>
Ensino Secundário
Maria Costa / 20-06-2024
Descrição / Síntese:
Apresentamos um cenário de aprendizagem com um estudo de caso focado nos transportes da cidade de Coimbra, em Portugal. Este estudo de caso pretende que os alunos construam o seu próprio conhecimento através de pesquisa, seleção e analise da recolha de dados, de modo a compreender e problematizar os desafios e as oportunidades dos sistemas de transporte urbanos, incluindo aspetos de sustentabilidade, acessibilidade e eficiência.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Introdução – A importância dos transportes urbanos na cidade de Coimbra, através da atividade:
Senta-te se Concordas
O professor pede aos alunos para se colocarem em pé. De seguida introduz um tema através de uma afirmação, “Os transportes são o motor do desenvolvimento económico e social da população”. Os alunos que concordam e conhecem o tema sentam-se. Pelo número de alunos em pé consegue saber o grau de conhecimento que têm sobre o tema.
Utilizando a estratégia de Brainstorming, os alunos vão apresentar as suas ideias (30 minutos)
Apresentação pela professora da proposta do trabalho a desenvolver: estudo de caso – os transportes rodoviários na cidade de Coimbra, (20 minutos).
1º Objetivo: Promover e compreender as opções de mobilidade na cidade;
Ferramentas e recursos:
Computador, Internet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Sumário em árvore A professora pede aos alunos que escrevam um resumo a partir do acesso ao link fornecido: um entre 10 a 15 palavras, outro entre 16 a 30 palavras, outro entre 31 a 50, outro entre 51 a 70, outro entre 71 a 90 e outro entre 91 a 100 palavras. Isto permite que os alunos refinem a sua compreensão e escolham apenas os elementos importantes para os resumos mais pequenos. Ferramentas: Google docs
Ferramentas e recursos:
Computador, Internet e documentos fornecidos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de informática.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest
Descrição da atividade:
Webquest
Os alunos recebem um problema ou uma pergunta específica, para a qual existe uma seleção de recursos (geralmente uma lista de links para materiais online) que podem usar para responder. Tanto a lista de recursos como as questões podem ser adicionadas a um documento online partilhado. Ferramentas: Google docs, Zunal
Questão: Os meios de transporte rodoviários que a cidade de Coimbra oferece, contribuem para o bem-estar e qualidade de vida da sua população?
Ferramentas e recursos:
Computador, Internet, Google docs, Zunal
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
sala de Informática
Ficheiros de Apoio (anexos):
Alguns-Links-para-ajudar-na-pesquisa.pdf
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Partilha com uma audiência externa
Alunos e professores convidam um público, diferente dos colegas da turma (por exemplo, outras turmas da escola, pais, escolas parceiras, um especialista externo…) para apresentarem os seus trabalhos e projetos desenvolvidos.
A apresentação a um público externo implica o desenvolvimento de competências de comunicação, capacidade de debate e responsabilidade sobre o conteúdo a transmitir. Ferramentas: Gamma, Slido, Mentimeter
Ferramentas e recursos:
Computador, Internet e ferramentas livres ao critério dos grupos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Auditório