>
Ensino Secundário
Isabel Fernandes / 09-06-2024
Descrição / Síntese:
Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos do 10º ano uma oportunidade de explorar conceitos de termodinâmica, especificamente relacionados ao aquecimento e fusão de substâncias, utilizando o ChatGPT ou outra LLMs como ferramenta de aprendizagem. Os alunos formularão perguntas sobre o tema e receberão respostas do ChatGPT, que depois serão analisadas criticamente em grupo. Além disso, os alunos resolverão problemas práticos envolvendo o aquecimento, a fusão e a vaporização de substâncias, aplicando os conceitos aprendidos.
Este cenário foi concebido com a ajuda no Chat GPT.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Física
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
A atividade comporta as seguintes etapas:
Etapa 1 – Revisitação de Conceitos e breve introdução às potencialidades do Chat GPT:
- O professor revisita conceitos de termodinâmica relacionados com aquecimento, mudanças de estado, entalpia de fusão e de vaporização .
- Os alunos serão informados sobre o uso do ChatGPT como uma ferramenta de aprendizagem e como podem formular perguntas relevantes sobre o tema. O professor apresentará um ou dois exemplos de solicitaçaõ de questões.
Etapa 2 – Formulação de Perguntas ao ChatGPT:
- Os alunos serão divididos em grupos pequenos e receberão a tarefa de formular perguntas ao ChatGPT sobre termodinâmica, focando especificamente em questões de aquecimento, fusão e vaporização de substâncias.
- As perguntas podem incluir questões conceituais, problemas do dia-a-dia, questões de cálculo, escolha múltipla e solicitações de explicação de fenómenos específicos.
Etapa 3 – Análise Crítica das Respostas:
- Após receberem as respostas do ChatGPT, os alunos analisarão criticamente as informações fornecidas.
- Eles discutirão em grupo a validade das respostas, identificando possíveis erros, lacunas ou ambiguidades e justificando suas análises com base em conceitos científicos.
Etapa 4 – Discussão e Apresentação dos Resultados:
- Cada grupo apresentará suas perguntas formuladas ao ChatGPT, as respostas recebidas e a análise crítica realizada.
- Os alunos compartilharão também as soluções dos problemas de termodinâmica, explicando seus raciocínios e demonstrando o uso dos conceitos aprendidos.
Etapa 5 – Reflexão e Autoavaliação:
- No final da atividade, os alunos serão incentivados a refletir sobre o processo de aprendizagem, destacando o que aprenderam, quais foram os desafios encontrados e como a atividade contribuiu para o seu entendimento dos conceitos de termodinâmica.
- Eles serão convidados a fazer uma autoavaliação de seu desempenho na atividade, identificando pontos fortes e áreas para melhoria
Este cenário foi concebido com a ajuda no Chat GPT
Ferramentas e recursos:
Chat GPT ou outra ferramenta de LLMs
Computadores, internet
Sala de aula normal
Avaliação da atividade por rubricas (ver ficheiros anexos)
Ficha de autoavaliação
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Trabalho em grupo, a sala deve ser disposta de modo a favorecer o trabalho de grupo – organizar a sala em forma de “ilhas”
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)