Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 140 minutos

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Uma imagem vale mil palavras

1º Ciclo

Marlene Vieira / 04-06-2024


Descrição / Síntese:

Depois de selecionar vários temas (alimentação, direitos humanos, …) criar imagens no ideogram.
Cenário elaborado com auxilio da IA.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Ter consciência do impacto das TIC no seu dia a dia;
> Formular questões simples que permitam orientar a recolha de dados ou informações.

Atividades a desenvolver

〉Criação60 MINUTOS
Alimentação saudável

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

Infográfico
Os alunos criam um poster ou um cartaz infográfico (digital) para apresentar o trabalho que desenvolveram e as conclusões a que chegaram. Ferramentas: Canva, Visme As imagens devem ser criadas no Ideogram.


Ferramentas e recursos:

Explorar o Canva em grupos, em simultâneo. Utilizar imagens do ideogram, adequando um prompt simples, exato e criativo.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Com mesas dispostas em grupos de quatro elementos, elaboram a tarefa discutindo os assuntos de forma presencial e colaborando de forma digital.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação60 MINUTOS
Direitos Humanos

Estratégias de aprendizagem ativa: Apresentação


Descrição da atividade:

O professor solicita que elaborem uma apresentação com a divulgação da importância de respeitar os direitos humanos.

Utilizar o Canvam e o Ideogram para gerar imagens.


Ferramentas e recursos:

Criar uma apresentação com recurso ao ideogram na criação de imagens e no canva.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em grupos de quatro, elaborar um trabalho colaborativo digital e presencial em modo de troca de ideias.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno20 MINUTOS
Avaliar é refletir

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Autoavaliação
Os alunos preenchem uma folha de autoavaliação (rubrica) e avaliam-se de acordo com os critérios de uma tabela fornecida.


Ferramentas e recursos:

Computadores para receberem a rubrica nos seus emails e procederem à autoavaliação.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos dispostos em grupos autoavaliam-se podendo recorrer à ajuda dos colegas para interpretar a tabela proposta como autoavaliação.

Ficheiros de Apoio (anexos):

rubrica_marlene-vieira.jpg

(campo opcional – poderá estar vazio)