Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 180 minutos

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A minha cidade sustentável

Ensino Secundário

Susana Moço / 11-06-2024


Descrição / Síntese:

Estudar casos de cidades do mundo que são consideradas “modelos de sustentabilidade” pode ser uma experiência enriquecedora para os alunos, pois permite que eles aprendam com exemplos reais e concretos. Aqui estão algumas etapas detalhadas e atividades para explorar esse tema com os alunos do 11º ano.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Investigar as principais componentes da paisagem urbana, nomeadamente as ambientais e sociais, que condicionam o bem estar e a qualidade de vida nas cidades portuguesas.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa180 MINUTOS
A Minha Cidade Sustentável

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

1. Introdução ao Tema

Aula expositiva inicial: Apresentar o conceito de sustentabilidade urbana e explicar o que caracteriza uma cidade sustentável. Utilizar exemplos gerais para ilustrar os principais pontos, como a utilização de energia renovável, mobilidade sustentável, gestão de resíduos, áreas verdes e participação comunitária.

 

2. Seleção das Cidades

  • Escolha das cidades: Selecionar algumas cidades reconhecidas pelas suas  práticas sustentáveis. As quais:
    • Copenhaga, Dinamarca: Conhecida pelas suas infraestruturas cicloviárias e planeamento urbano verde.
    • Vancouver, Canadá: Destaca-se pela utilização de energia renovável e pela proteção ambiental.
    • Freiburg, Alemanha: Exemplo das comunidades ecológicas com eficiência energética e pela utilização de transportes sustentáveis.
    • Curitiba, Brasil: Famosa pelo seu sistema de transportes públicos inovadores e gestão de resíduos.
    • Singapura: Reconhecida pela gestão de recursos hídricos e espaços verdes.

3. Divisão em Grupos

  • Formação de grupos: Dividir a turma em grupos, cada um é responsável por uma cidade diferente. Cada grupo deve pesquisar e estudar a cidade atribuída. (Atividade da sessão 2 do Diário de Aprendizagem no Padlet)

4. Pesquisa e Análise

  • Pesquisa orientada: Os alunos devem realizar pesquisas sobre a cidade tendo em conta os seguintes aspectos:
    • Políticas e iniciativas sustentáveis implementadas.
    • Resultados e impactos dessas políticas na qualidade de vida dos cidadãos.
    • Desafios enfrentados e como foram superados.
    • Possíveis lições e práticas que podem ser aplicadas noutras cidades.

5. Produção de Relatórios e Apresentações

  • Elaboração de relatórios: Cada grupo deve compilar as suas descobertas num relatório detalhado (que pode ser o Padlet), incluindo gráficos, tabelas e imagens para ilustrar os pontos principais.
  • Apresentações multimedia: Os grupos devem preparar apresentações multimedia (PowerPoint, vídeos, etc.) para compartilhar as suas descobertas com o resto da turma. Será incentivado o uso de ferramentas como o Prezi, Canva, Google Slides ou outros.

6. Discussões e Reflexões

  • Sessões de apresentação: Organizar sessões de apresentação onde cada grupo compartilha as suas descobertas com a turma. Após cada apresentação haverá tempo para perguntas e discussões.
  • Debate e reflexão: Realizar um debate sobre quais as práticas sustentáveis que poderiam ser implementadas na cidade ou vila de residência dos alunos. Discussão acerca dos desafios e benefícios dessas práticas.

7. Comparação e Adaptação

  • Atividade comparativa: Pedir aos alunos para comparar as cidades estudadas com a sua própria cidade, identificando semelhanças e diferenças em termos de práticas sustentáveis.
  • Propostas de adaptação: Cada grupo deve propor um plano de adaptação de pelo menos uma prática sustentável da cidade estudada para a realidade local. Devem considerar fatores como cultura, economia e infraestruturas.

8. Projetos de Implementação

  • Desenvolvimento de projetos: Incentivar os alunos a desenvolverem projetos práticos baseados nas propostas de adaptação. Isto pode incluir campanhas de consciencialização, projetos de reciclagem, planos de mobilidade sustentável, entre outros.
  • Apresentação de projetos: Organizar uma feira de sustentabilidade onde os grupos apresentam os seus projetos para a comunidade escolar ou até para os representantes da administração local.

 

 


Ferramentas e recursos:

Recursos e Ferramentas

  • Ferramentas digitais: Google Earth para exploração virtual das cidades, plataformas como TED Talks para a realização de vídeos inspiradores, e bases de dados como as da ONU Habitat para obtenção de dados e estatísticas.
  • Materiais de apoio: Artigos académicos, documentários, relatórios de organizações como a Greenpeace, WWF, e publicações de instituições como a OCDE e a ONU.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 180 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Não relevante

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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