Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 1425 minutos

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GeoExploração do Trilho do Cabeço do Meio Dia na Serra de Arga e da Lagoa de Bertiandos e São Pedro de Arcos

3º Ciclo

Jaime Leandro / 08-07-2024


Descrição / Síntese:

Este projeto apresenta três grandes objetivos, entre eles:
– Desenvolver o conhecimento Geográfico, nomeadamente o tipo de clima, as principais formas do relevo e o bioma da Serra de Arga por parte dos alunos;
– Realização de uma visita de estudo à Serra de Arga e Lagoa de Bertiandos e São Pedro de Arcos;
– Construção de um trilho na Lagoa de Bertiandos e São Pedro de Arcos por parte dos alunos;
– Discutir a possibilidade de compatibilização da exploração do litio na Serra de Arga com a sua sustentabilidade natural – Propostas de soluções pelos alunos;


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação Física ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Química


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Localizar e compreender os lugares e regiões;
> Problematizar e debater as inter-relações entre fenómenos e espaços geográficos;

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa200 MINUTOS
Localização da Serra de Arga

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

No inicio, os alunos são orientados a registar-se na plataforma padlet, individualmente, para aprender o seu funcionamento básico e para posterior utilização na concretização desta atividade;

Os alunos são orientados a realizar o login a partir do seu email para entrar na aplicação do google earth;

O trabalho a realizar é a apresentação de diapositivos e é dividido em diferentes fases:

1ª fase: Os alunos são orientados, dentro da aplicação google earth, a realizar um diapositivo com a introdução no mesmo de uma foto e de um video de apresentação da serra de Arga.

2ª fase: Os alunos são orientados, dentro da aplicação google earth, a realizar a localização da Serra de Arga e a juntá-la à apresentação de diapositivos iniciada na 1ª fase.

3ª fase: Os alunos são orientados, dentro da aplicação google earth, a descrever, brevemente, e através de texto e imagem, a paisagem da Serra de Arga e a juntá-la à apresentação de diapositivos.

4ª fase: Os alunos são orientados, dentro da aplicação google earth, a construir a localização de 3 pontos de interesse na Serra de Arga e através de texto e imagem, realizam uma breve descrição desses mesmos pontos. Posteriormente juntam esta fase à apresentação de diapositivos.

A apresentação dos diapositivos será partilhada pelos alunos através do uso do padlet;

Esta etapa deve ser feita em articulação com a disciplina de TIC (registo e funcionamento básico da plataforma padlet;

 


Ferramentas e recursos:

Computador com ligação à Internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho Individual

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão100 MINUTOS
Medição dos diferentes elementos do clima em diferentes Serras de Portugal – Arga, Estrela e Monchique

Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha


Descrição da atividade:

Numa primeira fase, os alunos, individualmente, exploram um mapa interativo em tempo real que permite visualizar dados meteorológicos a nível mundial através do link: : https://www.ventusky.com 

De seguida pesquisam os diferentes elementos climáticos: temperatura, pressão atmosférica, humidade, precipitação, nebulosidade e velocidade do vento, para cada uma das três Serras a estudar e preenchem uma tabela, em excell, com os dados desses elementos climáticos, em tempo real (Esta atividade pode ser realizada com a colaboração da disciplina de TIC)

Depois, numa primeira ronda, refletem individualmente, sobre quais os fatores do clima responsáveis pelas diferenças de temperatura entre as três Serras em estudo. Numa segunda ronda, emparelham-se em grupos de dois, onde explicam os seus pensamentos individuais e tentam chegar a um consenso. A terceira ronda é uma sessão plenária com a partilha dos pensamentos dos grupos e uma discussão em grupo em que se chega a conclusões válidas.

 


Ferramentas e recursos:

Computador com ligação à Internet e papel.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

No inicio individualmente e no desenvolvimento da atividade em pequenos grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação20 MINUTOS
Clima da Serra de Arga

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Numa primeira fase, os alunos vão visualizar um video da escola virtual ou do youtube sobre o clima de Portugal e as suas diferentes influências.

Numa segunda fase, os alunos vão, através da ferramente Mentimeter, ter de escolher qual o nome correto do clima e sua influência na Serra de Arga.

 

 


Ferramentas e recursos:

Computador ou Telemóvel com ligação à internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho Individual

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação300 MINUTOS
Construção de um perfil topográfico através do mapa topográfico do Trilho do Cabeço do Meio Dia na Serra de Arga – localização das diferentes formas de relevo e formações vegetais.

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Numa primeira fase, o professor distribui um mapa topográfico do Trilho do Cabeço do Meio Dia na Serra de Arga e folhas de papel milimétrico.

Numa segunda fase, os alunos constroem o perfil topográfico entre dois pontos de interesse que se encontram na legenda do mapa topográfico do Trilho do Cabeço do Meio Dia na Serra de Arga.

Numa terceira fase, os alunos identificam, através de uma legenda na folha de papel milimétrico, as formas do relevo que o perfil topográfico demonstra apresentar. 

Numa quarta fase, os alunos consultam o site: https://www.serradarga.pt/wp-content/uploads/2019/01/02_cabeco.pdf com o Trilho do Cabeço do Meio Dia na Serra de Arga e exploram o texto para poderem identificar as diferentes formações vegetais lá existentes. Pesquisam exemplos dessas formas vegetais através de fotografias que encontrarem na internet e adicionam no trabalho final.

