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Ensino Secundário
Susana Moço / 11-06-2024
Descrição / Síntese:
Estudar casos de cidades do mundo que são consideradas “modelos de sustentabilidade” pode ser uma experiência enriquecedora para os alunos, pois permite que eles aprendam com exemplos reais e concretos. Aqui estão algumas etapas detalhadas e atividades para explorar esse tema com os alunos do 11º ano.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
1. Introdução ao Tema
Aula expositiva inicial: Apresentar o conceito de sustentabilidade urbana e explicar o que caracteriza uma cidade sustentável. Utilizar exemplos gerais para ilustrar os principais pontos, como a utilização de energia renovável, mobilidade sustentável, gestão de resíduos, áreas verdes e participação comunitária.
2. Seleção das Cidades
- Escolha das cidades: Selecionar algumas cidades reconhecidas pelas suas práticas sustentáveis. As quais:
- Copenhaga, Dinamarca: Conhecida pelas suas infraestruturas cicloviárias e planeamento urbano verde.
- Vancouver, Canadá: Destaca-se pela utilização de energia renovável e pela proteção ambiental.
- Freiburg, Alemanha: Exemplo das comunidades ecológicas com eficiência energética e pela utilização de transportes sustentáveis.
- Curitiba, Brasil: Famosa pelo seu sistema de transportes públicos inovadores e gestão de resíduos.
- Singapura: Reconhecida pela gestão de recursos hídricos e espaços verdes.
3. Divisão em Grupos
- Formação de grupos: Dividir a turma em grupos, cada um é responsável por uma cidade diferente. Cada grupo deve pesquisar e estudar a cidade atribuída. (Atividade da sessão 2 do Diário de Aprendizagem no Padlet)
4. Pesquisa e Análise
- Pesquisa orientada: Os alunos devem realizar pesquisas sobre a cidade tendo em conta os seguintes aspectos:
- Políticas e iniciativas sustentáveis implementadas.
- Resultados e impactos dessas políticas na qualidade de vida dos cidadãos.
- Desafios enfrentados e como foram superados.
- Possíveis lições e práticas que podem ser aplicadas noutras cidades.
5. Produção de Relatórios e Apresentações
- Elaboração de relatórios: Cada grupo deve compilar as suas descobertas num relatório detalhado (que pode ser o Padlet), incluindo gráficos, tabelas e imagens para ilustrar os pontos principais.
- Apresentações multimedia: Os grupos devem preparar apresentações multimedia (PowerPoint, vídeos, etc.) para compartilhar as suas descobertas com o resto da turma. Será incentivado o uso de ferramentas como o Prezi, Canva, Google Slides ou outros.
6. Discussões e Reflexões
- Sessões de apresentação: Organizar sessões de apresentação onde cada grupo compartilha as suas descobertas com a turma. Após cada apresentação haverá tempo para perguntas e discussões.
- Debate e reflexão: Realizar um debate sobre quais as práticas sustentáveis que poderiam ser implementadas na cidade ou vila de residência dos alunos. Discussão acerca dos desafios e benefícios dessas práticas.
7. Comparação e Adaptação
- Atividade comparativa: Pedir aos alunos para comparar as cidades estudadas com a sua própria cidade, identificando semelhanças e diferenças em termos de práticas sustentáveis.
- Propostas de adaptação: Cada grupo deve propor um plano de adaptação de pelo menos uma prática sustentável da cidade estudada para a realidade local. Devem considerar fatores como cultura, economia e infraestruturas.
8. Projetos de Implementação
- Desenvolvimento de projetos: Incentivar os alunos a desenvolverem projetos práticos baseados nas propostas de adaptação. Isto pode incluir campanhas de consciencialização, projetos de reciclagem, planos de mobilidade sustentável, entre outros.
- Apresentação de projetos: Organizar uma feira de sustentabilidade onde os grupos apresentam os seus projetos para a comunidade escolar ou até para os representantes da administração local.
Ferramentas e recursos:
Recursos e Ferramentas
- Ferramentas digitais: Google Earth para exploração virtual das cidades, plataformas como TED Talks para a realização de vídeos inspiradores, e bases de dados como as da ONU Habitat para obtenção de dados e estatísticas.
- Materiais de apoio: Artigos académicos, documentários, relatórios de organizações como a Greenpeace, WWF, e publicações de instituições como a OCDE e a ONU.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 180 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Não relevante
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)