Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 145 minutos

>

Revisão interativa de química com utilização da IA

3º Ciclo

Joana Afonso / 08-06-2024


Descrição / Síntese:

Neste cenário de aprendizagem de Físico-Química para o 9.º ano, os alunos utilizam um modelo de linguagem (LLM) para rever conteúdos como a constituição dos átomos, isótopos, massa atómica relativa, tabela periódica, reações de metais e não metais, ligações químicas e hidrocarbonetos.
Divididos em grupos, os alunos fazem perguntas ao LLM, discutem as respostas, preparam apresentações e refletem sobre a experiência.
O professor atua como facilitador, orientador e avaliador, promovendo a colaboração, o pensamento crítico e a comunicação eficaz.
A avaliação baseia-se na participação, compreensão dos conteúdos e qualidade das apresentações.
Este cenário de aprendizagem foi criado usando um LLM, no âmbito da formação “A incorporação da Inteligência Artificial nas metodologias de aprendizagem ativa”


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Química


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Relacionar a constituição de átomos e seus isótopos e de iões monoatómicos com simbologia própria e interpretar a carga dos iões.
> Prever a distribuição eletrónica de átomos e iões monoatómicos de elementos (Z ≤ 20), identificando os eletrões de valência.
> Relacionar a distribuição eletrónica dos átomos dos elementos com a sua posição na TP.
> Localizar na TP os elementos dos grupos 1, 2, 17 e 18 e explicar a semelhança das propriedades químicas das substâncias elementares do mesmo grupo.
> Distinguir metais de não metais com base na análise, realizada em atividade laboratorial, de algumas propriedades físicas e químicas de diferentes substâncias elementares.
> Identificar os vários tipos de ligação química e relacioná-los com certas classes de materiais: substâncias moleculares e covalentes (diamante, grafite e grafeno), compostos iónicos e metais.
> Identificar hidrocarbonetos saturados e insaturados simples, atendendo ao número de átomos e ligações envolvidas.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação10 MINUTOS
Introdução ao LLM e Formação dos Grupos

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  1. O professor dá uma breve explicação sobre o uso do modelo de linguagem (LLM) para revisão
    • Dá exemplos de 2 ou 3 LLM com os quais se encontra mais familiarizado (Chat GPT, Gemini 1.5; Poe…)
    • Explica a importância de dar uma instrução pertinente, explicando o que é um prompt e a informação que deverá ter (persona, objetivo, contexto e formato)
  2. Formação de grupos de 3 a 4 alunos.
    • o professor  pode optar por juntar os alunos pela afinidade entre eles ou usar uma ferramenta de atribuição de grupos aleatórios.


Ferramentas e recursos:

Acesso a computadores/tablets com ligação à internet

Conta numa plataforma que permita o uso de um LLM


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos exploram alguns prompts individualmente antes de serem divididos em grupos de trabalho.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa35 MINUTOS
Exploração Guiada com o LLM

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

  • É atribuído um tema a consolidar a cada um de 4 grupos na turma.
  • Cada grupo recebe um roteiro com perguntas e tarefas relacionadas com os conteúdos a serem consolidados/sistematizados pelo seu grupo.
  • Os grupos utilizam o LLM para obter respostas, explicações e resolver dúvidas.


Ferramentas e recursos:

Acesso a computadores/tablets com ligação à internet

Conta numa plataforma que permita o uso de um LLM

Roteiro de aprendizagem da atividade


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 35 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos de cada grupo distribuem-se em torno de uma mesa e exploram um LLM, para o tema que lhes foi atribuído.

Exemplo de um roteiro possível de exploração.

Ficheiros de Apoio (anexos):

roteiro-de-aprendizagem.png

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação35 MINUTOS
Preparação de Apresentações

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

  • Discussão no grupo sobre as respostas e as explicações obtidas, analisando a informação e verificando sua compreensão.
  • Organização das ideias para a criação da apresentação sobre os principais pontos revistos e novas informações descobertas.
  • Formulação de perguntas a fazer aos colegas.
  • O grupo de alunos prepara uma apresentação que depois mostrarão aos colegas, para demonstrar as suas descobertas.


Ferramentas e recursos:

– Acesso a computadores/tablets com conexão à internet

– Conta em uma plataforma que permita o uso de um LLM

– Google slides; PPT; Classpoint; mentimeter…


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 35 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  • Os aluno trabalham em grupo na preparação da apresentação.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha25 MINUTOS
Apresentação e Reflexão

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Os alunos apresentam o resultado do seu trabalho aos colegas (cerca de 5 minuto por grupo)


Ferramentas e recursos:

– Acesso a computadores/tablets/ telemóveis com conexão à internet

– Projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 25 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  • Os alunos que apresentam o trabalho colocam-se na frente da sala para apresentar
  • Os restantes alunos voltam ao seu lugar habitual. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão5 MINUTOS
Discussão e conclusão da atividade

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Reflexão conjunta sobre a experiência de usar o LLM, discutindo vantagens, desvantagens e impacto na compreensão dos conteúdos


Ferramentas e recursos:

Software que permita criar word clouds como Classpoint ou Mentimeter

Projetor

Telemóveis


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 5 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  • Discussão em grande grupo
  • Os alunos interagem a partir do seu lugar, contribuindo para a word cloud

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno5 MINUTOS
Avaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Lista 3-2-1


Descrição da atividade:

Lista 3-2-1
Os alunos criam um documento com 3 colunas:

Coluna A – 3 ideias ou conceitos que aprenderam;

Coluna B – 2 ideias ou conceitos que os surpreenderam;

Coluna C – 1 coisa que eles querem fazer com base no que aprenderam ou na dúvida que têm sobre o conteúdo.


Ferramentas e recursos:

  • Acesso a computadores/tablets com conexão à internet
  • Projeto
  • Software Padlet / Wakelet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 5 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Individualmente, no seu lugar, os alunos refletem sobre o que aprenderam, o que os surpreendeu e o que querem fazer com o que aprenderam.

Publicam o resultado no Padlet / Wakelet

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno30 MINUTOS
Avaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • O professor avalia os trabalhos realizados pelos alunos (apresentação (escrita e oral) e autoavaliação submetida no padlet) usando rubricas de aprendizagem


Ferramentas e recursos:

Computador com ligação à internet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

O professor avalia o desempenho dos alunos em casa, depois da atividade realizada e entregue.

Exemplo de rubricas de aprendizagem

Ficheiros de Apoio (anexos):

Captura-de-ecra-2024-06-08-223443.png

(campo opcional – poderá estar vazio)