Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 50 minutos

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Explorando a História da Terra com Inteligência Artificial

3º Ciclo

Andreia Santos / 08-06-2024


Descrição / Síntese:

Este cenário de aprendizagem, criado com auxílio de sistemas de conversação de Inteligência Artificial (AI), no âmbito de uma formação do CFAE de Matosinhos, intitulada “IA na educação: aproveitando oportunidades e enfrentando desafios”, envolve o uso de ferramentas de IA para explorar eventos históricos da Terra. Os alunos do 7º ano irão pesquisar um acontecimento da história da Terra, criar imagens representativas usando IA e discutir os resultados em grupo. O objetivo principal é desenvolver a competência na redação de instruções para assistentes conversacionais e na utilização de IA para criar imagens.
Duração: 50 minutos.
Recursos Necessários: Acesso à internet, papel e lápis para anotações.
Atividades:
1. Introdução (5 minutos):
– Apresentação do tema da aula.
– Explicação sobre a pesquisa de um acontecimento específico da história da Terra e a criação de uma imagem usando IA.
– Estabelecimento de regras e expectativas.
2. Pesquisa sobre o Acontecimento (15 minutos):
– Pesquisa individual pelos alunos sobre um acontecimento da história da Terra escolhido previamente.
– Anotação das principais informações encontradas.
3. Construção da Imagem com IA (15 minutos):
– Utilização de ferramentas online (DeepArt, Deep Dream Generator) para criar uma imagem representativa do acontecimento pesquisado.
– Seguir as instruções da ferramenta para criar a imagem desejada.
4. Apresentação das Imagens (5 minutos):
– Compartilhamento das imagens com a turma.
– Explicação breve sobre o acontecimento e a representação visual criada.
5. Discussão em Grupo (5 minutos):
– Discussão em grupo sobre os diferentes acontecimentos e as representações visuais.
6. Avaliação:
– Observação da participação dos alunos durante a pesquisa e a criação das imagens.
– Avaliação da clareza das instruções escritas e da utilização da IA para criar imagens representativas.
Observações:
– Certificar-se de que os alunos têm acesso à internet.
– Encorajar a criatividade e a originalidade na criação das imagens.
– Adaptar o plano de aula conforme as necessidades e recursos disponíveis.
– Este cenário de aprendizagem demonstra como a integração de ferramentas de IA pode enriquecer o processo educativo, desenvolvendo habilidades críticas e tecnológicas nos alunos.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Explicar o contributo do estudo dos fósseis e dos processos de fossilização para a reconstituição da história da vida na Terra.
> Distinguir tempo histórico de tempo geológico em documentos diversificados, valorizando saberes de outras disciplinas (ex.: História).
> Explicitar os princípios do raciocínio geológico e de datação relativa e reconhecer a sua importância para a caracterização das principais etapas da história da Terra (eras geológicas).

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação5 MINUTOS
Introdução

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Apresentar o tema da aula: “Acontecimentos da História da Terra”.

Explicar aos alunos o que irão pesquisar sobre um acontecimento específico da História da Terra e, em seguida, criar uma imagem utilizando Inteligência Artificial.

Estabelecer as regras e expectativas para a atividade.


Ferramentas e recursos:

Computador e projetor para o professor.

Caderno diário ou papel e caneta ou lápis para anotações.

Computador ou tablet individual.

Internet para acesso à plataforma de gestão de conteúdos em educação (Classroom, Teams, etc…) onde vai estar alocado o trabalho.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 5 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Atividade expositiva, em sala de aula, na qual o professor, em grande grupo, explica todo o trabalho de pesquisa e esclarece dúvidas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa10 MINUTOS
Pesquisa sobre o acontecimento da História da Terra escolhido

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Pedir aos alunos que, individualmente, pesquisem sobre um acontecimento da História da Terra que tenham escolhido previamente, usando LLM (Poe, Copilot, ChatGPT, Gemini, Groq, etc…).

Alertar os alunos que devem pesquisar informações relevantes e confiáveis sobre o acontecimento escolhido.

Incentivá-los a registar as principais informações encontradas durante a pesquisa, num documento partilhado com o professor (Ex. Google Docs).


Ferramentas e recursos:

Computador ou tablet individual.

Internet para acesso ao sistemas de conversação de inteligência artificial (LLM).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em sala de aula, cada aluno, com o seu computador/ tablet, usa os sistemas de conversação de inteligência artificial para pesquisar informações sobre o acontecimento escolhido e pede ajuda ao LLM para criar um texto resumo com um máximo de 350 carateres (incluindo espaços).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação15 MINUTOS
Construção da imagem com IA

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Explicar aos alunos como se utilizam as ferramenta de criação de imagens com Inteligência Artificial para representar visualmente o acontecimento pesquisado.

Sugerir o uso de ferramentas online, como o Adobe Firefly, Copilot, LimeWire, Eggnog, Ideogram, Lexica, Nightcafé,  que permitem transformar imagens com base em estilos artísticos ou padrões específicos.

Alertar os alunos para seguirem as instruções da ferramenta escolhida para criar a imagem desejada.


Ferramentas e recursos:

Computador ou tablet individual.

Internet para acesso ao sistemas de conversação de inteligência artificial (LLM).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em sala de aula, cada aluno, com o seu computador/ tablet, usa os sistemas de conversação de inteligência artificial para criar uma imagem sobre o acontecimento pesquisado.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha5 MINUTOS
Apresentação das imagens

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Pedir aos alunos que compartilhem as suas imagens criadas com a turma, através de um Wakelet criado pelo professor previamente.

Cada aluno deve adicionar à imagem uma breve explicação do acontecimento da História da Terra escolhido.


Ferramentas e recursos:

Computador ou tablet individual.

Internet para acesso ao Wakelet e aos sistemas de conversação de inteligência artificial (LLM).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 5 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em sala de aula, cada aluno, com o seu computador/ tablet, usa o Wakelet para partilhar com os colegas, a imagem e o texto resumo criados anteriormente com ajuda dos LLM.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão10 MINUTOS
Discussão em grupo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Incentivar os alunos a fazerem perguntas e comentários sobre as imagens apresentadas.

Promover uma discussão em grupo sobre os diferentes acontecimentos da história da Terra e as representações visuais criadas pelos alunos.


Ferramentas e recursos:

Computador ou tablet individual.

Internet para acesso ao Wakelet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 10 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Na sala de aula, os alunos são divididos em grupo e discutem as imagens criadas pelos colegas e as descrições respetivas descrições.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno5 MINUTOS
Avaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Os alunos preenchem um questionário (Google Forms) de autoavaliação e avaliam-se de acordo com os critérios fornecidos.

O professor avalia o trabalho de cada aluno através de uma rubrica de avaliação, associada à plataforma de educação escolhida (Classroom, Teams, etc.).


Ferramentas e recursos:

Computador ou tablet individual.

Internet para acesso à plataforma de gestão de conteúdos educacionais (Classroom, Teams, etc.).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 5 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em sala de aula, os alunos autoavaliam-se através de um Google Forms partilhado na plataforma de educação (Classroom, Teams, etc.).

O/a professor/a avalia os alunos através de rubrica de avaliação partilhada na plataforma de educação (Classroom, Teams, etc.).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)