Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 480 minutos

>

Livros digitais

1º Ciclo

Marlene Vieira / 07-06-2023


Descrição / Síntese:

Com o objetivo de incutir o gosto pela leitura e criação de livros, este cenário de Aprendizagem irá explorar a ferramenta Book Creator, articulando as TIC, com o Português, o Estudo do Meio e as Artes Visuais.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio ; Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Usar a palavra com propriedade para expor conhecimentos e apresentar narrações.
> Recriar pequenos textos em diferentes formas de expressão (verbal, gestual, corporal, musical, plástica).
> Mobilizar a linguagem elementar das artes visuais (cor, forma, linha, textura, padrão, proporção e desproporção, plano, luz, espaço, volume, movimento, ritmo, matéria, entre outros), integrada em diferentes contextos culturais (movimentos artísticos, épocas e geografias).
> Identificar as potencialidades e principais funcionalidades de ferramentas para apoiar o processo de investigação e pesquisa online
> Comunicar (por texto, áudio, vídeo, etc.), utilizando ferramentas digitais, para expressar uma ideia ou opinião, explicar ou argumentar, no contexto das atividades de aprendizagem de diferentes áreas do currículo

Atividades a desenvolver

〉Criação180 MINUTOS
Livro sobre a Poluição

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Os alunos através de uma possibilidade de concretização do Book Creator elaboram um livro descritivo sobre o tema: Poluição.


Ferramentas e recursos:

Computador, Auscultadores (phones), quadro interativo, ferramenta bookcreator.com


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)

Duração: 180 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula com alunos direcionados para o quadro para acompanharem os diversos tutoriais.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação120 MINUTOS
Livro de Banda Desenhada

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Os alunos criam uma banda desenhada no book creator.


Ferramentas e recursos:

Computador, Auscultadores (phones), quadro interativo, ferramenta bookcreator.com


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)

Duração: 120 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula com alunos direcionados para o quadro para acompanharem os diversos tutoriais.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação180 MINUTOS
Livro livre com recurso a Template

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

Os alunos em trabalho colaborativo criam um livro a partir de um template.


Ferramentas e recursos:

Computador, Auscultadores (phones), quadro interativo, ferramenta bookcreator.com


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)

Duração: 180 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula com alunos dispostos em grupos facilitar a colaboração online.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top