>
Ensino Secundário
Pedro Sá / 05-07-2023
Descrição / Síntese:
Trabalho de projeto que resulte num produto final – Plano de Treino Personalizado
O Projeto tem por objetivo promover as seguintes competências nos alunos:
a. Apoio aos jovens para se tornarem cidadãos responsáveis e ativos.
b. Desenvolver as competências e os valores para os desafios do século XXI: Criatividade; Inovação; pensamentos Crítico; Resolução de problemas; Tomada de decisões; Comunicação; Colaboração; Investigação; Questionamento; Flexibilidade e adaptabilidade; Iniciativa e autonomia (Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória).
c. Promover Estilo de Ensino Centrados nos alunos (Descoberta Guiada e Solução de Problemas)
d. Valorizar a Aprendizagem Cooperativa na Educação Física.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação Física
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos, previamente divididos em grupos, entre 3 a 5 elementos, realizam pesquisa sobre o subtema selecionado/atribuído (Força, Resistência ou Velocidade). A seleção dos subtemas por grupo deve ser equilibrada, garantindo que todos são objeto de estudo.
A pesquisa pode ser efetuada em livros disponíveis na biblioteca, nos manuais escolares de Educação Física ou em websites que demonstrem rigor científico.
A pesquisa deve ser orientada para os seguintes aspetos que constarão da apresentação final:
- Conceito da capacidade motora
- Conceito
- Diferença entre capacidades condicionais e coordenativas
- Características específicas da capacidade motora (força, velocidade e resistência)
- Tipos de Contração Muscular
- Massa Muscular Solicitada
- Fontes energéticas solicitadas.
- Meios e métodos de treino
- Princípios do treino para o desenvolvimento da capacidade motora
- Tempos de atividade/repouso
- Meios de controlo do treino (ex. frequência cardíaca)
- Exemplos de exercícios
Os grupos devem partilhar as suas pesquisas e sínteses com o professor através de um meio digital online, por exemplo, o Google Docs.
O professor acompanha o desenvolvimento da pesquisa, comentando no documento partilhado e aconselhando um ou outro material que ache fundamental para o tratamento do subtema, ou desaconselhando outros que ache de pouca relevância.
No final desta fase deve resultar um documento com as sínteses fundamentais para o trabalho final, que será avaliado de acordo com a rubrica Pesquisa, seleção e tratamento da informação (em anexo). Esta avaliação, de teor formativo, deve ser comunicada aos alunos para que possam ainda melhorar o seu desempenho até ao final do projeto.
Ferramentas e recursos:
Google Docs ou equivalente
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O trabalho desenvolve-se em 2 tempos de 50′, podendo realizar-se totalmente online ou no espaço da biblioteca da escola.
Recomenda-se que, para evitar que os alunos fiquem sem um momento de atividade física na semana, esta atividade decorra nos primeiros 50′ de uma alua de 100′.
Ficheiros de Apoio (anexos):
Rubrica-dos-conhecimentos-11oano.pdf
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Os alunos, utilizando uma aplicação de apresentações eletrónicas (Google Slides, CANVA, etc.) que permita a partilha e comentários por parte do professor, cria uma apresentação com os aspetos fundamentais resultantes da pesquisa, tendo em conta a seguinte estrutura:
- Introdução
- Objetivos do trabalho
- Conceito da capacidade motora
- Conceito
- Diferença entre capacidades condicionais e coordenativas
- Características específicas da capacidade motora (força, velocidade e resistência)
- Tipos de Contração Muscular
- Massa Muscular Solicitada
- Fontes energéticas solicitadas.
- Meios e métodos de treino
- Proposta de sessão de treino para o desenvolvimento da capacidade motora
- Tempos de atividade/repouso
- Meios de controlo do treino (ex. frequência cardíaca)
- Exemplos de exercícios
- Conclusão
- Nível percecionado de aquisição de conhecimentos sobre o tema
No ponto 3 da apresentação, serão valorizados os trabalhos que apresentarem elementos multimédia (fotos ou vídeo) dos exercícios de treino selecionados.
O professor deve orientar a criação da apresentação.
Ferramentas e recursos:
Google Docs, CANVA ou equivalente
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A criação da apresentação na aplicação selecionada será exclusivamente online, realizada colaborativamente entre os alunos, em trabalho autónomo (extra aula) e com a supervisão do professor.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Em momento de apresentação à turma, cada grupo faz a sua apresentação num tempo nunca superior a 10′ e sujeita-se a questões colocadas pelo professor.
A avaliação é realizada através de rubricas (em anexo).
Ferramentas e recursos:
Computador e projetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
Rubrica-dos-conhecimentos-11oano-1.pdf
(campo opcional – poderá estar vazio)