>
Ensino Secundário
João Fernandes / 03-07-2024
Descrição / Síntese:
Os portugueses chegaram a Calicute no ano de 1498 comandados por Vasco da Gama. Ao longo do século XVI, continuaram a sua expansão, iniciando a sua ocupação territorial com a conquista de Goa em 1510 e que se prolonga nas décadas seguintes. Contudo, o império começa a entrar em declínio a partir da segunda metade XVII, apesar de um breve período de expansão na segunda metade do século XVIII. O Estado da Índia termina definitivamente em 1961 quando o exército indiano invade Goa.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; H – Sensibilidade estética e artística
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos vão ter que fazer um trabalho descritivo sobre a presença portuguesa na Índia. Deverão escolher um local onde os portugueses tenham estado, descrevendo a forma como estes administraram este território, assim como referindo as marcar portuguesas que perduraram até à actualidade, como por exemplo, os monumentos, a gastronomia, a religião, etc.
Ferramentas e recursos:
Livros
Artigos
Internet
Arquivos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 360 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos deverão organizar-se em pequenos grupos de trabalho, devendo primeiro escolher o local da Índia que querem trabalhar. De seguida, deverão preparar um trabalho escrito no mínimo de 10 páginas e máximo de 14, em que esteja incluído Introdução, Corpo, Conclusão e Bibliografia. Deverão também preparar uma apresentação de 10 minutos, podendo escolher a forma de apresentação que entenderem.