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3º Ciclo
Luis Monteiro / 03-07-2024
Descrição / Síntese:
Esta atividade destina-se a todos os alunos do 9º ano. Enquadrado no tema do Ambiente e sociedade, no subtema da poluição atmosférica. Esta atividade consiste na elaboração de um levantamento e análise da informação específica sobre a qualidade do ar no concelho onde está inserida a escola. Os dados para a elaboração do painel devem ser consultados 2 vezes por mês, na aplicação QualAR- Qualidade do Ar da Agência Portuguesa do Ambiente no seguinte link: https://qualar.apambiente.pt/indices?estado=previsto
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Geografia ; Informática e Tecnologia ; Química
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Objetivos:
- Conhecer o portal QualAr;
- Conhecer os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde;
- Conhecer as medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído;
- Comunicar e informar acerca das questões relativas à qualidade do ar e alterações climáticas;
- Utilizar técnicas de expressão visual;
- Promover bons hábitos para reduzir as emissões e promover um bom ar;
- Estimular o aumento da literacia relativamente à qualidade do ar.
Os alunos devem consultar os dados dos últimos 6 meses no site da Agência Portuguesa do Ambiente, registando numa tabela de Excel os níveis de poluição no dia 1 e no dia 15 de cada mês em análise para o ozono, Dióxidos de azoto e partículas PM10 e PM 2.5.
De seguida, devem construir gráficos que traduzam a evolução e os níveis de poluição nos dias dias do mês, no último meio ano.
Com esses gráficos, no programa Canva, devem elaborar um cartaz sobre cada poluente, que refira a origem/causa dessa poluição, consequências e, por baixo do gráfico, registe a qualidade do ar nessa região, no período em análise, relativamente a esse poluente. Ex: Mau, Fraco, Médio, Bom, Muito Bom
Com o resultado dos cartazes em formato A3, proceder-se-á à elaboração de um painel sobre a qualidade do ar.
Ferramentas e recursos:
Excel
Site da Agência Portuguesa do Ambiente
Canva – Elaboração de cartaz
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos, em pares ou grupos de 3, com um computador portátil, pesquisam os dados, que transferem para uma tabela de excel, sobre cada poluente. No final, selecionam os dados dos dois dias do mês (dia 1 e 15) e elaboram um gráfico de barras.
Seguidamente, copiam e colam o gráfico para o cartaz criado no Canva, onde criam um título, uma descrição do poluente, principais causas e consequências (de forma sucinta) e classificam a qualidade do ar na região relativamente a esse poluente
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)