Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 120 minutos

>

My family and friends – Explorando laços e Conexões através da inteligência artificial

2º Ciclo

Paula Leão / 10-06-2024


Descrição / Síntese:

O cenário foi criado com a ajuda de IA.
Os alunos exploram o tema “My Family and Friends”. Usam vocabulário relacionado com a família e amigos, praticam o uso do verbo “to be”, os pronomes possessivos e desenvolvem a capacidade de comunicação através de apresentações e diálogos. A compreensão auditiva é reforçada com atividades de escuta e resposta, exercícios de preenchimento e atividades criativas abordadas com a ajuda da IA.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Línguas estrangeiras


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Desenvolvimento do vocabulário temático
> Uso correto de estruturas gramaticais
> Compreensão auditiva
> Capacidade de comunicação
> Interação e apresentação
> Explorar e aplicar ferramentas de IA

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação120 MINUTOS
Explorar uma ferramenta digital – My family and friends

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Este cenário foi criado com a ajuda de IA.

Visualização de vídeo sobre um tema com a integração de ferramenta em que os alunos podem interagir com o conteúdo apresentado. Da análise das respostas dos alunos o professor consegue apurar o conhecimento que têm sobre o tema. Ferramentas: YouTube / Mentimeter 

 O professor começa a aula com uma breve introdução ao tema “My family and friends”, com perguntas gerais para ativar o conhecimento prévio e anotando algumas das respostas no quadro para referência durante a atividade. Seguidamente, os alunos visualizam um vídeo sobre famílias e amigos durante o vídeo. Durante o vídeo o professor informa que  haverá perguntas interativas para responder usando o Mentimeter.

Os alunos são divididos em quatro grupos e cada grupo recebe um subtema relacionado com o tema principal. Utilizam ferramentas de inteligência artificial para pesquisar, discutir e preparar uma apresentação sobre o subtema atribuído.

Grupos e Tarefas: Grupo 1: “Family Members and Relationships”

  • Objetivo: Explorar e descrever diferentes membros da família e as relações entre eles.
  • Tarefa:
    • Pesquisa: Usar ferramentas de IA como ChatGPT para pesquisar vocabulário e frases relacionadas aos membros da família (e.g., mother, father, brother, sister, uncle, aunt, etc.).
    • Discussão: Discutir em grupo sobre as relações familiares, usando exemplos práticos.
    • Apresentação: Criar uma apresentação que descreva cada membro da família, suas relações e usar frases com o verbo “to be” (e.g., “My mother is a doctor. She is very kind.”).
    • Ferramentas: PowerPoint ou Google Slides para criar a apresentação visual.

Grupo 2: “Daily Activities with Family and Friends”

  • Objetivo: Descrever atividades diárias e hobbies que os alunos realizam com suas famílias e amigos.
  • Tarefa:
    • Pesquisa: Utilizar ferramentas de IA para encontrar vocabulário e expressões relacionadas a atividades diárias e hobbies.
    • Discussão: Discutir e compartilhar em grupo as atividades que realizam com suas famílias e amigos.
    • Apresentação: Criar uma apresentação com frases descrevendo essas atividades (e.g., “I play football with my friends on weekends. My family and I watch movies every Friday night.”).
    • Ferramentas: Canva ou Google Slides para criar a apresentação visual.

Grupo 3: “Special Family Traditions and Celebrations”

  • Objetivo: Explorar e descrever tradições e celebrações familiares.
  • Tarefa:
    • Pesquisa: Usar ferramentas de IA para pesquisar sobre tradições e celebrações comuns em diferentes famílias e culturas.
    • Discussão: Discutir em grupo as tradições e celebrações que cada um tem em suas famílias.
    • Apresentação: Criar uma apresentação que descreva várias tradições e celebrações familiares, utilizando frases com o verbo “to be” (e.g., “We celebrate Christmas with a big family dinner. It is our favorite tradition.”).
    • Ferramentas: PosterMyWall ou Google Slides para criar a apresentação visual.

