>
Ensino Secundário
Belmira Vinheiras / 20-06-2024
Descrição / Síntese:
A agricultura é uma atividade base da economia, mas os alunos têm tendência a desvalorizá-la e a não reconhecer a importância de quem trabalha neste setor.
Assim, pretende-se com este cenário de aprendizagem, que os alunos conheçam o Portugal rural com todas as suas limitações e potencialidades, adquirindo conhecimentos, mas também mobilizar aprendizagens anteriores, nomeadamente os recursos naturais do país.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Biologia ; Economia ; Geografia ; Geologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
Introdução: O professor recorda os novos desafios da PAC e a importância desta para a modernização da atividade agrícola e o desenvolvimento do espaço rural.
Organização: A turma é dividida em pequenos grupos e cada um vai explorar uma oportunidade/atividade de desenvolvimento no mundo rural, a partir de um guião-orientador fornecido pelo professor.
Conclusão: Cada grupo, apresenta uma área de potencialidade para desenvolver e dinamizar o espaço rural. Ainda devem acrescentar na apresentação final um exemplo de um caso real de sucesso. Os grupos devem preparar apresentações para partilhar com o resto da turma.
Ferramentas e recursos:
Guião-orientador (fornecido pelo professor)
Google Earth Web por parte dos alunos para localizar o caso real escolhido.
Apresentações multimédia (Power point, Prezi, Canva, Google Slides).
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Turma dividida em grupos de trabalho, com um computador.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)