Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 150 minutos

>

“Refugiados” – Episódio Especial do programa: “Príncipes do Nada”

3º Ciclo

cristina Oliveira / 21-06-2024


Descrição / Síntese:

Como professora de Geografia, cidadã consciente das minhas responsabilidades para um mundo mais justo, sensível à temática dos “Refugiados”, e, tendo como mote:” Pensar local, agir global”, coloquei: “Mãos à obra”.

A proposta de trabalho que a seguir se apresenta insere-se no tema: “Contrastes de desenvolvimento.”

Aula invertida- Visualização do vídeo: “Príncipes do Nada- episódio especial – Refugiados” colocado previamente na Classroom: https://www.rtp.pt/play/p7360/principes-do-nada

Caso, os alunos não adiram a esta proposta., o vídeo será visualizado na sala de aula. a acompanhar a visualização , os alunos irão proceder ao preenchimento da ficha de trabalho. Este trabalho será realizado em várias etapas:

Primeira etapa: trabalho individual;

Segunda etapa. trabalho colaborativo (pares);

Terceira etapa. Criação /elabora ção de atividades (“sopa” de letras, palavras cruzadas, acrónimos, mentimeter,…)

Quarta etapa: Apresentação /partilha dos trabalhos;

Quinta etapa: reflexão final.

/pesquisa: https://moodle.anvpc.org/pluginfile.php/1355/mod_forum/post/408/Ficha%20de%20trabalho%20Geo-%20pesquisa-%20document%C3%A1rio-%20pr%C3%ADncipes%20do%20nada-%20epis%C3%B3dio%2011.pdf


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> – Apresentar situações concretas de desigualdades de desenvolvimento e possíveis formas de as superar;
> Enumerar soluções para atenuar os contrastes de desenvolvimento
> Comparar informação de Portugal com a de outros países para evidenciar situações de desigualdade demográfica, económica e social.
> Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica, para localizar, descrever e compreender contrastes no desenvolvimento humano.
> Relatar medidas que promovam a cooperação entre povos e culturas no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação50 MINUTOS
Refugiados

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Aula invertida- Visualização do vídeo: “Príncipes do Nada- episódio especial – Refugiados” colocado previamente na Classroom

 

https://www.youtube.com/watch?v=dyhNbyhT_xA&pp=ygUraHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vd2F0Y2g_dj1keWhOYnloVF94QQ%3D%3D


Ferramentas e recursos:

Vídeo do episódio 11- “Refugiados” do Programa: “Príncipes do Nada”

Ficha de trabalho/pesquisa

Computador

Projetor

Caderno diário

Manual escolar

Telemóvel

Infopedia.pt ; Priberam online; RTP Ensina


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A proposta de trabalho que a seguir se apresenta insere-se no tema: “Contrastes  de desenvolvimento.”

Aula invertida- Visualização do vídeo: “Príncipes do Nada- episódio especial – Refugiados” colocado previamente na Classroom

Caso, os alunos não adiram a esta proposta., o vídeo será visualizado na sala de aula. a acompanhar a visualização , os alunos irão proceder ao preenchimento da ficha de trabalho. Este trabalho será realizado em várias etapas:

Primeira etapa: trabalho individual;

Segunda etapa. trabalho colaborativo (pares);

Terceira etapa. Criação /elaboração de atividades  (“sopa” de letras, palavras cruzadas, acrónimos, mentimeter,…)

Quarta etapa: Apresentação /partilha dos trabalhos;

Quinta etapa: reflexão final. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa100 MINUTOS
Trabalho de pares – ficha de trabalho/pesquisa

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Em pares, os alunos pesquisam e resolvem a ficha de trabalho.


Ferramentas e recursos:

Ficha de trabalho

Computador

Telemóvel


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em pares, os alunos confrontam as suas notas registadas no caderno diário, analisam, pesquisam, selecionam informação para responder às questões colocadas na ficha entregue pela professora

Ficheiros de Apoio (anexos):

Ficha-de-trabalho-Geo-pesquisa-documentario-principes-do-nada-episodio-11.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)