>
1º Ciclo
Marlene Vieira / 07-06-2023
Descrição / Síntese:
Com o objetivo de incutir o gosto pela leitura e criação de livros, este cenário de Aprendizagem irá explorar a ferramenta Book Creator, articulando as TIC, com o Português, o Estudo do Meio e as Artes Visuais.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Estudo do Meio ; Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Os alunos através de uma possibilidade de concretização do Book Creator elaboram um livro descritivo sobre o tema: Poluição.
Ferramentas e recursos:
Computador, Auscultadores (phones), quadro interativo, ferramenta bookcreator.com
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 180 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com alunos direcionados para o quadro para acompanharem os diversos tutoriais.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Os alunos criam uma banda desenhada no book creator.
Ferramentas e recursos:
Computador, Auscultadores (phones), quadro interativo, ferramenta bookcreator.com
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 120 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com alunos direcionados para o quadro para acompanharem os diversos tutoriais.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
Os alunos em trabalho colaborativo criam um livro a partir de um template.
Ferramentas e recursos:
Computador, Auscultadores (phones), quadro interativo, ferramenta bookcreator.com
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Público (todos os alunos se vêem)
Duração: 180 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com alunos dispostos em grupos facilitar a colaboração online.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)