Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 95 minutos

>

Passos Decididos para um Futuro Sustentável

3º Ciclo

Sandra Oliveira Palhares / 11-06-2024


Descrição / Síntese:

Esta atividade, criada com ajuda de Inteligência Artificial, consiste na elaboração dum plano individual de cada aluno, de diminuição da pegada ecológica recorrendo à colaboração duma ferramenta de IA.

As principais competências trabalhadas com os alunos são:
– Compreender o conceito de pegada ecológica e a sua importância.
– Identificar os principais fatores que contribuem para a pegada ecológica.
– Desenvolver competências no uso de ferramentas de IA para analisar e planificar a redução da pegada ecológica.
– Criar um plano individual para reduzir a pegada ecológica.
– Comunicar e justificar as medidas propostas.

1 – A atividade começa com uma introdução ao conceito de pegada ecológica.
2 – Em seguida, os alunos analisam os seus hábitos diários e usam a calculadora online (https://www.footprintcalculator.org/sponsor/FR/pt ) para estimar a sua pegada ecológica atual.
3 – Usando uma ferramenta de IA como, por exemplo, Chat GPT, Gemini ou Poe, os alunos elaboram um plano detalhado com as medidas que pretendem adotar para reduzir sua pegada ecológica. Apresentam o seu plano, explicando as ações propostas e os possíveis impactos.
4 – Após a implementação do plano, os alunos refletem sobre os desafios, progressos e aprendizagens ao longo do processo. A avaliação envolve tanto uma avaliação formativa durante as atividades, quanto uma avaliação sumativa do plano individual.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Biologia ; Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> – Selecionar e organizar informação, a partir de fontes diversas e de forma cada vez mais autónoma, valorizando a utilização de tecnologias digitais e integrando saberes prévios para construir novos conhecimentos.
> – Aplicar as competências desenvolvidas em problemáticas atuais e em novos contextos.
> – Formular e comunicar opiniões críticas, cientificamenterelacionadas com CTSA.
> – Articular saberes de diferentes disciplinas para aprofundar temáticas abordadas em Ciências Naturais.
> – Discutir opções para a conservação dos ecossistemas e o seu contributo para as necessidades humanas, bem como a importância da ciência e da tecnologia na sua conservação.
> – Discutir os impactes da exploração/transformação dos recursos naturais e propor medidas de redução dos mesmos e de promoção da sua sustentabilidade.
> – Analisar criticamente os impactes ambientais, sociais e éticos de casos de desenvolvimento científico e tecnológico no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida das populações humanas.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação10 MINUTOS
1. Entender o que é a pegada ecológica e sua importância.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Diagnóstico de conceitos prévios:

  1. O professor questiona os alunos sobre o conceito de “pegada ecológica” (quem já ouviu falar, qual o significado, …). É provável que surjam conceções alternativas como sendo algo positivo, isto é, o adjetivo “ecológica” costuma, na linguagem do dia-a-dia, ter uma conotação positiva, de um comportamento sustentável.
  2. Esclarecer o conceito de “pegada ecológica”: momento expositivo por parte do professor, com apoio de imagens/metáforas visuais.


Ferramentas e recursos:

  • Computador
  • Internet
  • Projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula na disposição habitual.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação20 MINUTOS
Cálculo da pegada ecológica

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida


Descrição da atividade:

Os alunos, individualmente e, de preferência, em casa, calculam a sua pegada ecológica, utilizando a ferramenta online:

Footprint Calculator

Os alunos podem e devem recorrer aos restantes elementos do agregado familiar para esclarecer algumas informações necessárias.


Ferramentas e recursos:

  • smartphone, computador ou tablet (dispositivo com ligação à Internet)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  • De preferência, os alunos devem responder às questões da calculadora da pegada ecológica em casa, para que seja possível esclarecer alguns dados respeitantes aos hábitos e consumos do agregado familiar.
  • Sala de aula com disposição habitual, para partilha e análise dos resultados individuais.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação50 MINUTOS
Elaboração do Plano Individual de Diminuição da Pegada Ecológica

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

O professor demonstra a utilização de uma ferramenta de IA, criando um prompt adequado para cumprir uma determinada tarefa (que pode ser sugerida por alunos).

Usando uma ferramenta de Inteligência Artificial como, por exemplo, Chat GPT, Gemini ou Poe, os alunos elaboram um plano detalhado (com medidas e prazos), mas viável, com as medidas que pretendem adotar para reduzir sua pegada ecológica.

Cada aluno apresenta o seu plano à turma, explicando as ações propostas e os possíveis impactos.


