Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 150 minutos

>

Desvendar os Mistérios da Filosof*IA: Um Desafio colaborativo

Ensino Secundário

Julieta Martins / 09-06-2024


Descrição / Síntese:

Cenário de aprendizagem pensado para uma turma de 28 alunos do 10.º ano e tem como objetivo introduzir os alunos no estudo da Filosofia como uma atividade reflexiva e crítica. Desenvolvido para ser implementado ao longo de três aulas (150 minutos no total), o plano inclui uma variedade de atividades que incentivam a investigação, o debate, a criação de conteúdos e a apresentação/partilha.
Os alunos serão envolvidos em discussões sobre a definição e a importância da filosofia, analisarão textos filosóficos fundamentais e utilizarão ferramentas de IA para pesquisa, debate, apresentação e partilha.
Este cenário foi construído com ajuda de LLMs [Copilot, Perplexity, Poe e ChatGPT]


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Filosofia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender a filosofia como uma atividade conceptual crítica.
> Identificar os principais conceitos e características da filosofia.
> Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de problematização.
> Analisar e interpretar textos filosóficos de forma crítica.
> Argumentar de forma clara, concisa e fundamentada.
> Comunicar ideias filosóficas de forma eficaz e acessível.
> Desenvolver a autonomia e responsabilidade no processo de aprendizagem.
> Desenvolver a autonomia e responsabilidade no processo de aprendizagem.

Atividades a desenvolver

〉Intercâmbio e Discussão40 MINUTOS
À descoberta da Filosofia [Brainstorming filosófico com IA]

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • O docente introduz e explica a tarefa.
  • Os alunos, em grupos de 4 elementos, discutem/partilham as ideias que têm sobre o que é a Filosofia e as suas principais características [consultam o manual escolar – págs. 10 a 17]

                      Na Miro, Mural, Coggle, Mindmeister, Canva, outra ferramenta ou caderno diário, registam as principais ideias

  • Com o recurso a uma ferramenta de IA generativa de texto investigam sobre o que é a Filosofia e as suas principais características.
  • Cada grupo discute os resultados da pesquisa e compara com as anteriormente registadas e melhoram/completam esses registos.


Ferramentas e recursos:

Miro, Mural, Coggle, Mindmeister, Canva

ChatGPT, Copilot, Gemini, Perplexity ou outros


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 40 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala organizada em grupos [juntar mesas]

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação50 MINUTOS
Mapear Filosof*IA

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

  • Os alunos, organizados em grupos_ os mesmos da atividade anterior (4 elementos) escolhem uma estratégia/ferramenta [Mapa conceptual; Podcast; Apresentação; Criação de uma canção; outra] e preparam uma apresentação apelativa, dos dados recolhidos na atividade anterior. 
  • Depois da tarefa estar concluída, colocam o seu trabalho num padlet da turma, criado para o efeito e disponível na disciplina no Moodle.


Ferramentas e recursos:

À escolha dos alunos:

  • Mindomo, Mindmeister, Canva
  • Audacity (editor de audio), Zencastr 
  • Google slides, Prezi, PowerPoint
  • Suno

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala UAARE / Multimédia com possibilidade de organização de espaços diferentes para os diversos grupos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha40 MINUTOS
Viagem (em grupo) pela/com Filosof*IA

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

  • Os grupos apresentam os seus trabalhos à turma


Ferramentas e recursos:

Ecrã interativo, outros


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 40 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala UAARE [A sala está organizada em mini auditório] 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno20 MINUTOS
Refletir e autoavaliar

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Autoavaliação
Os alunos preenchem um formulário de autoavaliação e avaliam-se de acordo com os critérios de uma tabela fornecida.


Ferramentas e recursos:

Google forms

 

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala UAARE

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)