Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 100 minutos

>

Explorando a Termodinâmica com Chat GPT: Análise Crítica e Resolução de Problemas

Ensino Secundário

Isabel Fernandes / 09-06-2024


Descrição / Síntese:

Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos do 10º ano uma oportunidade de explorar conceitos de termodinâmica, especificamente relacionados ao aquecimento e fusão de substâncias, utilizando o ChatGPT ou outra LLMs como ferramenta de aprendizagem. Os alunos formularão perguntas sobre o tema e receberão respostas do ChatGPT, que depois serão analisadas criticamente em grupo. Além disso, os alunos resolverão problemas práticos envolvendo o aquecimento, a fusão e a vaporização de substâncias, aplicando os conceitos aprendidos.
Este cenário foi concebido com a ajuda no Chat GPT.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Física


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Aplicar, na resolução de problemas de balanços energéticos, os conceitos de capacidade térmica mássica e de variação de entalpia mássica de transição de fase, descrevendo argumentos e raciocínios, explicando as soluções encontradas.
> Explicar fenómenos do dia a dia utilizando balanços

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação100 MINUTOS
Explorando a Termodinâmica com Chat GPT: Análise Crítica e Resolução de Problemas

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A atividade comporta as seguintes etapas:

Etapa 1 – Revisitação de Conceitos e breve introdução às potencialidades do Chat GPT:

  • O professor revisita conceitos de termodinâmica relacionados com aquecimento, mudanças de estado, entalpia de fusão e de vaporização .
  • Os alunos serão informados sobre o uso do ChatGPT como uma ferramenta de aprendizagem e como podem formular perguntas relevantes sobre o tema. O professor apresentará um ou dois exemplos de solicitaçaõ de questões.

Etapa 2 – Formulação de Perguntas ao ChatGPT:

  • Os alunos serão divididos em grupos pequenos e receberão a tarefa de formular perguntas ao ChatGPT sobre termodinâmica, focando especificamente em questões de aquecimento, fusão e vaporização de substâncias.
  • As perguntas podem incluir questões conceituais, problemas do dia-a-dia, questões de cálculo, escolha múltipla e solicitações de explicação de fenómenos específicos.

Etapa 3 – Análise Crítica das Respostas:

  • Após receberem as respostas do ChatGPT, os alunos analisarão criticamente as informações fornecidas.
  • Eles discutirão em grupo a validade das respostas, identificando possíveis erros, lacunas ou ambiguidades e justificando suas análises com base em conceitos científicos.

Etapa 4 – Discussão e Apresentação dos Resultados:

  • Cada grupo apresentará suas perguntas formuladas ao ChatGPT, as respostas recebidas e a análise crítica realizada.
  • Os alunos compartilharão também as soluções dos problemas de termodinâmica, explicando seus raciocínios e demonstrando o uso dos conceitos aprendidos.

Etapa 5 – Reflexão e Autoavaliação:

  • No final da atividade, os alunos serão incentivados a refletir sobre o processo de aprendizagem, destacando o que aprenderam, quais foram os desafios encontrados e como a atividade contribuiu para o seu entendimento dos conceitos de termodinâmica.
  • Eles serão convidados a fazer uma autoavaliação de seu desempenho na atividade, identificando pontos fortes e áreas para melhoria

Este cenário foi concebido com a ajuda no Chat GPT


Ferramentas e recursos:

Chat GPT ou outra ferramenta de LLMs

Computadores, internet

Sala de aula normal

Avaliação da atividade por rubricas (ver ficheiros anexos)

Ficha de autoavaliação


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho em grupo, a sala deve ser disposta de modo a favorecer o trabalho de grupo – organizar a sala em forma de “ilhas”