Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 360 minutos

>

A Índia Portuguesa

Ensino Secundário

João Fernandes / 03-07-2024


Descrição / Síntese:

Os portugueses chegaram a Calicute no ano de 1498 comandados por Vasco da Gama. Ao longo do século XVI, continuaram a sua expansão, iniciando a sua ocupação territorial com a conquista de Goa em 1510 e que se prolonga nas décadas seguintes. Contudo, o império começa a entrar em declínio a partir da segunda metade XVII, apesar de um breve período de expansão na segunda metade do século XVIII. O Estado da Índia termina definitivamente em 1961 quando o exército indiano invade Goa.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Conhecer as fases da expansão portuguesa na Índia
> Saber a forma como os portugueses se relacionavam com os poderes locais
> Explicitar a forma de organização política do território era administrado pelos portugueses
> Indicar formas da presença portuguesa na Índia

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa360 MINUTOS
A Índia Portuguesa

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos vão ter que fazer um trabalho descritivo sobre a presença portuguesa na Índia. Deverão escolher um local onde os portugueses tenham estado, descrevendo a forma como estes administraram este território, assim como referindo as marcar portuguesas que perduraram até à actualidade, como por exemplo, os monumentos, a gastronomia, a religião, etc. 


Ferramentas e recursos:

Livros

Artigos

Internet

Arquivos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 360 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos deverão organizar-se em pequenos grupos de trabalho, devendo primeiro escolher o local da Índia que querem trabalhar. De seguida, deverão preparar um trabalho escrito no mínimo de 10 páginas e máximo de 14, em que esteja incluído Introdução, Corpo, Conclusão e Bibliografia. Deverão também preparar uma apresentação de 10 minutos, podendo escolher a forma de apresentação que entenderem.

Ficheiros de Apoio (anexos):

14367.png

(campo opcional – poderá estar vazio)