>
1º Ciclo
Marlene Vieira / 04-06-2024
Descrição / Síntese:
Depois de selecionar vários temas (alimentação, direitos humanos, …) criar imagens no ideogram.
Cenário elaborado com auxilio da IA.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia
Descrição da atividade:
Infográfico
Os alunos criam um poster ou um cartaz infográfico (digital) para apresentar o trabalho que desenvolveram e as conclusões a que chegaram. Ferramentas: Canva, Visme As imagens devem ser criadas no Ideogram.
Ferramentas e recursos:
Explorar o Canva em grupos, em simultâneo. Utilizar imagens do ideogram, adequando um prompt simples, exato e criativo.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Com mesas dispostas em grupos de quatro elementos, elaboram a tarefa discutindo os assuntos de forma presencial e colaborando de forma digital.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação
Descrição da atividade:
O professor solicita que elaborem uma apresentação com a divulgação da importância de respeitar os direitos humanos.
Utilizar o Canvam e o Ideogram para gerar imagens.
Ferramentas e recursos:
Criar uma apresentação com recurso ao ideogram na criação de imagens e no canva.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em grupos de quatro, elaborar um trabalho colaborativo digital e presencial em modo de troca de ideias.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
Autoavaliação
Os alunos preenchem uma folha de autoavaliação (rubrica) e avaliam-se de acordo com os critérios de uma tabela fornecida.
Ferramentas e recursos:
Computadores para receberem a rubrica nos seus emails e procederem à autoavaliação.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos dispostos em grupos autoavaliam-se podendo recorrer à ajuda dos colegas para interpretar a tabela proposta como autoavaliação.