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3º Ciclo
Joana Afonso / 08-06-2024
Descrição / Síntese:
Neste cenário de aprendizagem de Físico-Química para o 9.º ano, os alunos utilizam um modelo de linguagem (LLM) para rever conteúdos como a constituição dos átomos, isótopos, massa atómica relativa, tabela periódica, reações de metais e não metais, ligações químicas e hidrocarbonetos.
Divididos em grupos, os alunos fazem perguntas ao LLM, discutem as respostas, preparam apresentações e refletem sobre a experiência.
O professor atua como facilitador, orientador e avaliador, promovendo a colaboração, o pensamento crítico e a comunicação eficaz.
A avaliação baseia-se na participação, compreensão dos conteúdos e qualidade das apresentações.
Este cenário de aprendizagem foi criado usando um LLM, no âmbito da formação “A incorporação da Inteligência Artificial nas metodologias de aprendizagem ativa”
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Química
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- O professor dá uma breve explicação sobre o uso do modelo de linguagem (LLM) para revisão
- Dá exemplos de 2 ou 3 LLM com os quais se encontra mais familiarizado (Chat GPT, Gemini 1.5; Poe…)
- Explica a importância de dar uma instrução pertinente, explicando o que é um prompt e a informação que deverá ter (persona, objetivo, contexto e formato)
- Formação de grupos de 3 a 4 alunos.
- o professor pode optar por juntar os alunos pela afinidade entre eles ou usar uma ferramenta de atribuição de grupos aleatórios.
Ferramentas e recursos:
Acesso a computadores/tablets com ligação à internet
Conta numa plataforma que permita o uso de um LLM
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos exploram alguns prompts individualmente antes de serem divididos em grupos de trabalho.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
- É atribuído um tema a consolidar a cada um de 4 grupos na turma.
- Cada grupo recebe um roteiro com perguntas e tarefas relacionadas com os conteúdos a serem consolidados/sistematizados pelo seu grupo.
- Os grupos utilizam o LLM para obter respostas, explicações e resolver dúvidas.
Ferramentas e recursos:
Acesso a computadores/tablets com ligação à internet
Conta numa plataforma que permita o uso de um LLM
Roteiro de aprendizagem da atividade
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 35 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos de cada grupo distribuem-se em torno de uma mesa e exploram um LLM, para o tema que lhes foi atribuído.
Exemplo de um roteiro possível de exploração.
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
- Discussão no grupo sobre as respostas e as explicações obtidas, analisando a informação e verificando sua compreensão.
- Organização das ideias para a criação da apresentação sobre os principais pontos revistos e novas informações descobertas.
- Formulação de perguntas a fazer aos colegas.
- O grupo de alunos prepara uma apresentação que depois mostrarão aos colegas, para demonstrar as suas descobertas.
Ferramentas e recursos:
– Acesso a computadores/tablets com conexão à internet
– Conta em uma plataforma que permita o uso de um LLM
– Google slides; PPT; Classpoint; mentimeter…
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 35 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- Os aluno trabalham em grupo na preparação da apresentação.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Os alunos apresentam o resultado do seu trabalho aos colegas (cerca de 5 minuto por grupo)
Ferramentas e recursos:
– Acesso a computadores/tablets/ telemóveis com conexão à internet
– Projetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 25 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- Os alunos que apresentam o trabalho colocam-se na frente da sala para apresentar
- Os restantes alunos voltam ao seu lugar habitual.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Reflexão conjunta sobre a experiência de usar o LLM, discutindo vantagens, desvantagens e impacto na compreensão dos conteúdos
Ferramentas e recursos:
Software que permita criar word clouds como Classpoint ou Mentimeter
Projetor
Telemóveis
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 5 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- Discussão em grande grupo
- Os alunos interagem a partir do seu lugar, contribuindo para a word cloud
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Lista 3-2-1
Descrição da atividade:
Lista 3-2-1
Os alunos criam um documento com 3 colunas:
Coluna A – 3 ideias ou conceitos que aprenderam;
Coluna B – 2 ideias ou conceitos que os surpreenderam;
Coluna C – 1 coisa que eles querem fazer com base no que aprenderam ou na dúvida que têm sobre o conteúdo.
Ferramentas e recursos:
- Acesso a computadores/tablets com conexão à internet
- Projeto
- Software Padlet / Wakelet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 5 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Individualmente, no seu lugar, os alunos refletem sobre o que aprenderam, o que os surpreendeu e o que querem fazer com o que aprenderam.
Publicam o resultado no Padlet / Wakelet
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- O professor avalia os trabalhos realizados pelos alunos (apresentação (escrita e oral) e autoavaliação submetida no padlet) usando rubricas de aprendizagem
Ferramentas e recursos:
Computador com ligação à internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O professor avalia o desempenho dos alunos em casa, depois da atividade realizada e entregue.
Exemplo de rubricas de aprendizagem
Ficheiros de Apoio (anexos):
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(campo opcional – poderá estar vazio)