Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 240 minutos

>

Visita de estudo ao Rio Almonda desda a nascente à foz

3º Ciclo

Décio Ferreira Santos / 21-06-2024


Descrição / Síntese:

Vamos fazer um percurso desde a nascente do rio Almonda, nos principais pontos de interesse até à foz.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Geografia ; História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar apropriação das do rio Amonda pela fábrica da Renova.
> Conhecer práticas ambientais sustentáveis.
> Identificar o uso das águas para a populção local.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa240 MINUTOS
Visita da nascente à foz ao rio do Almonda.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Alunos 3º ciclo.

Agrupamento Gilpaes.

Exploração dos principais pontos de interesse.

Identificar espécies piscícolas e vegetação rípicola.

 


Ferramentas e recursos:

Autocarro cedido pelo Município de Torres Novas


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 240 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Percurso do rio Almonda.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)