Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 200 minutos

>

Caminhada ecológica

3º Ciclo

Maria Manuela Gomes / 16-06-2024


Descrição / Síntese:

Elaborar e aplicar um questionário de monitorização de um troço do rio Lima. A aplicação desta metodologia implica a realização de uma saída de campo para a observação direta do local em estudo. Pretende-se conhecer os riscos ou problemas do troço do rio e apresentar soluções.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação Física ; Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Física ; Geografia ; Informática e Tecnologia ; Português ; Química


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> • Despertar valores e ideias de preservação da Natureza.
> • Desenvolver o sentido de responsabilidade para com as gerações futuras.
> • Incentivar os alunos a preservar, visando formar cidadãos que interajam e participem de forma ativa na recuperação do ambiente.
> • Promover momentos de socialização e de consciencialização para a proteção do ambiente.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa200 MINUTOS
Caminhada ecológica e monitorização do troço do rio Lima

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Numa primeira fase os alunos:

  1. escolhem o troço do rio a analisar:
  2. elaboram um questionário que permita recolher informação do local em estudo, nomeadamente: caracterização do rio,características da água (cor, cheiro), verificação do leito ( estiagem, normal e de inundação), ocupação humana das margens, flora aquática,fauna auática, poluição visivele tipo de foz do rio.
  3. os alunos deslocam-se ao local escolhido para fazerem a observação direta e responderem ao questionário.
  4. recolhem amostras para possível análise efazem registo fotográfico.
  5. analisam os dados e retiram conclusões.
  6. elaboram sugestões de melhoria em caso de poluição.


Ferramentas e recursos:

Na aula de Portugês os alunos realizam a verificação linguística do questionário.

Na aula de Físico química os alunos analisam as amostras recolhidas.

Na aula de Ciências Naturais os alunos analisam as amostras recolhidas e identificam as esécies da fauna e da flora.

na disciplina de TIC os alunos realizam a formatação do questionários e o tratamento dos dados recolhidos.

Na disciplia de EV os alunos realizam a construção do cartaz da caminhada.

A CD contribui com uma aula para a recolha do lixo encontrado.

Na disciplina de Educação Física faz-se uma avaliação da condição física

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Elaboração de um questionário de monitorização.

Aplicação de um questionário de monitorização.

Realização de uma caminhada ecológica para a limpeza do troço escolhido.

Apresentação dos resultados à comunidade.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)