>
3º Ciclo
cristina Oliveira / 21-06-2024
Descrição / Síntese:
Como professora de Geografia, cidadã consciente das minhas responsabilidades para um mundo mais justo, sensível à temática dos “Refugiados”, e, tendo como mote:” Pensar local, agir global”, coloquei: “Mãos à obra”.
A proposta de trabalho que a seguir se apresenta insere-se no tema: “Contrastes de desenvolvimento.”
Aula invertida- Visualização do vídeo: “Príncipes do Nada- episódio especial – Refugiados” colocado previamente na Classroom: https://www.rtp.pt/play/p7360/principes-do-nada
Caso, os alunos não adiram a esta proposta., o vídeo será visualizado na sala de aula. a acompanhar a visualização , os alunos irão proceder ao preenchimento da ficha de trabalho. Este trabalho será realizado em várias etapas:
Primeira etapa: trabalho individual;
Segunda etapa. trabalho colaborativo (pares);
Terceira etapa. Criação /elabora ção de atividades (“sopa” de letras, palavras cruzadas, acrónimos, mentimeter,…)
Quarta etapa: Apresentação /partilha dos trabalhos;
Quinta etapa: reflexão final.
/pesquisa: https://moodle.anvpc.org/pluginfile.php/1355/mod_forum/post/408/Ficha%20de%20trabalho%20Geo-%20pesquisa-%20document%C3%A1rio-%20pr%C3%ADncipes%20do%20nada-%20epis%C3%B3dio%2011.pdf
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
Aula invertida- Visualização do vídeo: “Príncipes do Nada- episódio especial – Refugiados” colocado previamente na Classroom
Ferramentas e recursos:
Vídeo do episódio 11- “Refugiados” do Programa: “Príncipes do Nada”
Ficha de trabalho/pesquisa
Computador
Projetor
Caderno diário
Manual escolar
Telemóvel
Infopedia.pt ; Priberam online; RTP Ensina
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A proposta de trabalho que a seguir se apresenta insere-se no tema: “Contrastes de desenvolvimento.”
Aula invertida- Visualização do vídeo: “Príncipes do Nada- episódio especial – Refugiados” colocado previamente na Classroom
Caso, os alunos não adiram a esta proposta., o vídeo será visualizado na sala de aula. a acompanhar a visualização , os alunos irão proceder ao preenchimento da ficha de trabalho. Este trabalho será realizado em várias etapas:
Primeira etapa: trabalho individual;
Segunda etapa. trabalho colaborativo (pares);
Terceira etapa. Criação /elaboração de atividades (“sopa” de letras, palavras cruzadas, acrónimos, mentimeter,…)
Quarta etapa: Apresentação /partilha dos trabalhos;
Quinta etapa: reflexão final.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Em pares, os alunos pesquisam e resolvem a ficha de trabalho.
Ferramentas e recursos:
Ficha de trabalho
Computador
Telemóvel
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em pares, os alunos confrontam as suas notas registadas no caderno diário, analisam, pesquisam, selecionam informação para responder às questões colocadas na ficha entregue pela professora
Ficheiros de Apoio (anexos):
Ficha-de-trabalho-Geo-pesquisa-documentario-principes-do-nada-episodio-11.docx
(campo opcional – poderá estar vazio)