Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 300 minutos

>

Vestígios de Povos passados

2º Ciclo

Diogo Abreu / 05-06-2024


Descrição / Síntese:

Visita de Estudos ao Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia ; História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar vestígios de diferentes povos
> Reconhecer hábitos e tradições de povos antigos em diferentes regiões
> Trabalhar cooperativamente

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa300 MINUTOS
Visita de estudo ao Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos do 5.º ano  farão uma visita de estudo ao Núcleo Arqueológico da Rua dos correeiros. 

Ao chegar ao local os alunos serão recebidos por um guia que os acompanhará durante toda a visita. Durante a visita os alunos contactarão com vários vestígios, costumes e tradições de povos antigos. 

Irão, por exemplo, contactar com a área da cave e a sala de exposição, onde poderão observar Fragmentos de taças e utensílios, suportes de apoio de ânforas com marca do oleiro, esqueletos humanos, entre outros vestígios. Uma vez que não se pode tirar fotografias, cada aluno receberá uma revista com toda a informação que receberam oralmente. 

No final da visita será feito um jogo orientado pelo guia com os alunos, onde serão mostradas imagens e os alunos deverão identificar que vestígio é. 

No final os alunos regressam à escola. 

Nas aulas seguintes os alunos serão distribuídos em grupos e cada grupo receberá um guião de exploração diferente. Cada grupo deve resolver os desafios propostos pesquisando na revista que receberam. Uma vez terminada esta tarefa com a informação que preencheram no guião deverão preparar uma apresentação para os colegas. Assim que concluam cada grupo deverá apresentar aos colegas o seu trabalho.


Ferramentas e recursos:

Quite de visita de estudos (água e lanche)

Autocarro

Revista sobre as aprendizagens 

Guião de trabalho

Material de escrita 

computador e projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 300 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)