Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 200 minutos

>

As oportunidades de desenvolvimento rural

Ensino Secundário

Belmira Vinheiras / 20-06-2024


Descrição / Síntese:

A agricultura é uma atividade base da economia, mas os alunos têm tendência a desvalorizá-la e a não reconhecer a importância de quem trabalha neste setor.
Assim, pretende-se com este cenário de aprendizagem, que os alunos conheçam o Portugal rural com todas as suas limitações e potencialidades, adquirindo conhecimentos, mas também mobilizar aprendizagens anteriores, nomeadamente os recursos naturais do país.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Biologia ; Economia ; Geografia ; Geologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Descrever a distribuição de diferentes variáveis que caracterizam as regiões agrárias, relacionando-as com fatores físicos humanos.
> Analisar os principais constrangimentos ao desenvolvimento da agricultura portuguesa.
> Equacionar oportunidades de desenvolvimento rural.
> Identificar casos de desenvolvimento em espaço rural

Atividades a desenvolver

〉Apresentação e Partilha200 MINUTOS
Espaço rural – futuro

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

Introdução: O professor recorda os novos desafios da PAC e a importância desta para a modernização da atividade agrícola e o desenvolvimento do espaço rural.

Organização: A turma é dividida em pequenos grupos e cada um vai explorar uma oportunidade/atividade de desenvolvimento no mundo rural, a partir de um guião-orientador fornecido pelo professor.

Conclusão: Cada grupo, apresenta uma área de potencialidade para desenvolver e dinamizar o espaço rural. Ainda devem acrescentar na apresentação final um exemplo de um caso real de sucesso. Os grupos devem preparar apresentações para partilhar com o resto da turma. 


Ferramentas e recursos:

Guião-orientador (fornecido pelo professor)

Google Earth Web por parte dos alunos para localizar o caso real escolhido.

Apresentações multimédia (Power point, Prezi, Canva, Google Slides).

 

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Turma dividida em grupos de trabalho, com um computador.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)