Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 400 minutos

>

Métodos e meios de treino adequados ao desenvolvimentos das capacidades motoras

Ensino Secundário

Pedro Sá / 05-07-2023


Descrição / Síntese:

Trabalho de projeto que resulte num produto final – Plano de Treino Personalizado

O Projeto tem por objetivo promover as seguintes competências nos alunos:
a. Apoio aos jovens para se tornarem cidadãos responsáveis e ativos.
b. Desenvolver as competências e os valores para os desafios do século XXI: Criatividade; Inovação; pensamentos Crítico; Resolução de problemas; Tomada de decisões; Comunicação; Colaboração; Investigação; Questionamento; Flexibilidade e adaptabilidade; Iniciativa e autonomia (Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória).
c. Promover Estilo de Ensino Centrados nos alunos (Descoberta Guiada e Solução de Problemas)
d. Valorizar a Aprendizagem Cooperativa na Educação Física.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação Física


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Conhecer os métodos e meios de treino mais adequados ao desenvolvimento ou manutenção das diversas capacidades motoras.
> Apoio aos jovens para se tornarem cidadãos responsáveis e ativos.
> Desenvolver as competências e os valores para os desafios do século XXI: Criatividade; Inovação; pensamentos Crítico; Resolução de problemas; Tomada de decisões; Comunicação; Colaboração; Investigação; Questionamento; Flexibilidade e adaptabilidade; Iniciativa e autonomia (Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória).
> Promover Estilo de Ensino Centrados nos alunos (Descoberta Guiada e Solução de Problemas)
> Valorizar a Aprendizagem Cooperativa na Educação Física.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa100 MINUTOS
Pesquisa

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos, previamente divididos em grupos, entre 3 a 5 elementos, realizam pesquisa sobre o subtema selecionado/atribuído (Força, Resistência ou Velocidade). A seleção dos subtemas por grupo deve ser equilibrada, garantindo que todos são objeto de estudo.

A pesquisa pode ser efetuada em livros disponíveis na biblioteca, nos manuais escolares de Educação Física ou em websites que demonstrem rigor científico.

A pesquisa deve ser orientada para os seguintes aspetos que constarão da apresentação final:

  1. Conceito da capacidade motora
    1. Conceito
    2. Diferença entre capacidades condicionais e coordenativas
    3. Características específicas da capacidade motora (força, velocidade e resistência)
      1. Tipos de Contração Muscular
      2. Massa Muscular Solicitada
      3. Fontes energéticas solicitadas.
    4. Meios e métodos de treino
  2. Princípios do treino para o desenvolvimento da capacidade motora
    1. Tempos de atividade/repouso 
    2. Meios de controlo do treino (ex. frequência cardíaca)
    3. Exemplos de exercícios

Os grupos devem partilhar as suas pesquisas e sínteses com o professor através de um meio digital online, por exemplo, o Google Docs. 

O professor acompanha o desenvolvimento da pesquisa, comentando no documento partilhado e aconselhando um ou outro material que ache fundamental para o tratamento do subtema, ou desaconselhando outros que ache de pouca relevância.

No final desta fase deve resultar um documento com as sínteses fundamentais para o trabalho final, que será avaliado de acordo com a rubrica Pesquisa,  seleção  e tratamento da informação (em anexo). Esta avaliação, de teor formativo, deve ser comunicada aos alunos para que possam ainda melhorar o seu desempenho até ao final do projeto.


Ferramentas e recursos:

Google Docs ou equivalente


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O trabalho desenvolve-se em 2 tempos de 50′, podendo realizar-se totalmente online ou no espaço da biblioteca da escola.

Recomenda-se que, para evitar que os alunos fiquem sem um momento de atividade física na semana, esta atividade decorra nos primeiros 50′ de uma alua de 100′. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

Rubrica-dos-conhecimentos-11oano.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação200 MINUTOS
Elaborar uma apresentação com os aspetos fundamentais resultantes da pesquisa

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Os alunos, utilizando uma aplicação de apresentações eletrónicas (Google Slides, CANVA, etc.) que permita a partilha e comentários por parte do professor, cria uma apresentação com os aspetos fundamentais resultantes da pesquisa, tendo em conta a seguinte estrutura:

  1. Introdução
    1. Objetivos do trabalho
  2. Conceito da capacidade motora
    1. Conceito
    2. Diferença entre capacidades condicionais e coordenativas
    3. Características específicas da capacidade motora (força, velocidade e resistência)
      1. Tipos de Contração Muscular
      2. Massa Muscular Solicitada
      3. Fontes energéticas solicitadas.
    4. Meios e métodos de treino
  3. Proposta de sessão de treino para o desenvolvimento da capacidade motora
    1. Tempos de atividade/repouso 
    2. Meios de controlo do treino (ex. frequência cardíaca)
    3. Exemplos de exercícios
  4. Conclusão
    1. Nível percecionado de aquisição de conhecimentos sobre o tema

No ponto 3 da apresentação, serão valorizados os trabalhos que apresentarem elementos multimédia (fotos ou vídeo) dos exercícios de treino selecionados.

O professor deve orientar a criação da apresentação.


Ferramentas e recursos:

Google Docs, CANVA ou equivalente


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A criação da apresentação na aplicação selecionada será exclusivamente online, realizada colaborativamente entre os alunos, em trabalho autónomo (extra aula) e com a supervisão do professor.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha100 MINUTOS
Apresentação e defesa do trabalho realizado

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Em momento de apresentação à turma, cada grupo faz a sua apresentação num tempo nunca superior a 10′ e sujeita-se a questões colocadas pelo professor.

A avaliação é realizada através de rubricas (em anexo).

 


Ferramentas e recursos:

Computador e projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

Rubrica-dos-conhecimentos-11oano-1.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)