>
3º Ciclo
Ana Cristina Fernandes Carvalho Gonçalves Lopes / 02-07-2024
Descrição / Síntese:
Nas aulas sobre a descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral, os alunos vão conhecer o contexto das grandes navegações portuguesas e a sua importância para os descobrimentos mundiais e o Renascimento. Assistirão a um vídeo sobre a viagem de Cabral e analisarão um excerto da carta de Pero Vaz de Caminha. Em atividades práticas, traçarão a rota de Cabral em mapas, debaterão os impactos da chegada dos portugueses para os povos indígenas, e criarão uma linha do tempo ilustrada da viagem. No final da segunda aula, os alunos farão uma reflexão sobre a importância da descoberta e novas aprendizagens adquiridas. As atividades complementares incluem pesquisa individual e um projeto artístico de mural coletivo na sala de aula.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Apresentação do Tema: Iniciar a aula perguntando aos alunos o que sabem sobre a descoberta do Brasil. Anotar as respostas no quadro.
- Contextualização Histórica: Explicar brevemente o contexto das grandes navegações portuguesas e a importância das descobertas marítimas para Portugal.
Ferramentas e recursos:
Vídeos
Música dos Descobrimentos – Vangelis – Conquest of Paradise (Legendado) (youtube.com)
https://youtu.be/pTilJu2Wp78?si=AEW0XuvIYlngoeVW
Sétima Legião – SETE MARES – 7 SEAS (youtube.com)
https://youtu.be/NmlDjghuTsw?si=yWJRM7VINX-O8s1g
Pedro Alvares Cabral – link – Pedro Álvares Cabral – RTP Arquivos
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/pedro-alvares-cabral/
Descobrimento do Brasil – Bing Vídeos
Os Portugueses – Raízes do Brasil #2 (youtube.com)
https://www.youtube.com/watch?v=HfaeWT6qZl0
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Computador e projetor
Quadro para apontar notas sobre a visualização
Apresentação Multimédia: Exibir um vídeo curto sobre a viagem de Pedro Álvares Cabral e a sobre a importância da descoberta do Brasil no contexto português e europeu.
Resumo das ideias fundamentais no quadro da sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Atividade de Mapa:
- Mapa da Rota de Cabral: Pedir aos alunos que tracem a rota de Pedro Álvares Cabral no google Earth identificando os principais pontos da viagem(15 minutos).
- 3. Atividades Práticas (25 minutos)
-
Debate em Grupo: Dividir a turma em pequenos grupos e propor uma discussão sobre os impactos da chegada dos portugueses para os povos indígenas. Cada grupo pode apresentar suas conclusões para a turma.
-
Criação de Linha do Tempo: Pedir aos alunos que, em grupos, criem uma linha do tempo ilustrada da viagem de Cabral, destacando os eventos principais desde a partida de Portugal até a chegada ao Brasil.
4. Conclusão (5 minutos)
- Revisão e Reflexão: Reunir a turma e elencar os principais pontos abordados na aula. Pedir aos alunos que reflitam sobre como a descoberta do Brasil é vista hoje e o que aprenderam de novo.
-
Ferramentas e recursos:
Google Earth web
Google maps
Papel de cenário e material para montagem do Mural na sala de aula
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
tablet ou portátil
Mapa em branco para os alunos traçarem a rota de Pedro Álvares Cabral, no caso de não haver sinal de internet.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Em trabalho prévio (TPC), os alunos fizeram a pesquisa sobre a localização e meios de transporte para o Museu de Marinha
Visita de estudo ao Museu de Marinha.
My Maps – traçar o percurso entre a escola e o museu – vias de acesso e coordenadas
Guião de Exploracão do Museu de Marinha- viagens de descobrimentos portugueses.
Ferramentas e recursos:
Google Maps
https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=1nQgY8_JHCclPhlG1kjWL6kREAKewfI4&usp=sharing
Inquérito – Google Forms
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- Viagem para o museu,
- Visita ao museu,
- questionário,
- Balanço da metodologia e das aprendizagens.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)