Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 200 minutos

>

A Descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral

3º Ciclo

Ana Cristina Fernandes Carvalho Gonçalves Lopes / 02-07-2024


Descrição / Síntese:

Nas aulas sobre a descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral, os alunos vão conhecer o contexto das grandes navegações portuguesas e a sua importância para os descobrimentos mundiais e o Renascimento. Assistirão a um vídeo sobre a viagem de Cabral e analisarão um excerto da carta de Pero Vaz de Caminha. Em atividades práticas, traçarão a rota de Cabral em mapas, debaterão os impactos da chegada dos portugueses para os povos indígenas, e criarão uma linha do tempo ilustrada da viagem. No final da segunda aula, os alunos farão uma reflexão sobre a importância da descoberta e novas aprendizagens adquiridas. As atividades complementares incluem pesquisa individual e um projeto artístico de mural coletivo na sala de aula.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar fatos e acontecimentos históricos – Compreender o contexto histórico da descoberta do Brasil
> Pesquisar informação em variados suportes – documentos, textos historiográficos, mapas, gravuras e músicas – Conhecer a trajetória de Pedro Álvares Cabral e a expedição de 1500
> Construir em linguagem clara e objetiva, própria da disciplina, pequenos textos – Refletir sobre o impacto da chegada dos portugueses nas populações indígenas e na formação do Brasil
> Desenvolver a criatividade e gosto estético

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação50 MINUTOS
Apresentação do tema e contextualização

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  1. Apresentação do Tema: Iniciar a aula perguntando aos alunos o que sabem sobre a descoberta do Brasil. Anotar as respostas no quadro.
  2. Contextualização Histórica: Explicar brevemente o contexto das grandes navegações portuguesas e a importância das descobertas marítimas para Portugal.


Ferramentas e recursos:

Vídeos

Música dos Descobrimentos – Vangelis – Conquest of Paradise (Legendado) (youtube.com)

https://youtu.be/pTilJu2Wp78?si=AEW0XuvIYlngoeVW

Sétima Legião – SETE MARES – 7 SEAS (youtube.com)

https://youtu.be/NmlDjghuTsw?si=yWJRM7VINX-O8s1g

Pedro Alvares Cabral – link – Pedro Álvares Cabral – RTP Arquivos

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/pedro-alvares-cabral/

Descobrimento do Brasil – Bing Vídeos

Os Portugueses – Raízes do Brasil #2 (youtube.com)  

https://www.youtube.com/watch?v=HfaeWT6qZl0

 

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Computador e projetor

Quadro para apontar notas sobre a visualização 

Apresentação Multimédia: Exibir um vídeo curto sobre a viagem de Pedro Álvares Cabral e a sobre a importância da  descoberta do Brasil no contexto português e europeu.

Resumo das ideias fundamentais no quadro da sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa50 MINUTOS
Roteiro da viagem de Pedro Álvares Cabral

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Atividade de Mapa:

  • Mapa da Rota de Cabral: Pedir aos alunos que tracem a rota de Pedro Álvares Cabral no google Earth identificando os principais pontos da viagem(15 minutos).
  • 3. Atividades Práticas (25 minutos)
    • Debate em Grupo: Dividir a turma em pequenos grupos e propor uma discussão sobre os impactos da chegada dos portugueses para os povos indígenas. Cada grupo pode apresentar suas conclusões para a turma.

    • Criação de Linha do Tempo: Pedir aos alunos que, em grupos, criem uma linha do tempo ilustrada da viagem de Cabral, destacando os eventos principais desde a partida de Portugal até a chegada ao Brasil.

    4. Conclusão (5 minutos)

    • Revisão e Reflexão: Reunir a turma e elencar os principais pontos abordados na aula. Pedir aos alunos que reflitam sobre como a descoberta do Brasil é vista hoje e o que aprenderam de novo.


Ferramentas e recursos:

Google Earth web

Google maps

Papel de cenário e material para montagem do Mural na sala de aula


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

 tablet ou portátil

Mapa em branco para os alunos traçarem a rota de Pedro Álvares Cabral, no caso de não haver sinal de internet.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação100 MINUTOS
Visita de estudo ao Museu de Marinha – Lisboa – Portugal

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Em trabalho prévio (TPC), os alunos fizeram a pesquisa sobre a localização e meios de transporte para o Museu de Marinha

Visita de estudo ao Museu de Marinha.

My Maps – traçar o percurso entre a escola e o museu – vias de acesso e coordenadas

Guião de Exploracão do Museu  de Marinha- viagens de descobrimentos portugueses.


Ferramentas e recursos:

Google Maps

https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=1nQgY8_JHCclPhlG1kjWL6kREAKewfI4&usp=sharing

Inquérito – Google Forms

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSflW6cuQNcIeMWrluI7zkOYBVgkRPjGTlrg4IzGng4GK5wzVQ/viewform?usp=sf_link

 

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  • Viagem para o museu,
  • Visita ao museu,
  • questionário,
  • Balanço da metodologia e das aprendizagens.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)