a lista de Casas e Lugares do Sentir do concelho do Fundão e questionar os alunos sobre o seu conhecimento sobre estes espaços em especial a Casa de Memórias António Guterres e a Casa Eugénio de Andrade. Posteriormente, desafiará os alunos sobre o seu interesse em elaborar um texto dramático e apresentá-lo a toda a comunidade educativa. Para o efeito, será divida em grupos, sendo que cada um deles deverá identificar uma personalidade da região a explorar.


Ferramentas e recursos:

Google maps.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Virtual

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa50 MINUTOS
Introdução na atividade

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Cada grupo deverá reunir um conjunto de informações relativa à  personalidade selecionada. A informação deverá incidir sobre três momentos distintos: origens / 25 de abril / atualidade ou legado


Ferramentas e recursos:

Livros, revistas, artigos, vídeos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Virtual, manuais

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão50 MINUTOS
Workshop sobre jornalismo.

Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha


Descrição da atividade:

Workshop dinamizado por um jornalista para distinguir a entrevista da reportagem.


Ferramentas e recursos:

Jornais


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação50 MINUTOS
Planificação do artigo

Estratégias de aprendizagem ativa: Mapa conceptual


Descrição da atividade:

Planificação de uma entrevista ou reportagem sobre a personalidade selecionada


Ferramentas e recursos:

.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão150 MINUTOS
Entrevista ou reportagem

Estratégias de aprendizagem ativa: Discussão em aquário


Descrição da atividade:

Realização da entrevista ou reportagem sobre a personalidade


Ferramentas e recursos:

Microfone e máquinas de fotografar e filmar


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Exterior da sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha100 MINUTOS
Apresentação das entrevistas e reportagens

Estratégias de aprendizagem ativa: Feira


Descrição da atividade:

Apresentação das entrevistas realizadas


Ferramentas e recursos:

ArcGIS StoryMaps


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação50 MINUTOS
Elaboração texto dramático

Estratégias de aprendizagem ativa: Mapa conceptual


Descrição da atividade:

Elaboração de um texto dramático a partir das informações obtidas em todas as entrevistas e reportagens realizadas


Ferramentas e recursos:

Word


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação50 MINUTOS
Elaboração de cenários para peça de teatro

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

Elaboração dos cenários da peça de teatro no google earth


Ferramentas e recursos:

Google earth


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de informática

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno100 MINUTOS
Ensaios para apresentação final

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Realização de ensaios, podendo ser realizadas adaptações propostas pelo docente ou alunos.


Ferramentas e recursos:

Google Earth


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Anfiteatro

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha20 MINUTOS
Apresentação da peça: Colóquios da Cereja

Estratégias de aprendizagem ativa: Dramatização


Descrição da atividade:

Apresentação da peça de teatro – Colóquios da Cereja – para toda a comunidade escolar. Trata-se de uma  mesa redonda liderada por António Paulouro, fundador do Jornal do Fundão.. Durante a peça o moderador interpela as diversas personalidades sobre a sua infância, a forma como viveram o 25 de abril e qual o seu legado.  


Ferramentas e recursos:

Google Earth


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Anfiteatro

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)