>
3º Ciclo
Sara Lima / 02-07-2024
Descrição / Síntese:
Em cada grupo turma, serão formados subgrupos para que possam desenvolver estratégias de promoção dos espaços verdes do concelho local. Cada grupo irá propor um espaço verde, no qual considerem necessário realizar uma intervenção no sentido de desenvolver estratégias práticas que promovam o bom uso do espaço e a sua sustentabilidade.
Cada grupo analisará os problemas e as potencialidades dos espaços verdes em investigação, utilizando a pesquisa orientada e as ferramentas digitais disponíveis para o efeito (Google Earth WEB, Mapmaker…) e apresentarão medidas de promoção do bom uso dos mesmos.
No final, todos os projetos serão apresentados à turma e promover-se-á uma troca de ideias, na qual os alunos terão oportunidade de debater as soluções apresentadas.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Geografia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
A cada grupo será entregue um guião de questões para que possam responder relativamente à escolha do espaço verde que será alvo do projeto/investigação.
Ferramentas e recursos:
Os alunos realizarão uma pesquisa orientada sobre as respostas que obtiveram do guião fornecido. De seguida, podem completar a sua investigação recorrendo à localização do espaço e apresentação do projeto (ex: Padlet, Google Earth WEB, Mapmaker, Storymaps…).
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O espaço de aprendizagem será organizado de forma a que seja promovida a comunicação e o diálogo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)