>
3º Ciclo
Maria Manuela Gomes / 16-06-2024
Descrição / Síntese:
Elaborar e aplicar um questionário de monitorização de um troço do rio Lima. A aplicação desta metodologia implica a realização de uma saída de campo para a observação direta do local em estudo. Pretende-se conhecer os riscos ou problemas do troço do rio e apresentar soluções.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação Física ; Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Física ; Geografia ; Informática e Tecnologia ; Português ; Química
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Numa primeira fase os alunos:
- escolhem o troço do rio a analisar:
- elaboram um questionário que permita recolher informação do local em estudo, nomeadamente: caracterização do rio,características da água (cor, cheiro), verificação do leito ( estiagem, normal e de inundação), ocupação humana das margens, flora aquática,fauna auática, poluição visivele tipo de foz do rio.
- os alunos deslocam-se ao local escolhido para fazerem a observação direta e responderem ao questionário.
- recolhem amostras para possível análise efazem registo fotográfico.
- analisam os dados e retiram conclusões.
- elaboram sugestões de melhoria em caso de poluição.
Ferramentas e recursos:
Na aula de Portugês os alunos realizam a verificação linguística do questionário.
Na aula de Físico química os alunos analisam as amostras recolhidas.
Na aula de Ciências Naturais os alunos analisam as amostras recolhidas e identificam as esécies da fauna e da flora.
na disciplina de TIC os alunos realizam a formatação do questionários e o tratamento dos dados recolhidos.
Na disciplia de EV os alunos realizam a construção do cartaz da caminhada.
A CD contribui com uma aula para a recolha do lixo encontrado.
Na disciplina de Educação Física faz-se uma avaliação da condição física
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Elaboração de um questionário de monitorização.
Aplicação de um questionário de monitorização.
Realização de uma caminhada ecológica para a limpeza do troço escolhido.
Apresentação dos resultados à comunidade.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)