Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 300 minutos

>

Transportes em Coimbra, Portugal

Ensino Secundário

Maria Costa / 20-06-2024


Descrição / Síntese:

Apresentamos um cenário de aprendizagem com um estudo de caso focado nos transportes da cidade de Coimbra, em Portugal. Este estudo de caso pretende que os alunos construam o seu próprio conhecimento através de pesquisa, seleção e analise da recolha de dados, de modo a compreender e problematizar os desafios e as oportunidades dos sistemas de transporte urbanos, incluindo aspetos de sustentabilidade, acessibilidade e eficiência.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Avaliar a competitividade dos diferentes modos de transporte, de acordo com a finalidade dos transportes da cidade de Coimbra.
> Relacionar a organização espacial das principais redes de transporte com a distribuição da população e do tecido empresarial.
> Equacionar oportunidades criadas pelas TIC na organização espacial das diversas atividades urbanas.
> Emitir opiniões sobre casos concretos da importância dos transportes para a sustentabilidade da qualidade de vida das populações.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação50 MINUTOS
1ª Atividade

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

 Introdução – A importância dos transportes urbanos na cidade de Coimbra, através da atividade:

Senta-te se Concordas
O professor pede aos alunos para se colocarem em pé. De seguida introduz um tema através de uma afirmação, “Os transportes são o motor do desenvolvimento económico e social da população”. Os alunos que concordam e conhecem o tema sentam-se. Pelo número de alunos em pé consegue saber o grau de conhecimento que têm sobre o tema.

Utilizando a estratégia de Brainstorming, os alunos vão apresentar as suas ideias (30 minutos)

Apresentação pela professora da proposta do trabalho a desenvolver: estudo de caso – os transportes rodoviários na cidade de Coimbra, (20 minutos).

1º Objetivo: Promover e compreender as opções de mobilidade na cidade;

 

 


Ferramentas e recursos:

Computador, Internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação50 MINUTOS
2º Atividade

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Sumário em árvore A professora pede aos alunos que escrevam um resumo a partir do acesso ao link fornecido: um entre 10 a 15 palavras, outro entre 16 a 30 palavras, outro entre 31 a 50, outro entre 51 a 70, outro entre  71 a 90 e outro entre 91 a 100 palavras. Isto permite que os alunos refinem a sua compreensão e escolham apenas os elementos importantes para os resumos mais pequenos. Ferramentas: Google docs 


Ferramentas e recursos:

Computador, Internet e documentos fornecidos.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de informática.

〉Investigação e Pesquisa100 MINUTOS
3ª Atividade

Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest


Descrição da atividade:

Webquest
Os alunos recebem um problema ou uma pergunta específica, para a qual existe uma seleção de recursos (geralmente uma lista de links para materiais online) que podem usar para responder. Tanto a lista de recursos como as questões podem ser adicionadas a um documento online partilhado. Ferramentas: Google docs, Zunal 

Questão: Os meios de transporte rodoviários que a cidade de Coimbra oferece, contribuem para o bem-estar e qualidade de vida da sua população?


Ferramentas e recursos:

Computador, Internet, Google docs, Zunal


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

sala de Informática

Ficheiros de Apoio (anexos):

Alguns-Links-para-ajudar-na-pesquisa.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha100 MINUTOS
4ª Atividade

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Partilha com uma audiência externa
Alunos e professores convidam um público, diferente dos colegas da turma (por exemplo, outras turmas da escola, pais, escolas parceiras, um especialista externo…) para apresentarem os seus trabalhos e projetos desenvolvidos.
A apresentação a um público externo implica o desenvolvimento de competências de comunicação, capacidade de debate e responsabilidade sobre o conteúdo a transmitir. Ferramentas: Gamma, Slido, Mentimeter


Ferramentas e recursos:

Computador, Internet e ferramentas livres ao critério dos grupos.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Auditório

Ficheiros de Apoio (anexos):

news_1565896158-2.jpg

(campo opcional – poderá estar vazio)