>
Ensino Secundário
Julieta Martins / 09-06-2024
Descrição / Síntese:
Cenário de aprendizagem pensado para uma turma de 28 alunos do 10.º ano e tem como objetivo introduzir os alunos no estudo da Filosofia como uma atividade reflexiva e crítica. Desenvolvido para ser implementado ao longo de três aulas (150 minutos no total), o plano inclui uma variedade de atividades que incentivam a investigação, o debate, a criação de conteúdos e a apresentação/partilha.
Os alunos serão envolvidos em discussões sobre a definição e a importância da filosofia, analisarão textos filosóficos fundamentais e utilizarão ferramentas de IA para pesquisa, debate, apresentação e partilha.
Este cenário foi construído com ajuda de LLMs [Copilot, Perplexity, Poe e ChatGPT]
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Filosofia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- O docente introduz e explica a tarefa.
- Os alunos, em grupos de 4 elementos, discutem/partilham as ideias que têm sobre o que é a Filosofia e as suas principais características [consultam o manual escolar – págs. 10 a 17]
Na Miro, Mural, Coggle, Mindmeister, Canva, outra ferramenta ou caderno diário, registam as principais ideias
- Com o recurso a uma ferramenta de IA generativa de texto investigam sobre o que é a Filosofia e as suas principais características.
- Cada grupo discute os resultados da pesquisa e compara com as anteriormente registadas e melhoram/completam esses registos.
Ferramentas e recursos:
Miro, Mural, Coggle, Mindmeister, Canva
ChatGPT, Copilot, Gemini, Perplexity ou outros
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 40 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala organizada em grupos [juntar mesas]
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia
Descrição da atividade:
- Os alunos, organizados em grupos_ os mesmos da atividade anterior (4 elementos) escolhem uma estratégia/ferramenta [Mapa conceptual; Podcast; Apresentação; Criação de uma canção; outra] e preparam uma apresentação apelativa, dos dados recolhidos na atividade anterior.
- Depois da tarefa estar concluída, colocam o seu trabalho num padlet da turma, criado para o efeito e disponível na disciplina no Moodle.
Ferramentas e recursos:
À escolha dos alunos:
- Mindomo, Mindmeister, Canva
- Audacity (editor de audio), Zencastr
- Google slides, Prezi, PowerPoint
- Suno
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala UAARE / Multimédia com possibilidade de organização de espaços diferentes para os diversos grupos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
- Os grupos apresentam os seus trabalhos à turma
Ferramentas e recursos:
Ecrã interativo, outros
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 40 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala UAARE [A sala está organizada em mini auditório]
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
Autoavaliação
Os alunos preenchem um formulário de autoavaliação e avaliam-se de acordo com os critérios de uma tabela fornecida.
Ferramentas e recursos:
Google forms
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala UAARE
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)