Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 100 minutos

>

Promover os espaços verdes no espaço local

3º Ciclo

Sara Lima / 02-07-2024


Descrição / Síntese:

Em cada grupo turma, serão formados subgrupos para que possam desenvolver estratégias de promoção dos espaços verdes do concelho local. Cada grupo irá propor um espaço verde, no qual considerem necessário realizar uma intervenção no sentido de desenvolver estratégias práticas que promovam o bom uso do espaço e a sua sustentabilidade.
Cada grupo analisará os problemas e as potencialidades dos espaços verdes em investigação, utilizando a pesquisa orientada e as ferramentas digitais disponíveis para o efeito (Google Earth WEB, Mapmaker…) e apresentarão medidas de promoção do bom uso dos mesmos.
No final, todos os projetos serão apresentados à turma e promover-se-á uma troca de ideias, na qual os alunos terão oportunidade de debater as soluções apresentadas.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Geografia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Promover o bom uso dos espaços verdes locais.
> Promover estratégias de atuação para a promoção da sustentabilidade.
> Consciencializar a comunidade local para a importância dos espaços verdes.
> Promover o espírito crítico dos alunos e a formulação de possíveis soluções face aos desafios apresentados.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa100 MINUTOS
Apresentação do Desafio

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A cada grupo será entregue um guião de questões para que possam responder relativamente à escolha do espaço verde que será alvo do projeto/investigação.

 


Ferramentas e recursos:

Os alunos realizarão uma pesquisa orientada sobre as respostas que obtiveram do guião fornecido. De seguida, podem completar a sua investigação recorrendo à localização do espaço e apresentação do projeto (ex: Padlet, Google Earth WEB, Mapmaker, Storymaps…).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O espaço de aprendizagem será organizado de forma a que seja promovida a comunicação e o diálogo. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)