Numa quinta e última fase e através do Prezi, Canva, Power Point, Google Slides ou outro, os alunos criam uma apresentação para poderem mostrar aos colegas o trabalho realizado, incluindo também as fotos do perfil topográfico construido. 


Ferramentas e recursos:

papel milimétrico, mapa topográfico, computador com ligação à internet, 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 300 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho em pares.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão480 MINUTOS
Visita de estudo ao Trilho do Cabeço do Meio Dia e à Lagoa de Bertiandos e São Pedro de Arcos – Debate de ideias: “Compatibilização entre a exploração do litio e a manutenção da sustentabilidade natural na Serra de Arga”

Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha


Descrição da atividade:

Numa primeira fase, os alunos iniciam a visita de estudo de manhã, percorrendo o Trilho do Cabeço do Meio Dia. quatro ou cinco alunos serão escolhidos, previamente, para fotografar diferentes formas de relevo e diferentes formações vegetais que possam encontrar na realização de toda visita de estudo, incluindo os dois trilhos.

Numa segunda fase, num local amplo, o(s) professor(es) organizadores da visita de estudo, pedem aos alunos para parar. Um dos professores lança a questão-problema: “Como compatibilizar a exploração do litio e a manutenção da sustentabilidade natural na Serra de Arga?” para debater. O professor de Ciências Naturais ou de Fisico-Quimica, que acompanha a visita de estudo, faz uma breve explicação do que é o litio, para que serve e como afeta a paisagem.

Numa terceira fase e após a explicação do professor de Ciências Naturais ou de Fisico-Quimica, os alunos são dividios em pequenos grupos e: Na primeira ronda, os alunos refletem individualmente a questão/problema proposto e que requer competências de raciocínio de ordem superior e registam as ideias numa plataforma digital através do telemovel. Na segunda ronda, os alunos emparelham-se em grupos de dois, onde explicam os seus pensamentos individuais e tentam chegar a um consenso. A terceira ronda é uma sessão plenária com a partilha dos pensamentos dos grupos e uma discussão em grupo. O áudio das conclusões são gravadas por um dos professores responsáveis pela visita de estudo. 

No final do Trilho do Cabeço do Meio Dia, faz-se pausa para almoço, junto à Capela de Santo Antão.

No parte da tarde, os alunos deslocam-se à Lagoa de Bertiandos e São Pedro de Arcos e fazem o trilho circular da Lagoa, realizando avistamento de avifauna e flora e visitando o Centro interpretativo da Lagoa.

Final da visita de estudo.

 

 


Ferramentas e recursos:

Gravadores de áudio, telemóveis, internet móvel, máquinas fotográficas.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 480 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho realizado em pequenos grupos e individualmente fora da sala de aula. Em alguns momentos da visita de estudo, os professores lideram e conduzem algumas das atividades a realizar pelos alunos, enquanto noutros momentos da visita, os professores circulam e acompanham o trabalho dos alunos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação100 MINUTOS
Construção do Roteiro: Capela de Santo Antão – Lagoa de Bertiandos

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Os alunos são orientados a realizar o login a partir do seu email para entrar na aplicação do google my maps;

O trabalho a realizar é a construção do Roteiro: Capela de Santo Antão – Lagoa de Bertiandos, locais visitados na última aula – Visita de estudo ao Trilho do Cabeço do Meio Dia e à Lagoa de Bertiandos e São Pedro de Arcos. e é dividido em diferentes fases:

1ª fase: Os alunos são orientados, dentro da aplicação google my maps, a adicionar uma camada a identificar o inicio do roteiro, na Capela de Santo Antão com a introdução no mesmo, de um ícone com uma foto e de um texto com uma breve descrição sobre a Capela.

2ª fase: Os alunos são orientados, dentro da aplicação google my maps, a realizar a direção a percorrer de autocarro, entre a Capela e a Lagoa de Bertiandos no mapa, iniciada na 1ª fase.

3ª fase: Os alunos são orientados, dentro da aplicação google my maps, a construir o Trilho Circular da Lagoa, realizado na última aula a pé, através do desenho da linha do trilho no mapa. São orientados também para construir no mapa o ícone do posto de observação da avifauna e o ícone do centro de interpretação, com fotos e textos breves sobre esses locais.

A apresentação do roteiro será partilhada pelos alunos através do uso do padlet;

Esta etapa deve ser feita em articulação com a disciplina de TIC (registo e funcionamento básico da plataforma padlet);

 


Ferramentas e recursos:

Computador com internet, 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho em pares

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha200 MINUTOS
Construção de um storymaps sobre as atividades realizadas

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Os alunos constroem um  exposição virtual, através da aplicação storymaps para partilha com uma audiência externa, com o resultado trabalho efetuado na sala de aula, na visita de estudo e as conclusões/soluções sobre a questão-problema: “como compatibilizar a exploração do litio com a sustentabilidade natural na Serra de Arga”. Esta atividade necessitará de apoio do professor de TIC na sua realização.


Ferramentas e recursos:

Computador ou telemóvel com ligação à internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho em pares.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno25 MINUTOS
Autoavaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Os alunos preenchem uma folha de autoavaliação e avaliam-se de acordo com os critérios de uma tabela fornecida sobre a visita de estudo e as atividades realizadas na sala de aula, ao longo da realização das diversas atividades.


Ferramentas e recursos:

Telemóvel com ligação à internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 25 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho Individual.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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