Ferramentas e recursos:

  • smartphone, computador ou tablet (dispositivo com ligação à Internet)
  • Ferramenta de Inteligência Artificial
  • Projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula com a disposição habitual

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno15 MINUTOS
Avaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Autoavaliação
Os alunos respondem a um questionário de autoavaliação e avaliam-se de acordo com os critérios de um questionário fornecidO:

Ficha de Autoavaliação
Passos Decididos para um Futuro Sustentável

(Plano de Diminuição da Pegada Ecológica)

Nome do aluno:

 

  1. Entendimento do conceito de pegada ecológica
    • 1 2 3 4 5
  2. Identificação dos principais fatores contributivos para a minha pegada ecológica
    • 1 2 3 4 5
  3. Facilidade na utilização de ferramentas de IA para análise e elaboração do meu plano
    • 1 2 3 4 5
  4. Viabilidade das ações planeadas para redução da minha pegada ecológica
    • 1 2 3 4 5
  5. Grau de comprometimento e motivação para implementar o plano
    • 1 2 3 4 5
  6. Clareza na apresentação do plano para a turma
    • 1 2 3 4 5
  7. Aprendizagens adquiridas sobre sustentabilidade e impacto ambiental
    • 1 2 3 4 5
  8. Dificuldades encontradas durante o processo e como as superei
    • Descreve brevemente:
  9. Principais reflexões sobre o meu papel na preservação do meio ambiente
    • Descreva brevemente:
  10. Nota final de autoavaliação (de 0 a 10):

Observações adicionais:

Avaliação
O professor avalia os alunos de acordo com os critérios de uma rubrica fornecida.

Rubrica de Avaliação
Passos Decididos para um Futuro Sustentável

(Plano de Diminuição da Pegada Ecológica)

Nome do aluno:

Critérios

Excelente (4)

Bom (3)

Satisfatório (2)

Precisa Melhorar (1)

Entendimento do conceito de pegada ecológica

O aluno demonstra profundo entendimento do conceito, explicando-o com detalhes e precisão.

O aluno compreende bem o conceito, explicando-o de forma clara.

O aluno entende o conceito de forma básica, com algumas lacunas.

O aluno apresenta dificuldades em compreender o conceito de pegada ecológica.

Identificação dos principais fatores contributivos

O aluno identifica com muita clareza e profundidade os principais fatores que impactam a sua pegada ecológica.

O aluno identifica de forma satisfatória os principais fatores contributivos.

O aluno consegue identificar alguns fatores, mas de forma incompleta.

O aluno tem dificuldade em identificar os principais fatores contributivos.

Utilização de ferramentas de IA

O aluno demonstra excelente compreensão e habilidade no uso de ferramentas de IA para análise e elaboração do plano.

O aluno utiliza as ferramentas de IA de forma eficaz, com alguns pequenos ajustes.

O aluno consegue usar as ferramentas de IA, mas com dificuldades ocasionais.

O aluno apresenta dificuldades significativas no uso das ferramentas de IA.

Viabilidade das ações planeadas

As ações planeadas são altamente viáveis e eficazes para a redução da pegada ecológica.

As ações planeadas são viáveis e provavelmente terão impacto positivo.

Algumas das ações planeadas são viáveis, mas com impacto limitado.

As ações planeadas apresentam pouca viabilidade e impacto duvidoso.

Comprometimento e motivação

O aluno demonstra alto grau de comprometimento e motivação para implementar o plano.

O aluno apresenta bom nível de comprometimento e motivação.

O aluno demonstra algum nível de comprometimento, mas com motivação limitada.

O aluno não demonstra comprometimento ou motivação significativos.

Clareza na apresentação

A apresentação do plano é extremamente clara, organizada e convincente.

A apresentação do plano é clara e bem estruturada.

A apresentação do plano é razoavelmente clara, com algumas lacunas.

A apresentação do plano carece de clareza e organização.

Aprendizagem sobre sustentabilidade

O aluno demonstra profunda aprendizagem sobre sustentabilidade e impacto ambiental.

O aluno apresenta boa aprendizagem sobre sustentabilidade e impacto ambiental.

O aluno demonstra aprendizagem básica sobre sustentabilidade e impacto ambiental.

O aluno não demonstra aprendizagem significativa sobre sustentabilidade e impacto ambiental.


Ferramentas e recursos:

  • smartphone, computador ou tablet (dispositivo com ligação à Internet)
  • questionário de autoavaliação (em papel ou online)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula com disposição habitual.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)