Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 200 minutos

>

Poluição atmosférica

3º Ciclo

Luis Monteiro / 03-07-2024


Descrição / Síntese:

Esta atividade destina-se a todos os alunos do 9º ano. Enquadrado no tema do Ambiente e sociedade, no subtema da poluição atmosférica. Esta atividade consiste na elaboração de um levantamento e análise da informação específica sobre a qualidade do ar no concelho onde está inserida a escola. Os dados para a elaboração do painel devem ser consultados 2 vezes por mês, na aplicação QualAR- Qualidade do Ar da Agência Portuguesa do Ambiente no seguinte link: https://qualar.apambiente.pt/indices?estado=previsto


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Geografia ; Informática e Tecnologia ; Química


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar a interferência do Homem no sistema Terra-Ar-Água (poluição atmosférica, smog, chuvas ácidas, efeito de estufa, rarefação da camada do ozono, desflorestação, poluição da hidrosfera, degradação do solo, desertificação).

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa200 MINUTOS
O ar que eu respiro – Painel QualAR

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Objetivos: 

  • Conhecer o portal QualAr;
  • Conhecer os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde;
  • Conhecer as medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído;
  • Comunicar e informar acerca das questões relativas à qualidade do ar e alterações climáticas;
  • Utilizar técnicas de expressão visual;
  • Promover bons hábitos para reduzir as emissões e promover um bom ar;
  • Estimular o aumento da literacia relativamente à qualidade do ar.

Os alunos devem consultar os dados dos últimos 6 meses no site da Agência Portuguesa do Ambiente, registando numa tabela de Excel os níveis de poluição no dia 1 e no dia 15 de cada mês em análise para o ozono, Dióxidos de azoto e partículas PM10 e PM 2.5. 

De seguida, devem construir gráficos que traduzam a evolução e os níveis de poluição nos dias dias do mês, no último meio ano.

Com esses gráficos, no programa Canva, devem elaborar um cartaz sobre cada poluente, que refira a origem/causa dessa poluição, consequências e, por baixo do gráfico, registe a qualidade do ar nessa região, no período em análise, relativamente a esse poluente. Ex: Mau, Fraco, Médio, Bom, Muito Bom

Com o resultado dos cartazes em formato A3, proceder-se-á à elaboração de um painel sobre a qualidade do ar.


Ferramentas e recursos:

Excel

Site da Agência Portuguesa do Ambiente

Canva – Elaboração de cartaz


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos, em pares ou grupos de 3, com um computador portátil, pesquisam os dados, que transferem para uma tabela de excel, sobre cada poluente. No final, selecionam os dados dos dois dias do mês (dia 1 e 15) e elaboram um gráfico de barras.

Seguidamente, copiam e colam o gráfico para o cartaz criado no Canva, onde criam um título, uma descrição do poluente, principais causas e consequências (de forma sucinta) e classificam a qualidade do ar na região relativamente a esse poluente

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)