Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 100 minutos

>

Viagem Narrativa

3º Ciclo

Gabriela Gomes / 06-06-2024


Descrição / Síntese:

O ponto de partida deste cenário é “storytelling”. Recorrendo à plataforma Eggnog, cada aluno deve criar uma ou mais personagens (characters) e cenário(s) (setting) para, posteriormente, trabalharem colaborativamente na redação de um texto narrativo em grupos de três. Finalmente criam um podcast com as histórias lidas por cada grupo.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Línguas estrangeiras


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos:
> Promover estratégias que criem oportunidades para o aluno de colaborar com os seus pares.
> Promover estratégias de aquisição de conhecimento, informação e outros saberes.
> Utilizar ferramentas digitais diversas de uma forma responsável.

Atividades a desenvolver

〉Criação100 MINUTOS
Student-Created Chronicles

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Sendo o ponto de partida deste cenário “storytelling”, os alunos recorrem à plataforma Eggnog para  criar uma ou mais personagens (characters) e cenário(s) (setting). Posteriormente, trabalham colaborativamente na redação de um texto narrativo em grupos de três, 

Finalmente criam um podcast com as histórias lidas por cada grupo.


Ferramentas e recursos:

Eggnog 

Podcast

Google docs


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Grupos de 3 alunos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)