Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 100 minutos

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Explorando o mundo do “Advertising” com IA

Ensino Secundário

Ana Graça Martins / 10-06-2024


Descrição / Síntese:

Este cenário de aprendizagem foi criado no âmbito da formação “A incorporação da IA nas metodologias de aprendizagem ativa”, promovida pelo CFAE de Matosinhos, com recurso a ferramentas de IA para explorar e desenvolver atividades sobre o tema “Advertising”. Os alunos de 11º ano irão compreender e expandir vocabulário relacionado com o tema, pesquisar e criar um produto inovador (utilizando os conhecimentos adquiridos, descrevendo-o, clarificando a sua utilização e o seu público-alvo, entre outras características), com recurso a ferramentas de IA ( na criação imagens ou vídeos sobre o produto inovador criado), sendo depois promovida a sua apresentação ao restante grupo-turma e selecionado o produto mais inovador. O objetivo principal é o de aprofundar as competências dos alunos no que respeita a elaboração de redigir “prompts” adequados e eficazes para assistentes conversacionais e na incorporação da IA na criação de imagens ou vídeos para a apresentação do produto original criado, estimulando paralelamente a criatividade e o espírito crítico nos alunos.
Duração: 100 minutos
Recursos Necessários: Acesso à Internet, material de escrita.
Atividades:
1. Introdução (5 minutos)
-Apresentação do tema;
– Clarificação/ aprofundamento do vocabulário relacionado com o tema “advertising” (já referido em anos anteriores), bem como de conhecimentos sobre o tema (como a noção de slogan, de campanha publicitária, entre outros).
2- Motivação para a atividade (10 minutos)
– Diálogo com os alunos e estimulação da sua participação oral individual sobre o anúncio/produto/ campanha publicitária atual de que mais gostam da atualidade e justificação dessa escolha.
3-Explicação da Atividade (15 minutos)
– Clarificação dos objetivos e conteúdo da atividade pretendida;
-Explicação das ferramentas de IA a utilizar e clarificação de dúvidas sobre o seu funcionamento (com uma breve exploração feita pelo professor e partilhada com a turma);
– Divisão da turma em grupos de trabalho;
-Estabelecimento de regras do trabalho e respetivos elementos de avaliação do mesmo.
4- Trabalho em grupo (40 minutos)
– “Brainstorming” sobre o produto original a criar e pesquisa sobre o mesmo (será solicitada criação desse produto com recurso a ferramentas como o Gemini ou ChatGPT, sendo que o professor deverá monitorar a redação de “prompts” adequados);
– Construção de imagens com IA, através da utilização de ferramentas de IA (como o Copilot, o Ideogram, o LimeWire);
– Construção (opcional) de um vídeo ou de uma canção para acompanhar a visualização do produto criado, com recurso a ferramentas de Ia (como a ferramenta Suno).
5. Apresentação do produto/ anúncio publicitário (20 minutos)
– Compartilhamento dos produtos, com ilustração/apresentação ao restante grupo-turma dos anúncios criados;
– Registo das principais características de cada produto original apresentado e do respetivo anúncio apresentado.
6. Discussão em grupo ( 5 minutos)
-Discussão em grupo acerca do melhor produto/anúncio publicitário, seguindo os critérios apresentados (originalidade, utilidade e eficácia);
7. Seleção e apresentação do melhor produto/ anúncio publicitário (5 minutos)
– Após a avaliação de cada grupo, apresentação do melhor produto/anúncio da turma.
8. Avaliação
– Observação direta da participação e empenho dos alunos durante a pesquisa e a criação de imagens / canções / vídeos;
– Avaliação da qualidade e da clareza das instruções ou “prompts” redigidos pelos alunos e da utilização da IA para criar pesquisar informação, criar imagens motivadoras e expressivas, bem como criar um anúncio publicitário interessante, original e eficaz.
– Avaliação do cumprimento das regras de trabalho de grupo;
– Avaliação da qualidade da apresentação oral do anúncio publicitário criado (linguagem, vocabulário e fluência discursiva dos diferentes elementos do grupo).
Observações:
– Certificar-se que os recursos necessários se encontram operacionais (nomeadamente o recurso à internet);
– Estimular a criatividade e o interesse dos alunos na utilização de ferramentas de IA (na criação ido produto e do anúncio publicitário), reconhecendo que que esta pode enriquecer o processo educativo e as aprendizagens;
– Adaptar as estratégias apresentadas neste cenário de aprendizagem às necessidades dos alunos, ao seu conhecimento sobre o tema e ao seu grau de conhecimento tecnológico e digital.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Línguas estrangeiras


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender um discurso fluido e seguir linhas de argumentação dentro das áreas temáticas apresentadas
> Interagir com eficácia, participando em discussões, defendendo pontos de vista
> Exprimir-se de forma clara sobre as áreas temáticas apresentadas
> Planificar e elaborar uma atividade de escrita de acordo com o tipo e função do texto e o seu destinatário, dentro das áreas temáticas apresentadas

Atividades a desenvolver

〉Criação100 MINUTOS
Criação de um anúncio publicitário

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Apresentar o tema da aula – “Advertising”;

Elicitar conhecimentos prévios sobre o tema e vocabulário específico;

Explicar aos alunos a atividade (trabalho de grupo para criação de anúncio publicitário para um produto original criado;

Explicar as funcionalidade das ferramentas de IA a utilizar;

Clarificar o objetivo da atividade, o produto final pretendido e a forma de apresentação do mesmo;

Estabelecer regras e expectativas para a atividade;

Informar os alunos  modalidade e formas de avaliação.


Ferramentas e recursos:

Computador e projetor para o professor

Computador ou tablet individual para os alunos

Caderno diário e material de escrita

Acesso à internet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Num primeiro momento será uma atividade expositiva, em sala de aula, na qual o professor interage com os alunos em grande grupo  (nos momentos de introdução e motivação para a estratégia e na apresentação/ exploração  das ferramentas de IA a utilizar, com recurso ao seu computador).

Num segundo momento os alunos irão trabalhar em grupos de 3 ou 4 alunos, utilizando o seu 1 computador por grupo ou tablets individuais

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)