Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 50 minutos

>

Saída de campo

Ensino Secundário

Jordão Caetano / 21-06-2024


Descrição / Síntese:

Caminhada na cidade de Santarém, desde a Escola Secundários Sá da Bandeira até ao Jardim Portas do Sol – atividade de História e Geografia


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia ; História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar estilos arquitetónicos dos edifícios visitados
> identificação dos riscos naturais
> observação da paisagem

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação50 MINUTOS
Saída de campo – caminhada na cidade de santarém

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras


Descrição da atividade:

Caminhada na cidade de Santarém, desde a Escola Secundários Sá da Bandeira até ao Jardim Portas do Sol – atividade de História e Geografia. 

Serão identificados os diferentes estilos arquitetónicos dos edifícios visitados; 

No Jardim das Portas do Sol será observada a paisagem, serão identificados os riscos naturais associados a localização do jardim, serão observadas as culturas nos campos agrícolas visíveis, será identificado o tipo de vale na secção do rio Tejo observada. 


Ferramentas e recursos:

Roteiros turísticos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Cidade de Santarém

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)