Grupo 4: “Describing Friends and Their Personalities”

  • Objetivo: Descrever os amigos e as características de suas personalidades.
  • Tarefa:
    • Pesquisa: Usar ferramentas de IA para encontrar vocabulário e expressões relacionadas à descrição de pessoas e personalidades.
    • Discussão: Discutir em grupo sobre as características dos amigos de cada um, compartilhando exemplos.
    • Apresentação: Criar uma apresentação descrevendo os amigos e suas personalidades (e.g., “My friend John is very funny. He is always making jokes.”).
    • Ferramentas: Prezi ou Google Slides para criar a apresentação visual.

Instruções Comuns para Todos os Grupos:

  1. Planeamento e Pesquisa (20 minutos): Cada grupo utiliza ferramentas de inteligência artificial para pesquisar sobre seu subtema. O professor estará disponível para orientar e ajudar.
  2. Discussão e Preparação (30 minutos): Os grupos discutem suas ideias e começam a preparar as suas apresentações.
  3. Criação das Apresentações (30 minutos): Utilizando as ferramentas escolhidas, os grupos criam as suas apresentações visuais, incorporando o vocabulário e as estruturas gramaticais aprendidas.
  4. Apresentação para a Turma (10 minutos por grupo): Cada grupo apresenta o seu trabalho à turma. Os alunos são incentivados a fazer perguntas e dar feedback.

Benefícios das Tarefas:

  • Colaboração: Os alunos trabalham juntos, desenvolvendo habilidades de cooperação.
  • Engajamento: O uso de tecnologia e IA torna a atividade mais dinâmica e interessante.
  • Aprendizagem Ativa: Os alunos aplicam o vocabulário e a gramática em contextos práticos.
  • Desenvolvimento de Habilidades: Prática de pesquisa, discussão, criação e apresentação.

Conclusão:

Cada grupo utiliza ferramentas de IA como ChatGPT, Google Bard ou ferramentas de tradução e gramática como Grammarly para pesquisar e preparar o seu trabalho. Os grupos discutem e elaboram as suas apresentações, incluindo exemplos práticos e frases utilizando o verbo “to be” e o vocabulário aprendido. O professor circula entre os grupos para orientar e auxiliar quando necessário. Esta divisão de grupos e tarefas oferece um cenário de aprendizagem estruturado e envolvente, permitindo que os alunos explorem o tema “Family and Friends” de maneira profunda e colaborativa, utilizando ferramentas modernas para enriquecer a sua experiência educativa.


Ferramentas e recursos:

. Computadores/Tablets/Smartphones/Projetor: Para acesso ao vídeo interativo e ferramentas de IA.

  • Acesso à Internet: Para assistir ao vídeo no YouTube e utilizar ferramentas de IA.
  • Vídeo selecionado no YouTube sobre “My family and friends” adequado para o nível dos alunos.
  • Mentimeter: Para perguntas interativas durante o vídeo.
  • Ferramentas de IA: ChatGPT, Google Bard, Grammarly, Canva, etc.
  • Materiais de Apresentação: Papel, marcadores, acesso a software de apresentação como PowerPoint ou Google Slides.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 120 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos de cada grupo distribuem-se em grupo em torno de uma mesa e exploram o tema com recurso a um LLM para o tema que lhes foi atribuído e fazem uma autoavaliação do seu trabalho. 

(Clicar para aceder às hiperligações)

Ficha de autoavaliação do trabalho de grupo

Rubrica de avaliação para trabalho de grupo

(Clicar aqui para aceder às hiperligações)

 file:///C:/Users/Acer/OneDrive/Documentos/Ano%20letivo%202023_24%20MATOSINHOS/CFAE%20Forma%C3%A7%C3%A3o%20IA%202024/PDF%20RRubrica%20de%20Avalia%C3%A7%C3%A3o%20para%20Trabalhos%20de%20Grupo%20Cen%C3%A1rio.pdf

file:///C:/Users/Acer/OneDrive/Documentos/Ano%20letivo%202023_24%20MATOSINHOS/CFAE%20Forma%C3%A7%C3%A3o%20IA%202024/PDF%20RRubrica%20de%20Avalia%C3%A7%C3%A3o%20para%20Trabalhos%20de%20Grupo%20Cen%C3%A1rio.pdf

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)